O sistema de armas Mk8 Mod 1 de 4,5 polegadas da Marinha Real Britânica (Royal Navy), comprovou sua capacidade durante os testes supervisionados pelos funcionários de equipamentos e suporte de defesa (DE&S).
Durante os testes ao longo de um período de cinco dias, um canhão Mk8 disparou um projétil de 4,5 polegadas para o mar a partir da costa para exibir o poder do sistema de armas.
Os testes foram realizados através de um contrato de £ 41m assinado em maio de 2016 entre a Babcock International, prestadora de serviços de engenharia, e a equipe do projeto International Guns, Missiles and Rockets (IGMR) do Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido.
O acordo de cinco anos foi projetado para melhorar a capacidade da arma e prolongar sua vida útil com o objetivo de fornecer à Marinha Real Britânica um programa de upgrade para a arma de calibre médio de 4.5in Mk8 Mod 1.
O diretor da Babcock Mission Systems, Martin Laity, disse: “A equipe percebeu um marco importante nos testes de tiro real”.
“Estabelecer e fornecer um conjunto de indicadores chave de desempenho (KPIs) bem definidos garantirá que o programa esteja pronto para o sucesso, à medida que o contrato Mk8 avança em direção a uma solução eficaz, confiável e econômica para o MoD”.
A série de testes de tiro real foi conduzida pela Babcock International em conjunto com a empresa de tecnologia de defesa multinacional baseada no Reino Unido, QinetiQ, no Eskmeals Range em Cumbria.
Matthew Norris, gerente de entrega de serviços do DE&S IGMR, disse: “A DE&S se dedica a fornecer melhorias essenciais para garantir que esta arma permaneça disponível para as operações da Royal Navy no futuro e fazer parte desses testes foi extremamente gratificante”.
Integrada às fragatas Type 23 e aos destróieres Type 45 da Royal Navy, a moderna variante do canhão Mk8 semi-automático pode ser usada para disparar rapidamente tiros de alto teor explosivo contra alvos terrestres e marítimos com exatidão.
FONTE: Naval Technology
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN