O Dia de Voo das Forças Armadas Suecas deste ano, realizado em 25 de agosto em Kallinge, foi muito especial porque contou com uma exibição aérea do novo Gripen E da SwAF designado 39-9.
De fato, essa não foi apenas a primeira apresentação do Gripen E em um show aéreo, mas também a primeira vez que deixou sua base aérea em Linköping. O caça foi pilotado por ninguém menos que o renomado piloto de testes do Gripen, Robin Nordlander.
De acordo com Svt NYHETER, o evento foi visitado por milhares de espectadores, a maioria dos quais assistiu à primeira exibição aérea do Gripen E. O evento, destinado a mostrar as capacidades da Força Aérea Sueca, foi realizado pela ala da Força Aérea de Blekinge, também conhecida como F 17.
Além da primeira apresentação de show aéreo do Gripen E, os visitantes do evento também tiveram a oportunidade de assistir às exibições de voo do Gripen C que incluía exibições individuais, voos de formação de grupos e exibições de combate, entre outras coisas.
O 39-9 é o segundo Gripen E da Saab que voou pela primeira vez no ano passado em 26 de novembro.
NOTA DO EDITOR: Muitos leitores perguntavam porque os Gripen E ainda não estavam equipados com o Skyward-G IRIST, sistema de busca e rastreio infravermelho. Bom, essa imagem responde a todos. Em breve os nossos Gripen E/BR também estarão equipados com o Skyward-G IRIST.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Gripen News
Desculpem a ignorância, mas ainda estou procurando a “resposta” na imagem, e até agora nada (posso está em um dia ruim de ironias também rsrs).
Essa é a mesma imagem divulgada em 2014, até o reflexo na lente é o mesmo.
Antônio Carlos,
A referência é ao Skyward-G IRIST instalado no 39-9 e não na foto que ilustra o sensor…?
Abs,
aaaahhh!!
Eu tava tão ligado na outra imagem, que nem percebi. rsrs
Grato pela atenção.
Abraço.
Desculpe Padilha, mas a imagem do Skyward G IRIST, não respondeu nada. Por que ele não foi instalado nos dois protótipos? O mesmo ocorreu com o radar AESA. Alguém sabe se ele já foi instalado? Há várias perguntas sem resposta por parte da Saab, o que leva a nós, contribuintes brasileiros, a pensar que há problemas no desenvolvimento destes dois equipamentos.
Leonardo todos os 3 protótipos estão com o radar Raven instalados. Somente o IRST ainda não estava. Por que eu não sei, mas agora está como pode ser visto na foto.
Grato Padilha.
Apresentação sem vídeo não dá!