Nascido em 02 de janeiro de 1955, na cidade de Dom Pedrito/RS, é filho do Coronel PM/RS PÉRICLES CORRÊA PUJOL e da Professora Estadual MARIA LINA LEAL PUJOL.
Foi promovido ao Posto atual em 31 de março de 2015.
Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre/RS, incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1971, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras em 15 de dezembro de 1977, tendo sido declarado Aspirante a oficial da Arma de Cavalaria.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou, também, dentre outros, os Cursos Básico Paraquedista, Operações de Informações (Curso Básico de Inteligência), Operações na Selva, Operações na Caatinga, Básico de Montanha e Operações Aeromóveis.
No exterior, realizou o Curso Avançado de Blindados na Escola de Blindados do Exército Norte-Americano, em Fort Knox, EUA. Possui, ainda, diversos cursos civis, entre eles os da Escola Nacional de Administração Pública/ENAP e o MBA Executivo, Administração de Negócios, e o de Gerenciamento de Projetos, ambos da Fundação Getúlio Vargas. Realizou, também, Cursos de Especialização em Operações de Paz do Sistema das Nações Unidas.
Durante sua vida militar, serviu no 7º e no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e no antigo Gabinete Militar da Presidência da República. Foi Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Como Oficial de Estado-Maior, serviu nos Comandos Militares da Amazônia e do Sul e foi Analista da Área Internacional, Chefe de Divisão e Subchefe no Centro de Inteligência do Exército.
No Exterior, exerceu as funções de Observador Militar das Nações UNIDAS em El Salvador – ONUSAL, América Central; e de Adido de Defesa, Naval e do Exército junto à Embaixada Brasileira no Suriname, América do Sul.
Comandou a Escola de Administração do Exército e o Colégio Militar de Salvador, na Bahia.
Como General de Brigada, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago/RS, e a Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, em Resende/RJ.
Como General de Divisão, foi Chefe do Centro de Inteligência do Exército; Comandante das Forças de Paz da MINUSTAH, no Haiti, e, Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília/DF.
Como General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, em Brasília/DF, e Comandante Militar do Sul, em Porto Alegre/RS.
Assumiu a Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia no dia 4 de maio de 2018.
Parabens a esse ex-soldado que soube reconhecer o valor da pessoa que lhe deu, a disciplina e o meio de reconhecer com amor a Pa
tria que lhe viu nascer.
Eu conheci o então 1º Tenente Pujol quando servi no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no bairro Serraria, em Porto Alegre. Foi no ano de 1980. Lembro com muito carinho de sua pessoa. Mesmo eu sendo um simples soldado, ele sempre tinha atenção e respeito por mim. Alguns anos depois de dar baixo, o encontrei em Tramandaí, com sua família. Disse-lhe que havia passado no vestibular da UFRGS, e ele sorriu de alegria. Nunca mais, havia ouvido falar dele. De vez em quando, nestes 38 anos que se passaram, me perguntava onde estaria o tenente Pujol. Ontem em um dos jornais da televisão, reconheci-o como sendo o novo Comandante do Exército, nomeado pelo Presidente eleito Jair Bolsonaro. Fiquei emocionado. Gritei chamando meu filho de 13 anos para que visse aquele homem que chegou com muita dedicação, disciplina e amor a sua pátria ao mais alto posto de sua carreira. Este é um homem de exemplo, disse-lhe. Hoje, escrevo estas palavras com muita emoção.
O semear do bem leva a uma bela trajetória de vida!! Parabéns a vocês dois, que em caminhos opostos seguiram em frente enprol do que acreditam! Deus salve a nossa pátria amada Brasil!
Parabéns Gen.Pujol! Parabéns ao nosso EB! Orgulho da Nação.