O Naval Group realizou a flutuação do primeiro submarino nuclear de ataque da classe Barracuda, o Suffren, projetado para substituir os submarinos da classe Rubis na Marine Nationale (Marinha Francesa).
Os submarinos da classe Suffren são uns dos mais furtivos submarinos do mundo, e vão fornecer à Marinha Francesa a capacidade de ataque com os MdCN (Missile De Croisière Naval), desenvolvido pela MBDA.
FONTE: Naval Group
Da pra ser tem uma ideia hoje de qto o Alvaro Alberto herdará do barracuda???
Nada.
Prezado Ecosta: o Guilherme poderá lhe fornecer dados muito mais detalhados, porem veja que o sistema de propulsão do Sufrem (classe Barracuda) não é do tipo pump jet; alias a maioria dos submarinos modernos não usam este sistema. As vantagens e desvantagens do pump jet versus a propulsão tradicional por intermédio de prosaicas e eficientes helices requer uma análise mais profunda. Por falar em profundezas, no pump jet – como aliás acredito que voce ja deve saber – há bomba(s) que succiona(m) a água mais a montante ( digamos, abaixo da vela do sub) e a recalca(m) para jusante (na popa) exatamente como um jet ski ; a Thyssen mesmo adota o pump jet para fragatas irmãs da nossa Tamandare, mas não teremos este sistema de propulsão por “n” motivos, inclusive técnicos… Em submarinos o pump jet é mais complicado e a bomba de impulsão normalmente opera em velocidades angulares muito maiores do que os helices tradicionais. Isso significa, por exemplo, que na superfície elas se apresentam com problemas de cavitação muito mais intensos o que reduz sua atratividade básica que seria operar com mais eficiência em maiores profundidades…. mas é um tema muito interessante porem muito intenso também…Abraços
Penso que a capacidade furtiva dele seja baseado apenas no pumpjet.
Ele é feito de aço não magnético?