A Força Aérea da Indonésia encomendou oito helicópteros H225M adicionais como parte da iniciativa de fortalecimento do país com uma frota capaz de resgates e busca em combate.
Sob o acordo entre o Ministério indonésio de Defesa e a PT Dirgantara Indonesia (Persero) (PTDI), os helicópteros de 11 toneladas comprovados em combate serão entregues à Força Aérea após a remontagem e a conclusão do equipamento de missão, em suas instalações de Bandung, na Indonésia.
Esses helicópteros adicionais se juntarão à frota existente de seis H225M da Força Aérea para realizar missões similares de busca e resgate de combate (Combat-SAR).
“Congratulamo-nos com a seleção da Indonésia dos nossos helicópteros H225M para a sua frota em expansão. O H225M é um helicóptero comprovado em combate que é bem visto pelos clientes militares em todo o mundo, e a encomenda adicional da Indonésia fala fortemente de sua confiança nos helicópteros da Airbus”, disse Ben Bridge, vice-presidente executivo de negócios globais da Airbus Helicopters.
“A Indonésia continua a desempenhar um papel vital para a Airbus Helicopters. Com um parceiro confiável na PTDI, estamos prontos para apoiar a disponibilidade da frota da Indonésia.”
A Airbus Helicopters e a Indonésia têm uma relação duradoura de mais de 40 anos desde 1976, quando a PTDI obteve a licença para produzir o helicóptero NBO-105. Especificamente no H225, a PTDI tornou-se um fornecedor importante da fuselagem traseira e da fuselagem principal do helicóptero em 2008, com produção total na Indonésia até 2011. As duas empresas expandiram a cooperação industrial em 2017, para incluir suporte e serviços dedicados a frota militar da Indonésia de helicópteros.
O H225M está atualmente em serviço em todo o mundo, com 88 helicópteros entregues até o momento. Recentemente, ultrapassou o marco das 100.000 horas de voo, após a sua primeira entrega à Força Aérea Francesa em 2006. Desde então, o H225M provou a sua fiabilidade e durabilidade em vários ambientes de combate e áreas de crise. Membro da família de helicópteros Super Puma, essa variante militar está atualmente em operação na França, no Brasil, no México, na Malásia, na Indonésia e na Tailândia, e foi recentemente encomendada pela Hungria, Kuwait e Cingapura.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Daí eu pergunto: cadê os “çábios” que dizem que o H225 é um “euro-bambi”, “kombosa” e coisas do gênero?
Devem estar por aí se perguntando como essa aeronave pode ter clientes.
Exato!