Os novos caças Gripen E possuem um novo e mais poderoso motor, o turbofan F414-GE-39E, desenvolvido pela General Electric. O motor oferece 25% a mais de empuxo (até 22.000 libras com pós-combustor), resultando em uma capacidade aprimorada para ataque ar-superfície.
Um motor mais potente como o F414-GE-39E não significa apenas potência aprimorada para a aeronave, mas também custo-benefício. Normalmente, em velocidade supersônica, o motor aciona o pós-combustor, resultando em mais consumo de combustível. Mas um F414-GE-39E não aciona o pós-combustor mesmo em velocidades muito altas, permitindo uma melhor eficiência de combustível, levando finalmente à redução do custo do ciclo de vida da aeronave.
O novo motor, à sua maneira, também é responsável pelo aumento do alcance do Gripen E. A combinação de impulso extra do motor F414 e o aumento da capacidade de combustível (até 40%) do Gripen E, aumentam o alcance do novo caça.
Em comparação com o antecessor F404, o F414 também promete melhorias significativas no desempenho, capacidade de sobrevivência e carga útil da aeronave.
Construído com tecnologias de durabilidade extra, o F414 apresenta uma turbina de alta pressão aprimorada e um sistema de resfriamento avançado (fluxo de ar 16% maior do que o fan do F404).
Para saber mais sobre o novo motor Gripen E / F, clique aqui.
FONTE: Gripen Blog
O tempo passa e a GE já tem o F414 EE que tem o mesmo shape 391 x 89 x 79, com o mesmo bypass de 30:1, mas tem +4k lb de empuxo… são 26.000 lb de empuxo contra os 22.000 do F414 39E num motor que cabe perfeitamente no Gripen E… acho que ainda dá tempo da FAB perceber o ganho monstro por uns trocados a mais num mesmo budget de H/V
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O texto original é pobre em informações, a saber:
A turbina original do F/A 18 Super Hornet é a F-414-400.
A Turbina do Gripen E é uma variante da turbina original do Super Hornet a diferença que justifica a nova denominação para F-414-GE-39E deve-se apenas a readequação de sua parte de gerenciamento eletrônico para funcionar num caça de uma única turbina. O motor F-414 original foi desenvolvido para um caça biturbina o Super Hornet e ambas tem o mesmo empuxo de 22.000 lb ou 96 kN.
O suposto ganho de empuxo do Gripen E citado é sobre o empuxo do Gripen C com sua turbina RM-88 que era uma variante melhorada (em empuxo) pela Volvo Sueca sobre a base do motor GE original F-404.
Quando ainda a MB tinha um porta-aviões e havia a possibilidade de operar uma versão naval do Gripen E (Sea Gripen) os cálculos de operação com esta turbina apontavam para um desempenho muito no limite,
Mas esta turbina NÃO É a mais potente da fabricante, existem mais duas variantes já desenvolvidas que correm rumo à duas características diferentes:
F-414 EDE (Enhanced Durability Engine) que duraria 3 vezes mais que as turbinas standard como a 400, 39E e a INS6 (Tejas) e até onde sei é um kit que se pode adquirir para retrofitar as variantes anteriores
F-414 EPE (Enhanced Performance Engine) esta sim seria a minha escolha para um suposto Sea Gripen para o São Paulo (que não acontecerá) esta variante tem 28% a mais de empuxo atingindo 26.000 lb ou 116 kN !!!
A Turbina F-414 EPE é que pode representar num futuro, se negociado e autorizada a licença de uso da nova variante da turbina com os EUA, um enorme avanço de desempenho do Gripen E sobre seu desempenho com a sua própria motorização inicial com o 39E…
Esta nova turbina EPE já está sendo escalada para um retrofit de um lote de Super Hornets e todos os Growlers da US Navy…
https://nationalinterest.org/blog/buzz/check-out-powerful-engine-upgrade-navys-fa-18-super-hornets-and-ea-18g-growlers-are
https://www.geaviation.com/military/engines/f414-engine
datasheet da 39E:
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-GE-39E.pdf
datasheeth da family 400:
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-Family.pdf
datsheet da F-414 Enhanced:
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-Enhanced.pdf
Apenas um reparo me confundi e citei a turbina do Gripen C como sendo a RM 88, o que é incorreto, como comentou o Sérgio Cintra corretamente falando da turbina Volvo RM 12.
Acho que foi a Safran M-88 do Rafale gerou meu ato falho com a turbina da Volvo e acabei por fazer um mix das duas… 🙂
Qual era a configuração do motor original do GRIPEN E?
Sempre foi com o motor da GE.
Poderia ter mencionado que é o mesmo motor do Super Hornet, o “Rhino” F/A-18E/F.
Resta saber se aumento de peso, conforme mencionado acima, melhorou realmente o desempenho do Gripen E.
Mais potencia para o nosso Gripen E.
Se o motor escolhido para o Gripen fosse o mesmo do Eurofighter, o Eurojet EJ200, o desempenho da aeronave séria melhor ou o resultado seria o mesmo?
Só esqueceram de falar que o peso vazio aumentou em uma tonelada, que 20% a mais de potência vem com mais consumo, praticamente na mesma medida; que maior peso com a mesma área de asa=mais arrasto=mais consumo…
Mas fora isso, boa matéria sobre o motor do F-18E!
Alguém sabe exatamente qual é a configuração ar-ar padrão do Gripen que permite o regime de supercruzeiro? Todas fontes que li fazem referências à configuração ar-ar, mas não informam se é com 4 BVR + 2 WVR, ou 2 + 2, se há tanques externos ou não, etc…
Tenho uma duvida a respeito do motor produzido pela Volvo Aero, o RM12, que equipa o modelo C/D, onde há a menção em que recebem 50% do F404 400 da GE e efetuam “complementos” próprios, tais como um FADEC próprio da Volvo, palhetas do FAN (2 sequenciais) com diminuição de reflexões de ondas de radar, entre outros, e até o presente momento não ouvi ou percebi que o motor do E/F tenha passado por algum “incremento” sueco de melhoria da performance original da GE. Pergunto aos amigos se saberiam sobre ?
Abraços
Olha, diminuição de reflexão radar num motor que fica totalmente escondido no centro da fuselagem?
FoDeFo
A citação esta nos comentários da pag. da Volvo Aero (que já foi vendida), assim como em outro site encontrei a resposta a minha duvida, ou seja, em função dos altos custos de desenvolvimento, não haveria mais desenvolvimentos de motores, quer do F404 e também do F414. Assim sendo, os motores do E/F serão “puros” GE de fabrica.
Quanto a situação da carenagem ocultar as turbinas, sabemos que todos os desenhos das entradas de ar do(s) motor(es) do(s) possíveis “stealth” são desenvolvidas visando a diminuição das reflexões de ondas dos radares e principalmente objetivando o desvio de contatos com as palhetas do fan. Tecnicamente não tenho a menor idéia do princípio físico que se aplica no caso, mas já li em várias publicações essa menção e mais uma vez constava no site da Volvo Aero sobre o RM12. Não deixa de soar estranho para motores internos e carenados, mas houveram pesquisas a respeito.
Abraços
Excelente matéria Padilha. Realmente um caça moderno é um sistema de armas complexo q engloba vários subsistemas.