Trieste, 27 de fevereiro de 2019 – A cerimônia do corte de aço do primeiro OPV (Offshore Patrol Vessel) encomendado à Fincantieri pelo Ministério da Defesa do Catar, dentro do programa de aquisição naval nacional, aconteceu no estaleiro de Muggiano, em La Spezia.
A Fincantieri venceu esse importante contrato, disputado por outros concorrentes, graças a um projeto reconhecido como o mais avançado e inovador de todos e uma experiência adquirida na construção de embarcações de alta tecnologia.
Com valor aproximado de € 4 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de sete embarcações, sendo quatro Corvetas, um LPD (Landing Platform Dock) e dois OPV (Offshore Patrol Vessel), além de serviços de suporte no Catar por mais 10 anos, após a entrega dos navios. Todas as unidades serão integralmente construídas nos estaleiros da Fincantieri na Itália.
Esse primeiro OPV foi projetado em conformidade com as regras da RINAMIL para Fast Patrol Vessel (FPV), e será um navio flexível, capaz de cumprir diferentes tipos de missões. Possui cerca de 63 metros de comprimento, 9,2 metros de largura, velocidade máxima de 30 nós e poderá acomodar até 38 tripulantes.
O sistema de propulsão possui quatro hélices de passo variável (Featherable Controllable Pitch Propellers – FCPP), sendo duas a estibordo e duas a bombordo, cada uma em linha com um motor de propulsão a diesel.
Além disso, o navio será capaz de operar uma RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat), através de um guindaste localizado na popa.
FONTE: Fincantieri