Por George Allison
A razão para isso, de acordo com o governo, é que o Reino Unido não pode produzir a maioria dos tipos de aço necessários.
Stuart Andrew, Subsecretário de Estado Parlamentar da Defesa, revelou recentemente em resposta a uma pergunta escrita:
“O Ministério da Defesa não possui um registro central da origem de todo o aço usado em projetos de equipamentos de defesa. Isso ocorre porque o aço para nossos principais programas é principalmente adquirido por nossos principais contratados e as cadeias de suprimento são complexas.
Os fornecedores do Reino Unido, no entanto, deram uma contribuição significativa para o fornecimento de aço para alguns dos nossos maiores projetos de equipamentos de defesa, incluindo 88% do aço estrutural para os porta aviões da classe Queen Elizabeth e 50% do aço necessário para o 1º lote das fragatas Type 26.
A natureza especializada de algumas das nossas necessidades de aço significa que os produtores de aço do Reino Unido nem sempre têm a capacidade de fornecer nossos programas.
Este governo está empenhado em criar as condições certas no Reino Unido para uma indústria siderúrgica competitiva e sustentável.
A BAE explicou ao UK Defense Journal, recentemente, que o programa requer uma considerável proporção de aço fino devido à natureza do navio de guerra.
Este aço de placa fina não pode ser fornecido por fornecedores de aço do Reino Unido.
Um porta-voz nos disse:
“O aço que adquirimos deve atender às especificações técnicas muito específicas para os complexos navios de guerra que entregamos, bem como atender às necessidades de nossos clientes em termos de prazos e orçamentos de disponibilidade. Temos o prazer de confirmar que, após um processo aberto de licitação, a Dent Steel, com sede em Yorkshire, foi selecionada para fornecer aço para as três primeiras fragatas Type 26.
O aço para o programa Tipo 26 da Dent Steel UK virá principalmente das usinas do Reino Unido e da Suécia, que podem atender aos requisitos específicos dos navios de guerra. Aproximadamente cinquenta por cento do valor do aço para os três primeiros navios do T26 serão britânicos; isso equivale a cerca de 35% do peso total ”.
A BAE Systems informa que realizou um processo aberto e competitivo, de acordo com a legislação do governo do Reino Unido, e as empresas do Reino Unido foram convidadas a concorrer. A Dent Steel UK, sediada em Yorkshire, foi selecionada para fornecer aço para o programa Type 26.
FONTE: UKDJ
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN