Na Euronaval realizada em Paris- Centro de Exposições de Le Bourget , a DCNS revelou vários modelos novos de submarinos e navios de superfície. Entre eles estão a nova fragata FREMM-ER (Extended Range) dedicada a missões de defesa aérea e um design atualizado para o navio de reabastecimento BRAVE que foi revelado pela primeira vez há dois anos na Euronaval de 2010.
A fragata FREMM-ER foi projetada com foco na Defesa Aérea e “possivelmente”, na Defesa de Mísseis Balísticos. O casco é uma plataforma quase idêntica à do navio da Marinha francesa, a classe FREMM DCNS. No entanto, os dois mastros (Hércules- radar e guerra eletrônica) encontrados na FREMM atual (como na fragata ‘Aquitaine’) é substituído por um novo radar da Thales chamado, SF 500 (ou Sea Fire 500).
O novo radar da Thales parece ser semelhante ao conceito AEGIS da Lockheed Martin – AN/SPY-1D, com radar de função múltipla phased array, com quatro matrizes fixas visíveis em todos os quatro lados do mastro principal.
Na verdade, a fragata FREMM-ER tem as mesmas capacidades multi-missões da fragata FREMM, porém, com a capacidade de:
-Aumento da capacidade ASW com um VDS (sonar de profundidade variável)
-Aumento na capacidade de ataque a terra com o MDCN (Scalp Naval pela MBDA)
– Centro de Informações de Combate da FREMM-ER(CIC), compartilha as mesmas características que dos CIC encontrados na fragata FREMM:
– Grandes estações de trabalho
– Consoles Polivalentes de configuração modular
O SETIS CMS (Combat Management System), desenvolvido pela DCNS para o CIC, pode receber inovações que no futuro podem se tornar realidade.
Na FREMM-ER, a tripulação por exemplo, será capaz de usar a realidade aumentada na luta contra ameaças assimétricas.
O BRAVE (Bâtiment RAVitailleur d’Escadre)
A DCNS mostrou um design atualizado para a classe ‘BRAVE’. Foi feito um trabalho de re-design focado na proa e na popa do navio. O arco agora é invertido para melhor performance em mares mais pesados e agora há apenas um ponto de helicóptero, enquanto no projeto anterior, havia espaço para dois helicópteros. O ponto único ainda é capaz de acomodar helicópteros pesados até 35 t. Há ainda espaço para dois helicópteros do hangar. Desenvolvido em associação com a STX-França (com base nos mesmos princípios que fizeram do BPC classe ‘Mistral’ um sucesso), o projeto deve atender à Marinha francesa que precisa substituir a classe ‘Durance’.
O ‘BRAVE’ também está disponível para os clientes internacionais.
As missões previstas para o ‘BRAVE’ incluem:
»reabastecer e dar suporte a todos os tipos de navios no mar (porta-aviões, navios de superfície grandes e pequenos, submarinos);
»apoiar as operações de projeção de força;
»de comando e controle das operações marítimas;
»Operações humanitárias e o sistema de defesa do navio é modular, podendo ser adaptado as necessidades do cliente.
FONTE: NavyRecognition
NOTA DO EDITOR: O ‘BRAVE’ faz parte do pacote oferecido pela DCNS ao PROSUPER
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Que bom que as coisas estão mudando Padilha. Se a MB for manter mesmo os italianos como vencedores do Prosuper, gostaria também de ver construídas aqui no Brasil aquela fragata AEGIS da Fincantieri mostrada na Euronaval 2012!
Leonardo, não existe isso de os americanos não liberarem. Tem muito folclore nisso. Em outra época pode até ter sido assim. Hoje em dia com atual economia, basta a MB querer.
Tivemos ofertados 2 DDGs com Spy-1 e a MB declinou pois se o que me disseram for verdade, estava condicionado ao FX2.
Isso tb é outra parte do folclore.
Se foi verdade ou não( tem um amigo que diz que a manutenção dos Spy-1 teria que ser feita nos EUA), o que importa é que a MB já sabe o que quer. A MB já colocou na mesa de quem decide o que ela sabe ser o melhor para ela.
Só falta agora bater o martelo.
Será que os franceses iriam liberar esse radar SF 500? Já que nem os americanos liberam o AEGIS.
No momento existem muitas especulações. Porém apenas a presidenta Dilma irá bater o martelo, ou seja, nada é certo até que ela diga.
Vamos torcer que na LAAD 2013 seja assinado esse contrato (Prosuper) pois o tempo é impiedoso! Eu torço pelos franceses mas tenho uma certa ressalva por acumular contratos com eles! Eu vi no site defesanet a informação de que as conversas estariam mais adiantadas com ingleses e alemães! Seria só boato?
Adriano, até onde eu sei, apenas o alemão classe Berlin atende bem o que a MB deseja. Os outros possuem bons projetos tb, mas como a decisão é demorada, todos terão tempo de se atualizar.
Gostei muito do BRAVE, mas o Classe Berlin tb seria excelente.
Esse novo sistema de radar consiste numa torre com 4 antenas fechando 360 graus?
Acho muito interessante essa plataforma Brave! Mas no caso dela por ela ser um projeto não estaria desqualificada do Prosuper?
Desculpe a quantidade de questões mas acredito que alguns dos requisitos do Prosuper deveriam ser mais abrangentes! Para que a decisão final esteja livre de contestações políticas que atrasariam ainda mais o processo!