Na terça passada (23), o submarino Bélgorod (K 329), do projeto 09852, foi lançado ao mar em Severodvinsk, no norte da Rússia. O gigante, cujas características técnicas são mantidas em segredo, será o primeiro a transportar os torpedos nucleares Poseidon.
No vídeo abaixo, o batismo do novo submarino:
Especialistas norte-americanos descreveram o submersível de 184 metros de comprimento como “o maior do mundo”. “É muito maior do que outros operados por qualquer força naval, incluindo dos EUA”, lê-se na revista “Popular Mechanics”.
Já o “The Washington Free Bacon”, destaca que, de acordo com os estudos dos serviços de inteligência de EUA, a potência dos torpedos Poseidon é medida em dezenas de megatons, e os Estados Unidos não dispõem de qualquer arma equivalente.
FONTE: Rússia Beyond
Estritamente falando:
Os Poseidons, são drones com propulsão nuclear, não torpedos, embora no final cumpra a função de um torpedo…
A diferença é que podem ser guiados , alterar sua rota, profundidade e velocidade, bem como serem capazes de entrar em modo de espera por longos períodos (por conta de seu combustível e propulsão nuclear) .
As fontes russas dizem que ele pode navegar a 1 km de profundidade com a velocidade de até 200km h.
Suspeito que a principal função deste novo submarino russo seja transportar e lançar os Poseidon…
Realmente, a Russia está quebrada economicamente, falência total como é possível observar neste vídeo. (modo irônico ligado.)
Normalmente o batismo se faz pela proa e por uma mulher, e eles fazem pela popa e por um homem, provavelmente o capitão.