No momento, há muitas imagens e cobertura da mídia do projeto de porta-aviões da Royal Navy (RN) Marinha Real. A discussão se concentra principalmente no tamanho e design, na aeronave, no preço e na política de sua construção, mas muitas vezes falta uma explicação básica de sua função. Aqui, descrevemos o objetivo e o valor de um porta-aviões.
1. Proteção para forças tarefas navais
Os porta aviões tradicionalmente tem seu primeiro dever em fornecer cobertura aérea para grupos de tarefas navais. Sem superioridade aérea, os navios de guerra e mercantes são vulneráveis a ataques de aeronaves e mísseis. Por mais que sejam bons os sistemas de defesa aérea baseados nos navios, eles não substituem a cobertura de caças baseados em porta-aviões. A história mostra que as frotas navais não podem contar com a cobertura aérea de uma aeronave terrestre. Mesmo que a força aérea terrestre seja dedicada à tarefa, é extremamente difícil garantir o número certo de aeronaves no lugar certo para proteger a frota o tempo todo.
A RN está desprovida de sua própria cobertura de caça orgânico desde a aposentadoria do Sea Harrier em 2006 e até que essa capacidade seja restaurada, não pode ser arriscar contra inimigos com qualquer tipo de força aérea séria. O porta-aviões também pode operar helicópteros que, em coordenação com fragatas de apoio, pode fornecer proteção anti-submarina. Uma vez segura sob sua própria cobertura aérea integrada e pela anti-submarina, a força-tarefa naval pode realizar qualquer número de missões diferentes (algumas das quais estão incluídas abaixo).
2. Plataforma para lançar ataques contra alvos costeiros e interiores
O porta-aviões fornecerá um alcance global, um ‘big stick’, forte para apoiar os objetivos da política externa. Como mais da metade da população mundial vive a 200 quilômetros do mar e a maioria das maiores cidades do mundo fica na costa, as aeronaves dos porta-aviões têm uma grande capacidade de influenciar eventos. Os porta-aviões permitem que o Reino Unido lute contra seus inimigos à distância e podem fazer muito do que aeronaves de ataque terrestres fazem, mas com maior alcance e flexibilidade.
3. Ponto de lançamento para desembarques anfíbios por tropas
Os porta-aviões terão acomodação para 250 fuzileiros e poderão reunir muito mais tropas sob condições austeras por curtos períodos. Capaz de desembarcar tropas rapidamente com helicópteros embarcados, o porta-aviões pode servir como um alfinete como uma operação anfíbia. (Usando o porta-aviões HMS Queen Elizabeth (QEC) disponível, esse conceito é um pouco comprometedor e seria preferível que o RN tivesse um porta helicópteros dedicado).
4. Base aérea flexível, móvel e responsiva
A experiência desde 1945 sugere que a imprevisibilidade é a norma para os envolvimentos militares do Reino Unido. Quase todos os conflitos envolveram uma dimensão do poder aéreo naval. Capaz de percorrer mais de 500 milhas em um dia, um porta-aviões pode se reposicionar rapidamente em resposta a eventos e ameaças. Eles também podem rapidamente, enviar aeronaves em missões de ataque num dia e operando como um centro de ajuda humanitária no dia seguinte.
5. Base para a entrega de ajuda humanitária
Os porta-aviões são uma plataforma ideal para a rápida entrega de ajuda humanitária após desastres naturais. Como ‘socorristas’, os helicópteros podem transportar equipes de resgate, equipamentos, água potável e suprimentos médicos rapidamente e para locais inacessíveis. Os porta-aviões classe QEC sempre navegam com algumas aeronaves de socorro embarcadas, que podem ser carregadas rapidamente. Os próprios porta-aviões possuem instalações médicas a bordo substanciais e equipes de pessoal médico. Os porta-aviões também poderiam ser usadas para montar uma operação de evacuação para resgatar cidadãos britânicos em risco de conflitos ou desastres naturais.
6. Uma demonstração de vontade política sem recorrer à força
Porta-aviões foram e serão usados para influenciar eventos sem disparar um tiro. Um porta-aviões pode ficar em águas internacionais, talvez não muito longe da costa, mas capaz de exercer pressão específica e moldar eventos sem a escalada implícita na mobilização de soldados no solo ou invasões no espaço aéreo soberano.
7. Um carro-chefe para comando e controle
Os porta-aviões têm espaço generoso, instalações e capacidade de comunicação para operar como carro-chefe e um centro de comando e controle para operações navais e militares complexas por períodos prolongados.
8. Base para coleta e reconhecimento de informações
Os aviões e helicópteros de vigilância do porta-aviões fornecerão vigilância crítica em torno de um grupo de tarefas navais, fornecendo alerta e avaliação de ameaças. As aeronaves também poderiam manter uma vigilância constante nas áreas de interesse em terra. Uma aeronave não tripulada que voa a partir do porta-aviões, tem o potencial de pesquisar visualmente e por radar, centenas de quilômetros quadrados por dia.
