Ankara, Turquia, 18 de março de 2019 – A Turkish Aerospace tem o prazer de anunciar o lançamento do “T129 ATAK Brasil Roadshow” que deve acontecer antes da participação da companhia na LAAD, a maior e mais importante feira da indústria de defesa na América Latina, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de abril de 2019 no Rio de Janeiro.
Durante o Roadshow, o a Turkish Aerospace irá demonstrar as capacidades e desempenho do T129 ATAK Multirole Combat Helicopter em Taubaté e no dia 28.03 em Brasília. O Helicóptero T129 ATAK será apresentado às autoridades locais brasileiras e à mídia em um evento privado com uma demonstração de voo no Corpo de Bombeiros de Brasília.
Além disso, o helicóptero será exibido de forma estática no estande da Turkish Aerospace na LAAD. O presidente e CEO da Turkish Aerospace, o Prof. Dr. Temel Kotil, ao avaliar as medidas tomadas para a América do Sul, disse: “No primeiro roadshow do helicóptero T129 ATAK na América Latina, demonstraremos um verdadeiro espetáculo e exporemos mais uma vez nossos produtos na feira mais importante da região. Ao buscar os benefícios e os recursos da nossa empresa, a Turkish Aerospace mostrará mais uma vez que é uma das melhores empresas aeroespaciais do mundo. Esta estreia na América Latina por meio de nosso helicóptero T129 ATAK, assim como de outros produtos, enfatiza o tamanho da nossa ambição”.
O T129 ATAK é um helicóptero bimotor de nova geração, com dois lugares em tandem, especificamente projetado para fins de combate e reconhecimento. Incorpora totalmente nova filosofia do sistema com novos motores (LHTEC CTS 800-4A), novos aviônicos, sensores e armas, fuselagem modificada, trem de acionamento reforçado e novo rotor de cauda. O Helicóptero T129 ATAK foi projetado foi desenvolvido para atender e exceder os requisitos de desempenho nas condições geográficas e ambientais mais desafiadoras. O primeiro lote de Helicópteros T129 ATAK já foi entregue às Forças Armadas Turcas e está em serviço apoiando as missões do Exército Turco. Como membro integrante da aliança da OTAN, as Forças Armadas da Turquia sempre estiveram na vanguarda da tecnologia de defesa. Com o forte apoio das Forças Armadas da Turquia, espera-se que o interesse internacional, já significativo, sobre o T129 ATAK como um helicóptero de ataque alternativo superior se intensifique.
FONTE e FOTOS: Turkish Aerospace
Compraria-se primeiramente 12 aeronaves para montar um esquadrão, seria de grande valor tal aeronave…
Mais barato e não menos capaz que o AH-64 APACHE e que o Airbus Tiger, melhor que seu fratelo italiano e uma opção melhor que os usados AH-1W.
Zero km é zero km…
Seria bom o Brasil adquirir tais aeronaves, mas no atual cenário, acho difícil…
São melhores que os italianos e seria bem melhores que os Cobras
Só o que faltava comprar esse helicóptero, muito melhor negociar o Mangusta da Itália (eles tem 60), pode vir a preço bem interessante. Itália está desenvolvendo o mangusta 2, inclusive o Brasil poderia entrar nesse negócio, se essa for a intenção.
Sei lá…acho que tem outras opções mais baratas, tem o Super Cobra usado dos EUA, preço acessível.
Mas o ATAK é a evolução do mangusta, a Turquia fez o projeto fabricando sob licença o helicóptero italiano, melhorando-o e chegando ao T129.
Já quanto aos Super Cobras, de fato seria uma excelente compra, mas o T129 é bem mais moderno do que a versão AH-1W, ficando a vantagem dos SC por conta do preço.