Por Julio Maíz Sanz
Um Merlin HM2, primeiro helicóptero equipado com sensor de Crowsnest da Thales UK, fez seu primeiro vôo na fábrica da Leonardo em Yeovil, Inglaterra, onde foi fotografado em 3 de março. Este sistema, será os olhos e ouvidos do novo porta-aviões da Marinha Real (Royal Navy) HMS Queen Elizabeth” ou QEC (Classe Queen Elizabeth), e irá recuperar a capacidade de alerta aéreo antecipado ou AEW (Airborne Early Advertência ), além do ISTAR (Inteligência,Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento) fornecido pelos helicópteros Sea King ASaC7.
Com o novo Crowsnest, o 849 NAS (Naval Air Squadron) da Royal Navy Fleet Air Arm , o esquadrão se rejuvenesce após a baixa oficial dos Sea king ASaC7 em setembro de 2018. O NAS, no entanto, continuou a voar com estes equipamentos veteranos para manter as capacidades dos operadores de sistemas.
Merlin HM2 Crowsnest
Este protótipo Merlin Crowsnest (carregando ZH831 série militar britânico) fez seu vôo de teste com o seu grande sensor, chamado de “Bagger”. Thales UK Crowsnest é uma versão evoluída do radar searchwater 2000 que equipou o Sea King ASaC7, e foi projetado para varrer em direção aos alvos aéreos e de superfície, no entanto também é capaz de captar alvos pequenos movendo-se tanto em terra como na água. Além disso, este sensor moderno, que combina as capacidades do equipamento de sensores táticos Cerberuse.
Os planos da Marinha Real é ter dez desses sistemas, que são basicamente o Merlin HM2 da Agusta Westland da Marinha Real (agora Leonardo) versão AW101 que será modificado para a categoria Crowsnest a um custo de 269 milhões de libras. Este contrato foi ganho por um consórcio de empresas (Lockheed Martin, Thales Reino Unido e Leonardo helicópteros), e está sendo fabricado nas plantas das empresas no Reino Unido em: Havant, Crawley e Yeovil.
FONTE: Defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Esse era o helicóptero para a MB. O verdadeiro substituto do Sea King… Um monstro no ASW, podendo também cobrir ASuW. Sobraria no transporte e em missões C-SAR sendo que ainda teríamos essa opção de kit AEW, para embarcar.
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Mais importante… Mataria duas linhas logísticas de aeronaves: H225M (argh!) e S-70B. O complemento ainda ficaria muito bem arranjado, por conta dos Super Lynx e no futuro, Wildcat.
Será que nossos H225 da MB não poderia ser equipado com um sensor “bagger” desses para captar alvos, ou será que temos algo melhor?
Boas pessoal:
Seria imaginário um º H225M ser equipado com tal sistema ,penso que seria mais um coberto de proteção
para frota
Carlos Eduardo e Adriano,
Eu acredito que possa sim, apesar de hoje não existir uma versão AEW pronta do H225M, assim como também não havia da versão H225M Naval (ASuW).
Neste caso, assim como no anterior, teríamos que arcar com os custos de desenvolvimento para modificar o helicóptero, integrar a suíte tática do Cerberus e instalar o radar Searchwater 2000.
Para se ter uma ideia dos custos que nos espera, o MoD realizou um contrato para aquisição da 10 kits (suíte e radar), mais o custo da integração e instalação no Merlin Mk2 (sem aquisição de nova ANV), por £269 milhões.
Abs,
Os Cougar/Super Puma já possuem versões no exercito franceses de algo parecido, que poderiam ser desenvolvidos algo do tipo baseado na configuração empregada.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f2/Cougar_-_RIAT_2005_%28out_cropped%29.jpg/600px-Cougar_-_RIAT_2005_%28out_cropped%29.jpg
http://homepage.eircom.net/~steven/images/horizon1.jpg
Algo do tipo poderia ser desenvolvida aos H225M