No dia 28 de junho de 2019, foi realizada a ativação do Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (NI-EsqdHU-41), sediado em Belém-PA.
Os militares do núcleo utilizarão um hangar disponibilizado pela Força Aérea Brasileira, no interior das instalações da ALA 9, cedido por meio de um acordo de cooperação firmado com a Marinha do Brasil.
O NI-EsqdHU-41 é o elemento subordinado diretamente ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), o qual será responsável pela criação e implementação de normas e procedimentos operativos e logísticos necessários à criação do EsqdHU-41, que tem previsão de ocorrer em novembro de 2019.
O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu a primeira aeronave do HU-41, no dia 1º de maio de 2019 e, desde então, tem empregado esse helicóptero em ações de salvamentos, resgates, inspeções navais, em apoio àCapitania dos Portos, aos Navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em qualificações e adestramentos, entre outros. Em breve, o HU-41 vai receber mais dois helicópteros UH-15, passando a operar com sua plena capacidade.
FONTE E FOTO: MB
Ja passou da hora da MB criar a 2ª frota na região norte/nordeste, se ficar com essa desculpa de nao ter dinheiro, nao ter pessoal, nao ter navios, nunca vai criar nada …tem que começar oficialmente mesmo que pequena e depois com certeza vai desenvolver … se ficar esperando momento ideal vai morrer na praia ao nao fazer nada
Não consegue manter nem a 1ª, como constituir uma 2ª? Quem sabe estes acordos não traduzam em investimentos nas FFAA, em especial à MB, a mais defasada em meios militares.
Boa tarde amigo Guilherme voce sabe quais helicopteros vão compor o UH-41 ? serão ao todo quantos helis?
abraço.
obrigado.
Souto,
Serão no total três UH-15.
Abs,