Paris, França, 18 de junho de 2019 – A Embraer Defesa & Segurança e a ELTA Systems Ltd (ELTA), subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinaram, na 53ª edição do Paris Air Show International, um Acordo de Cooperação Estratégica para desenvolvimento do P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). Concebido para atuar em um novo segmento do mercado de AEW, esta aeronave de última geração é baseada na moderna plataforma super midsize do jato executivo Embraer Praetor 600. O sensor primário do P600 AEW é o radar AESA (Digital Active Scanned Array) de 4ª geração da IAI/ELTA com capacidade de IFF integrada.
Nessa cooperação, a Embraer Defensa & Segurança fornecerá a plataforma aérea, sistemas de solo, sistemas de comunicações e integração de aeronaves, enquanto a IAI-ELTA fornecerá o radar AEW, SIGINT (inteligência de sinais) e outros sistemas eletrônicos.
O P600 AEW abrange o crescente mercado para capacidade aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções economicamente viáveis, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna. O Embraer Praetor 600 é o jato executivo super midsize de melhor desempenho de sua categoria, oferecendo alcance intercontinental com excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto tempo de retomada de operação e baixo custo de ciclo de vida. Juntamente com a tecnologia de ponta dos sensores da ELTA, a solução P600 AEW oferece os benefícios de sistemas comprovados e avançados e recursos disponibilizados, até agora, apenas em plataformas muito maiores.
O P600 AEW pode fornecer imagens situacionais de aérea integradas e estendidas monitorando a atividade aérea em áreas fora da cobertura dos radares terrestres. Pode executar várias missões, tais como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima. Além disso, o P600 AEW pode ser configurado com uma vasta gama de sistemas de sensores de controle para alerta antecipado, incluindo a 4ª geração de radar AEW AESA Digital, IFF civil e militar, ESM/ELINT com capacidade de recepção de ameaças-radar, comando e controle, pacote de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links via satélite, além de um robusto sistema de autoproteção (SPS).
Uma solução de comunicações abrangente permite a capacidade de link de dados, bem como a comunicação por satélite para operações além da linha de visada. Também assegura a interoperabilidade com as forças aliadas. O recurso de guerra centrada em rede (NCW) transforma o P600 AEW em um membro de uma rede tática. Um sistema avançado de autoproteção (SPS) realiza a detecção de ameaças potenciais, ativando quaisquer medidas de suporte eletrônico necessárias.
“Esta plataforma oferece desempenho e flexibilidade superiores resultando na melhor proposta de valor em sua categoria”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defensa & Segurança. “Ele pode ser facilmente configurado para atender às necessidades do cliente e poder executar uma ampla variedade de missões de uma maneira mais eficiente e econômica”.
“Como parte da nova estratégia da IAI, estamos intensificando nossas colaborações com empresas globais, alavancando o know-how e a tecnologia acumulada ao longo de décadas de operações nas áreas aeroespacial e de defesa. Como pioneiros dos jatos executivos AEW, a ELTA Systems fez grandes progressos ao longo dos anos para oferecer recursos AEW econômicos para as crescentes necessidades globais” disse Yoav Tourgeman, presidente da ELTA e vice-presidente executivo da IAI. “Essa parceria forjada com a Embraer Defensa & Segurança nos permite introduzir um novo segmento de mercado, oferecendo um sistema AEW econômico em plataforma executiva de médio porte”.
FONTE: Embraer
Será que este Radar tem a cobertura de 360 Graus? Infelizmente o Radar Sueco dos 145 da FAB, mesmo sendo ótimos, não tem está capacidade.
Pergunto ainda…terá capacidade Anti Stealth?
Pois aeronaves F-35 e similares estão e estarão por todos os cantos do planeta.
Será do tipo AESA?
É o alcance?
Poderá ” olhar” para baixo e para cima?
Terá mesmo as capacidades Elint/Sigint, que ao que parece, em pleno século 21 a FAB ainda não tem de maneira plena.
