O CAvEx recebe no dia 26 de março, representantes da empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), que estarão em Taubaté para demonstrações de um helicóptero T129 ATAK.
A aeronave estará no Brasil para a 12ª edição da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança – e , na ocasião, realizará um evento conhecido como Road Show Brazil 2019, na qual inclui demonstrações para autoridades civis e militares.
O evento inclui apresentações em Brasília e Rio de Janeiro e a empresa solicitou ao Exército Brasileiro uma apresentação da referida aeronave em Taubaté, no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté/SP.
O T129 ATAK utiliza diversos tipos de sistemas e armamentos de última geração como canhão de 20 mm, foguetes guiados e mísseis, além de um moderno sistema de câmeras coloridas e de infra-vermelho.
O Programa Estratégico Aviação do Exército (PEE AvEx), programa que regula e detalha os projetos de longo prazo da Aviação do Exército, prevê a melhoria das atuais capacidades e a aquisição de novas capacidades para a Aviação do Exército Brasileiro.
A obtenção da capacidade de ataque está no escopo de Projetos do Programa Aviação. A AvEx já realizou alguns testes em helicópteros de ataque nos Estados Unidos, Itália e Rússia.
Em novembro de 2018, uma equipe da Aviação do Exército esteve na Turquia para realização de testes no modelo que agora está sendo apresentado no Brasil.
Não existe ainda definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. Outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.
Aeronaves
Atualmente o Exército Brasileiro possui uma frota de aproximadamente 100 helicópteros de cinco modelos diferentes: HA-1 Fennec, HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk, HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar.
Eles são empregados em atividades de reconhecimento, transporte de tropas e missões diversas pelo país, porém, nenhum destes modelos é especifico para o ataque.
O objetivo com os novos modelos de aeronaves especificamente criadas para o ataque, é reforçar principalmente as fronteiras do país e apoiar as Forças de Superfície nas suas missões.
FONTE: ComSoc CAvEx
Já está em solo brasileiro este heli de ataque , chegou hj . Em São José dos Campos senhores .
Obrigado Cleber!
Nós acompanhamos a chegada em SJK, que já está publicado!
Abs,
Pelo meu ponto de vista, a MB com esse novo porta helicóptero, seria interessante obter, já que é uma máquina de ação rápida
Bacana esse Helicóptero.
Kkkkkk…cada figura que aparece aqui..cada pergunta sem fundamento.
Pelo que entendi, ele quis dizer que perderão dinheiro vindo até a América do Sul demonstrar o helicóptero a quem provavelmente não vai comprá-lo.
E aí, cadê os Cobras?!
Que Cobras? Alguém disse que viriam?
Tinha gente dizendo por aí que teriam sido selecionados, daí a pergunta. E aí, cadê os Cobras?!
Devem estar para chegar, igual ao Chinook… estavam chegando em 2015 e até agora nada…??????
Perderão dinheiro. A AvEx vai de Super Cobra recauchutado.
Como assim perderão dinheiro? O T129 é muito superior a qualquer Super Cobra
Acho que ele quis dizer que perderão dinheiro vindo até a América do Sul demonstrar o helicóptero para os brasileiros.
Isso, Alessandro.
É?! E porque não vieram, não era esta umas das coisas que o Presidente iria fazer nos EUA, trazer os Cobras?!
Nunca li isso em lugar algum. Onde vc leu isso?
Kkkkkk…cada figura que aparece aqui..cada pergunta sem fundamento.
Não entendeu a piada/irônia!
Pois então, Padilha, tinha “fontado” dizendo por aí que os helicópteros Cobra (AH-1W remanufaturados) já tinham levado essa, ou seja, que viriam para o EB.
Isso que o texto do EB está claro e ainda fiz questão de negritar no artigo:
“Não existe ainda definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. Outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.”