As operações regulares de aviões no Campo de Marte estão com os dias contados. A informação não é oficial, mas a decisão já estaria tomada. A pista do principal aeroporto para a aviação geral do Brasil, localizado na Zona Norte de São Paulo, deve ser desativada em 2019, ficando restrita apenas a pousos e decolagens de helicópteros e aeronaves de asas fixas em situações extraordinárias.
No último dia 21 de julho, a Prefeitura de São Paulo e o Ministério da Defesa manifestaram a intenção de instalar um parque municipal em parte da área do sítio aeroportuário de Marte. Na primeira fase do projeto, dos 2,1 milhões de metros quadrados do aeroporto, 406 mil serão destinados ao parque. A área, que corresponde a 20% do espaço existente permanece sem uso desde a inauguração do aeroporto.
Nesta semana, uma nova reunião marcou a próxima fase para a transferência do acervo do Museu da Tam para uma área anexa ao novo parque, localizada num terreno hoje desocupado, ao lado do Hospital da Aeronáutica (HASP).
O museu contará com um amplo prédio, maior que o existente atualmente em São Carlos, no interior paulista, e terá ainda um anexo dedicado a eventos e outro dedicado a oficinas de manutenção e restauro. Espera-se que, além do acervo do Museu da TAM, o novo museu, cujo nome ainda está indefinido, receba aeronaves de outros museus civis e militares, incluindo os da própria FAB.
A Prefeitura estaria agora definindo os detalhes finais do fechamento definitivo da pista para operações regulares, administradas hoje pela Infraero. A meta seria retirar, até 2019, todas as operações de asas fixas do aeroporto. No entanto, a previsão é que a pista seja mantida, operando apenas em exceções ou casos específicos, como eventos ou em apoio ao museu.
O aeroporto movimenta atualmente pouco mais de 125.000 passageiros ao ano, em cerca de 70 mil operações aéreas. A previsão é que a aviação de asa fixa seja transferida para aeroportos instalados na região metropolitana, como o Catarina, localizado em São Roque, ou mesmo os aeroportos de Jundiaí e Sorocaba.
Mais detalhes do projeto que deve ser firmado sobre área do Campo de Marte serão anunciados no dia 7 de agosto. Nessa data haverá assinatura do protocolo de intenções e do termo de liberação de acesso.
Nota da Aeronáutica
A Aeronáutica, em nota, esclarece que “deverá ser firmada uma Cessão de Uso de Área à Prefeitura Municipal de São Paulo para a construção de um parque municipal e de um museu aeroespacial, que ocupará cerca de 30 mil m² da área total cedida”. E prossegue: “As construções que existem hoje na área de uso público, como o Hospital da Aeronáutica, Parque de Material Aeronáutico e aeroporto, permanecerão em funcionamento normal, inclusive os empreendimentos privados instalados na área administrada pela Infraero”.
FONTE: Aeromagazine
Boa noite, saberiam dizer em q status está a transferência do museu? Houve progresso nas negociações?
Obg
MAS QUE BELA NOTICIA QUE EU RECEBO HOJE E QUE O MUSEU DA TAM VAI FICAR NO AEROPORTO DE MARTE. QUEM PODER IR E VER O QUE O DONO DA TAM QUE FEZ ESTE MUSEU COM MUITA GARRA. POIS EU MESMO ESTIVE POR LA 2 VEZES E AO ABRIR AS CORTINAS E PODER VER AQUELES AVÕES E LAGRIMAS CAÍRAM DOS MEUS OLHOS E QUE GOSTO E MUITO E SOU AEROMODELISTA. PARABÉNS
Prezado Sr. Luiz Padilha. Boa tarde.
Eu, particularmente estive no museu da TAM (Asas de um Sonho) por 6 ou 7 vezes. Todo o acerto que estava (ou está no museu) está sendo cuidado por quem? Pela própria Tam? Tenho hoje, centenas e centenas de fotografias que eu tirei no museu, sendo que cada vez que efetuamos uma visita, havia algo de diferente no mesmo. É com tristesa que, vemos no Brasil, aberturas e fechamentos de museus sem nenhum critério. Por favor, continue a escrever sobre o que vai acontecer com os aviões do museu.
E, no texto que o sr. escreveu, diz que em 2019 iria ser desativado o Campo de Marte, em São Paulo e, que parte do mesmo iria se transformar em parque e o acervo da TAM iria para este espaço.
Isto realmente vai acontecer?
Abraços e, que este belo acerto da TAM não se perca durante os anos que virão…
Edvaldo Luiz de Souza
Edvaldo, não tive mais notícias a respeito. Vou ver com amigos se tem algo novo no ar.
Edvaldo, bom dia!! há 19 anos doei uma hélice de madeira para o museu da Tam, que foi do meu avô, na época emque ele trabalhava como marceneiro na fábrica de hélices. A Tam buscou no meu endereço, mas nunca tive oportunidade de visitar pessoalmente. se por acaso tiver fotos e puder me enviar… estou tentando contato sem sucesso p saber o destino desse material… muito obrigada!
Alguém sabe de algum museu que eu possa visitar? O da tam ainda está fechado? Vou para São Paulo em julho/2020 e adoraria conhecer um
Um grande museu, pouco conhecido, é o Museu André Eduardo Matarazzo, localizado em Bebedouro. Vale uma visita…
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Armas,_Ve%C3%ADculos_e_M%C3%A1quinas_Eduardo_Andr%C3%A9_Matarazzo
Olá. Boa tarde.
Temos o museu MATARAZZO, na cidade de Bebedouro (Próximo à cidade de Ribeirão Preto); É um museu que conta com várias aeronaves antigas, em exposição na área externa no museu; mas infelismente, as aeronaves não estão em bom estado de conservação.
Mas vale a pena visitar o museu; eu particularmente, junto com minha mulher, já fomos visita-lo por 4 vezes, sendo a primeira em 2010 e a ultima, agora no mes de fevereiro de 2020.
Espero mesmo que tragam para cá o Museu, foi o melhor trabalho que eu já tive, saber as histórias conta-las para as outras pessoas, passar esse conhecimento não tem preço
Desejo de todo coração que esta notícia não seja fake news, nem promessa de político.
O primeiro voo de um avião em toda a america Latina foi em 1910 em Osasco São Paulo, por isto é outros motivos, temos que ter um museu aeronáutico ali!
Vai ser bem melhor , próximo ao metrô e na capital , poderá até gerar mais recursos para o museu !
Em São Carlos o Acervo era muito bem cuidado, o valor pago para visitação também tornava o local acessível a todos, inclusive com gratuidade para Escolas. A preocupação é que pela magnitude e diversidade do acervo, ao ser transferido para a Capital fique inacessível aos simples mortais como eu. Lamentavelmente os políticos da região de São Carlos não valorizaram a EVOLUÇÃO HISTÓRICA da AVIAÇÃO e da própria Humanidade, do ponto de vista (sonho de voar). Que se transforme em realidade.
Grande notícia!