Vamos torcer que sim e que a nossa FAB adquira no mínimo uma dúzia destas máquinas maravilhosas e, com a sonda Revo, bem como sistemas RWR de alerta Radar e flares/shafts anti mísseis e, com mísseis de defesa nas Asas.
Data links.
Dentre outros equipamentos modernos, como um avião deste padrão tem de ter e ser.
Me parece que este é um conceito à procura de um patrocinador.
Praetor (Pretoriano em latim) é referente a um magistrado, general ou comandante que era um misto de jurista mas com força militar que dominava uma área determinada ou jurisdição romana…
Um conceito mais do que adequado para uma aeronave AEW…
Me parece que a FAB não está diretamente envolvida com este projeto…
Parece muito com aquele conceito inicial do KC-390 quando era apenas baseado no E-190 apresentado apenas pela Embraer na LAAD de 2007…
Que na LAAD 2009 voltou já como o KC-390 e com a parceria oficial e financiamento da FAB…
Cenário agora muito pouco provável…
Até porque, neste desgoverno de direita, não se está para investir em NADA e a FAB luta e reza para PELO MENOS conseguir levar à termo final a modernização já em curso dos E-99…
Com o agravamento do corte linear de gastos de 44% das verbas militares neste ano determinada pelos asseclas econômicos do Capitão tresloucado… Uma missão quase impossível…
A curiosidade maior é a co-relação de capacidades eletrônicas entre esta suite eletrônica israelense no PRAETOR 600 AEW em comparação a suite eletrônica sueca do E-99
Para o meu gosto, falta um receptor de reabastecimento em voo (como nos EMB AEW indianos) e uma asa dobrável para operação em porta-aviões…
BAH esquece, o Brasil não tem mais uma Marinha de verdade, não precisa da asa dobrável pois o Brasil do táoquei “não precisa” de Porta-aviões…
Era coisa de petista megalomaníaco como eu….
Excelente notícia! Quem fica parado não vai pra frente! Essa plataforma é ideal para desenvolvimentos futuros, como vants aew, aeronaves de patrulha oceânica, etc.. Muito interessante a iniciativa e caminho que a EDS parece estar tomando. Vamos aguardar ansiosamente por mais notícias desse projeto.
Uma Grande companhia!
Certamente se reinventará novamente!
Essa nova opção, dependendo das especificações do equipamento principal AEW, será “matadora” no mercado para países periféricos, deverá ainda, formar um belo pacote com os A 29, criando opção interessante no mercado internacional.
Autonomia é uma palavra chave para forças aéreas que operam em países de dimensões continentais, essa atualização na plataforma do sistema veio na melhor hora.
O Dobro do alcance do ERJ145 usado nos E-99.
2.500 m a mais de altitude em relação aos E-99.
Praticamente a mesma envergadura. Cerca de 21m.
Porém 10 m menor no comprimento. 20 m contra 30 m.
Velocidade superior.
Só falta sabermos mais sobre o radar e demais sensores.
Mas me parece ter desempenho melhor que os E-99 em uma aeronave Menor, mais leve e mais barata.
E o mais importante, com o DOBRO do alcance de vôo.
gostei bem que a fab podia adquirir pra completar os aviões existentes, que são poucos. espero que tenha sucesso.
Guilherme.
Pesquisei no site da IAI mas não consegui identificar a suíte eletrônica especificada na matéria.
Existe previsão para que mais informações seja disponibilizadas?
Assim podemos saber o alcance e amplitude da efetividade dos sistemas.
Abraço!
MMerlin,
Acredito que em breve tenhamos mais informações, está muito recente o anúncio…
Abs,
Aparentemente há vida após Boeing
Conceito super-interessante. Tomara que vingue.
Com uma sonda de reabastecimento vai ficar mais top ainda hein e quem sabe não surja uma versão de vigilância marítima tbm pra substituir nossos P-95 Bandeirulha’s . A Embraer, a despeito de tanto pessimismo por parte de muitos, ainda tira leite de pedra e faz bonito.
eh isso aih !