Por Luiz Padilha
Hovercrafts são embarcações marítimas que operam criando uma almofada de ar entre o casco do o navio e a superfície abaixo. Eles são capazes operar em quase qualquer plano razoavelmente superfície, incluindo águas rasas, gelo, vegetação, lama, troncos e detritos, corredeiras e planícies de inundação.
Griffon Hoverwork está na vanguarda da desenvolvimento de hovercrafts e tem estado envolvida na fabricação e operação de hovercrafts desde que foram concebidos pela primeira vez na década de 1950. A empresa possui Certificação ISO 9001 e ISO 18001.
Todos os hovercrafts da Griffon Hoverwork são registrados na IMO e certificados pelos membros da International Association of Classification Societies.
Projetar e fabricar os hovercrafts adaptados aos requisitos de trabalho dos clientes é o principal objetivo do fabricante, que busca assim, atender de forma específica o que cada operador necessita, construindo hovercrafts que suportam carga leve, média e pesada. Tudo pode ser personalizado para atender diferentes missão e condições ambientais.
Os fundadores da empresa realizaram a primeira operação de hovercraft, Hovertravel, em colaboração com Sir Christopher Cockerell. Os funcionários da Griffon Hoverwork têm uma longa história de trabalho na indústria de hovercraft, sustentando a excelência neste tipo de embarcação, criando novas tecnologias inovadoras.
A Griffon permite que os clientes participem de tarefas em algumas das mais diversas e inacessíveis áreas do mundo, a partir das selvas da América do Sul até os mares congelados do Báltico e Ártico. Apesar da diversidade dos requisitos dos clientes, todos eles têm uma coisa em comum: a necessidade de acessar áreas onde embarcações marinhas convencionais não podem ir.
Os hovercrafts da Griffon estão em uso por usuários que atuam nas áreas de segurança nacional e operações militares. As missões atuais incluem:
• patrulha de fronteira e vigilância
• policiamento e direitos aduaneiros
• interdição marítima e segurança de infraestrutura
• transporte de tropas e reabastecimento de tropas
• ajuda humanitária e socorro em catástrofes
• patrulha de combate ribeirinha
Vantagens no uso de Hovercrafts
Os hovercrafts da Griffon Hoverwork usam tecnologia comercialmente disponível, como motorização a diesel e usam alumínio como a estrutura primária do casco para facilitar sua manutenção e reparo no campo.
Por que escolher um hovercraft? Por que um da Griffon Hoverwork?
Segundo o Sr. Nick MacLeod-Ash, diretor de vendas da empresa, o compromisso com o cliente é primordial e isso se aplica à pontualidade da entrega da embarcação, bem como a qualidade e desempenho do hovercraft. O desempenho é comprovado através do processo de design e, finalmente, através de testes reais dos produtos, dando aos clientes o que eles exigem.
A empresa fornece treinamento para engenheiros e pilotos com profissionais experientes. O suporte pós-venda conta com pacotes de serviços e manutenção juntamente com o apoio de parceiros no país, além de serem classificados pelo Lloyds Register, DNV – GL, Registro Coreano, Guarda Costeira dos EUA e outras sociedades de classificação.
Os hovercrafts da Griffon Hoverwork são altamente adaptáveis, podendo navegar sobre quase qualquer superfície não porosa e operar a partir de qualquer terreno despreparado, praia ou rampa de lançamento.
Um dos fatores que atraem os clientes é a alta velocidade, pois são rápidos em comparação com outras embarcações e capazes de viajar até 45 nós com uma carga útil completa.
Outro fator destacado pelo Sr MacLeod-Ahs é a confiabilidade das embarcações, comprovada em dezenas de milhares de horas de operação em todo o mundo, economicamente viáveis, sendo por exemplo mais baratos de operar do que helicópteros. Sua manutenção é simples e não polui o ambiente, sem nenhuma assinatura de pressão subaquática ou hélice, não criando impacto na vida marinha.
Ao DAN/Padilha desculpa a minha ignorância mais porque o brasil nunca operou hovercracft sejam para funcoes militares, patrulhamento de fronteiras com rios, ou mesmo em ações humanitárias, terias alguma explicação plausível pra isso?
Estou ancioso pela LAAD 2019. Creio que teremos gratas surpresas.