9. Território soberano
Os porta-aviões evitam as restrições de negociações internacionais complexas e potencialmente demoradas, de acordos para basear aeronaves em solo estrangeiro. Operando em águas internacionais, eles também podem circunavegar a necessidade de solicitar permissão de sobrevoo de outros países. Os porta-aviões podem ser enviados rapidamente para as águas internacionais, como e quando o governo decidir, sem impedimentos pelos desejos das ‘nações anfitriãs’. O grupo tarefa do porta-aviões também é auto-sustentável, levando consigo seu próprio suporte logístico. Isso evita o grande esforço logístico necessário para mover o equipamento e o pessoal necessários para apoiar aeronaves terrestres.
10. Uma plataforma para o comércio e a diplomacia, um símbolo visível de prestígio
O HMS Queen Elizabeth já realizou importantes reuniões diplomáticas e comerciais durante sua visita a Nova York no ano passado. Espera-se ver os porta-aviões usados por ministros, funcionários do governo e líderes da indústria para sediar eventos para promover os interesses britânicos em todo o mundo. Aqueles que fazem campanha para uma nova Marinha para desempenhar tais funções podem fazer uma pausa para considerar que agora a RN tem dois grandes navios modernos e distintos, prontos para a tarefa. Poucas pessoas provavelmente recusarão um convite para uma recepção realizada nos arredores impressionantes de um porta-aviões da Marinha Real ancorado no porto.
Pode ser antiquado dizer isso com nossa mentalidade européia cada vez mais irreal de política externa apenas de poder brando, mas a propriedade de um porta-aviões dá a uma nação um símbolo de prestígio altamente visível e exige respeito. Embora alguns possam descartar coisas como “meninos grandes e seus brinquedos”, na verdade todos no Reino Unido se beneficiam, em certa medida, de viver em uma nação que ainda é uma potência global. Às vezes, pode ser por razões de interesse próprio – garantindo nossas rotas comerciais e acesso a recursos ou pode estar sendo uma força para o bem – mantendo a paz, defendendo o direito internacional ou protegendo aliados. As transportadoras são um ativo significativo que mantém você na ‘mesa principal’ com voz e influência nos eventos mundiais.
FONTE: Save the Royal Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Os porta-aviões também são um símbolo de evolução e doutrina militar ao substituíram os encouraçados como meios capitânias das Marinhas modernas. Isso mostra o quanto essa área é dinâmica.
Se o Reino Unido se viu na necessidade de operar dois porta-aviões então um país como o Brasil deveria operar no mínimo três considerando o tamanho de nossa costa, da Plataforma Continental, da Zona Econômica Exclusiva, a disponibilidade de ter pelo menos um navio em manutenção, a disponibilidade de ter um navio em visita ao exterior e a influência política do Brasil no Atlântico Sul.
PA para que serve e para quem serve
Muito interessante essa matéria.
Parabéns por trazerem matérias desse tipo na falta de outras como aquisição de novos equipamento (afinal não estamos adquirindo nada infelizmente) é muito melhor isso que encheção de linguiça com matérias sobre aviões comerciais e outras coisa que não tem nada a haver com o tema como alguns sites fazem por aí a fora.
Nada disso interessa ao Brasil, não temos possessões ultramarinhas, não temos interesse em projeção de poder, não temos necessidade de porta-aviões como plataforma para o comércio e a diplomacia e não queremos levar guerra para outros países. Em síntese, o Brasil é um porta-aviões natural, o que temos necessidade é proteger a nossa costa, pra isso não necessitamos de PA.
E quem te disse que porta-aviões foi feito para levar guerra? Se trata de uma base aérea móvel que possibilitam mais autonomia ás aeronaves além da costa. Por isso que a Força Aérea precisa de aviões como o Hércules e o KC390: manterem a operação das aeronaves. Mas os porta-aviões vão mais além de suprir com combustível, eles rearmam essas aeronaves e os dão abrigo (sem falar do que proporcionam aos pilotos).
Por causa do porte dos porta-aviões eles também podem projetar poder mas a função deles é portar aviões, portanto controlar o espaço aéreo com suas aeronaves: eles controlam área marítimas (oceânicas no caso do Brasil). Se o Brasil não tivesse interesse em projetar poder não possuiríamos porta-helicóptero e outras unidades navais dedicadas a essa função, nem Comandos Anfibios e afins (clanfs, piranhas etc) além de não ter como uma das funções do Poder Naval Brasileiro a tarefa de projeção de poder (antecedida por negação do uso do mar e controle de área marítima onde operam os porta-aviões).
Temos ilhas como territórios ultra marítimos e os porta-aviões são uma ferramentas de proteção não apenas da costa mas do leito oceânico (helicópteros) e do espaço aéreo. Você disse que precisamos defender a costa mas não disse com o quê apenas com o que não precisa. Isso me lembra um ambientalista que disse que o Brasil não precisa de submarino nuclear e sim de guarda costeira. Dizem do que não precisa e sugerem o que não é viável ou nem sugerem como é seu caso.
Enfim joão descordo respeitosamente de sua opinião, fique com DEUS!
Existe um ponto que você não mencionou e que é o ponto que interessa a MB que é o controle do espaço aéreo em torno de uma força-tarefa.
A colocação de aviões em bases terrestres, mesmo usando bases da FAB, não permitirá a presença de aviões em quantidade e no momento e lugar em que forem necessários, sem falar que só aviões grandes como o p-3 ou o mais moderno p-8 tem autonomia para chegar perto do limite de nossa ZEE.