Por Manuel Carlos Freire
O Tribunal de Contas deu parecer positivo ao contrato de compra das aeronaves KC-390 por 827 milhões de euros, segundo informações recebidas pelo DN.
A decisão judicial de sexta-feira era o último passo que faltava para o negócio avançar em definitivo, depois de o contrato ter sido assinado em agosto passado pelo primeiro-ministro.
As aeronaves vão substituir os velhinhos Hércules C-130, que operam a partir da base aérea do Montijo.
O negócio inclui ainda a aquisição de um simulador de voo e a manutenção e sustentação logística das aeronaves e a aquisição dos equipamentos de guerra eletrônica, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros que autorizou a despesa em 29 de julho passado.
O primeiro destes aviões de carga e transporte será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.
Portugal é o primeiro país europeu a adquirir os KC-390, que são produzidos majoritariamente no Brasil, com componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, divulgou o Ministério da Defesa Nacional.
FONTE: Diário de Notícias via Notimp
Até que enfim!!! O KC 390 decolando finalmente na sua comercialização.
Orgulho de todos nós.
Até agora eu não entendi porquê o Brasil vendeu a parte comercial da Embraer. Já li muita coisa. Mas nenhuma explicação me satisfez. Achei lamentável.
Colocando de uma forma bem resumida, fui devido a aquisição do programa C-series (atual A220) da Bombardier pela Airbus,
isso colocou essa gigante como concorrente direta da Embraer e além disso podendo oferecer aviões para praticamente qualquer tipo de mercado (viagens intercontinentais e regionais).
A Boeing vendo essa enorme desvantagem, e já tendo uma aproximação com a Embraer resolveu comercializar os aviões regionais da Embraer para poder competir com a Airbus, mas para isso ser possível é necessário ou a compra total da empresa ou a criação conjunta de uma 3 empresa sendo está ultima a opção aceita pela Embraer e pelo governo.
Caro Padilha, entendi que os KC390 de Portugal serão entregues somente após a entrega dos 28 da FAB. Na hipótese de que fosse solicitada uma entrega antecipada entendo que a EMBRAER poderia acelerar a produção, certo?
Obs :vão sortear uma maquete do KC390 tambem? Por favor ja me inscreva nessa lista também, junto com
a do GRIPEN!!!!!!!!!!! Vou fazer um diorama aqui na minha sala mostrando o KC reabastecendo o Gripen….
Grande abraço!!!!