EB presta homenagem à FEB e a Rondon no 7 de setembro em Brasília

EB_709_01

Organizados em tropas a pé e motorizadas, 850 integrantes do Exército Brasileiro participaram do desfile cívico-militar da Independência na Capital do País. Somando-se às demais Forças Armadas e Forças Auxiliares, o efetivo total de militares chegou a três mil homens e mulheres. Neste ano, o Exército prestou homenagem aos 70 anos da vitória do Brasil na Segunda Guerra Mundial e aos 150 anos do nascimento do Marechal Rondon.

Em alusão à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, integrou o desfile um comboio de 24 viaturas históricas do período, que conduziam ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Batizado de “Coluna da Vitória”, o comboio foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares, cujos associados vieram de diversas capitais do Brasil especialmente para as comemorações da Semana da Pátria.

O Marechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército, foi homenageado com a presença de seu neto, que desfilou em viatura militar, trajando vestes da época de seu avô, seguido de militares com uniformes de instrução rondonianos. Também foi possível contemplar uma viatura painel, expondo imagens relativas aos feitos desse singular personagem histórico.

Ao som das bandas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e do Batalhão da Guarda Presidencial, o desfile de 7 de Setembro da Capital Federal durou cerca de uma hora e meia, sob os olhares atentos e curiosos da população, que prestigiou em peso o evento.

Pela primeira vez, houve um grupamento misto, formado por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, representando a interoperabilidade do Ministério da Defesa.

No desfile a pé, o Exército contou com a participação de seus atletas de alto rendimento, de ex-integrantes de Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e de militares da Brigada Paraquedista (RJ), dentre outras tropas, além de alunos do Colégio Militar de Brasília. No desfile motorizado e blindado, a Instituição participou com batedores motociclistas, com diversas viaturas de organizações militares de Brasília e com carros de combate dos Projetos Estratégicos da Instituição Astros 2020 (lançador de foguetes e mísseis) e Guarani (carro anfíbio, armado com sistemas de tiro controlados a distância). Já as tropas hipomóveis apresentaram 170 cavalos, da Bateria Histórica Caiena e do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, que integram as atividades de cerimonial militar da Presidência da República.

A “Pirâmide Humana” foi uma das maiores atrações do dia, composta por 30 homens, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, equilibrados em uma só moto. Outro ponto alto foi a apresentação dos Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, em uma demonstração impecável de movimentos sincronizados com fuzil, sem comando, à frente do palanque presidencial, trajando seus históricos uniformes da época do Império.

Sair da versão mobile