Eurocopter anunciou ter integrado o sistema de alerta anti-colisão (TCAS II) para opiloto automático do helicóptero EC225.
A empresa vem trabalhando para integrar o sistema em um piloto automático à vários anos, e agora pretende fazer a instalação padrão em todos os EC225s na configuração off-shore.
Enquanto o TCAS I fornece alertas visuais e sonoros de potenciais colisões, o TCAS II vai mais longe e dá aos pilotos informações sobre os manobras necessárias para evitar a colisão. Com o TCAS II, diretamente ligado no piloto automático, a aeronave executa automaticamente a manobra para evitar a colisão, sem a necessidade de qualquer atitude do piloto.
Em um boletim de abril, a Eurocopter disse que isso vai resultar “, em uma melhoria significativa da segurança ‘
Com o TCAS II, o piloto automático do EC225 automaticamente sobe ou desce para garantir uma separação segura de outra aeronave, antes de retornar à sua posição inicial.
Bem como a EC225, a empresa pretende integrar a capacidade para a EC175 também. Eurocopter usa TCAS Rockwell Collins II, que recebeu do European Aviation Safety Agency (EASA) certificação para uso no EC225 em dezembro de 2011.
O TCAS II vem sendo usado em helicópteros desde 2008, quando Bristow inovou ao colocarTCAS II em um Super Puma. Desde então, reconverteu o sistema para o S-92 e S-76, mas a Eurocopter acredita que é a primeira vez que o TCAS II foi totalmente integrado num piloto automático de helicóptero.
Fonte: Shephard