Brasília e Moscou iniciaram negociações sobre a compra de um novo lote de helicópteros militares, declarou o embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Guerreiro.
“O Brasil está interessado na compra de mais um lote de helicópteros russos de nova geração. Já iniciamos as conversas, e creio que, no final, chegaremos a um acordo sobre condições mutuamente vantajosas”, declarou Guerreiro à agência de notícias Interfax.
Segundo ele, a criação de uma frota de helicópteros modernos é uma tarefa urgente para o Brasil, que precisa intensificar a luta contra o tráfico de drogas.
“Helicópteros modernos facilitarão a supressão de rotas de tráfico de drogas e de todas as formas de contrabando. Assim, damos mais atenção não a helicópteros de múltiplas funções, mas aos de combate”, disse.
Além disso, Brasília estaria interessada na criação de joint ventures com a Rússia e na localização da produção de equipamentos militares em território brasileiro.
“Posso afirmar que a demanda é real, e a parte brasileira já confirmou oficialmente seu interesse em aeronaves russas”, acrescentou.
Os tipos e modelos dos helicópteros ainda não foram determinados. Segundo Guerreiro, a escolha dependerá das condições do contrato, entre elas, os preços.
Em conformidade com contrato firmado em 2008, a Rússia entregou 12 helicópteros de combate Mi-35 ao país em 2014.
FONTE: Gazeta Russa
Mas José, a patrulha marítima foi oferecida a MB… Só que situação que as coisas se encontram, melhor deixar para a FAB mesmo, até a MB concordou com isso.
O EB está mexendo seus pauzinhos para ter sua asa fixa e suas asas de ataque. Asas realmente dedicadas para ataque e reconhecimento diga-se de passagem, os Helicópteros de ataque na FAB cumprem uma gama diferente de missões das quais o EB pretende, tanto que o próprio EB descartou este tipo de aeronave.
A Tarefa numero UM de uma Força Aérea e a Defesa Aérea ,seguida da Interdição e Bombardeio , porém aqui no BRASIL ela quer ter o Monopólio das atividades aéreas , então ela abraça a Patrulha Marítima e Guerra Antisubmarina , Helicopteros de Ataque , Unidades de Apoio ao Exercito , etc , mas em suas atividades principais , deixa a desejar !!
Verdade. Cabe mesmo… Aquele hagar foi feito para abrigar até 2 Super Frelon ( achava que era só pros pumas, tinha esquecido desse bicho), que também tem mais de 6,5 metros de altura. Agora, não vejo como o CFN abdicaria de espaço no hagar para carregar o Mi-35 ali… Poderiam levar 2 AH-1Z e 2 H225M ali…
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Alguém já viu uma foto ou sabe se o Mi-35 pode ter as pás do rotor principal “dobradas” para que o heli possa ser acomodado em um hagar? Eu procurei (até em russo) e não achei nada…
O Mi-35 tem algo como 6,5 Metros de altura, o hangar do Bahia tem quanto?
Cabe.
No Bahia cabe muito bem.
Estamos discutindo modelos de helicópteros, quando acho que a questão é um pouco mais embaixo. Qual o sentido de uma força aérea operar helicópteros de ataque? Isso não existe em nenhum lugar do mundo. Lugar de helicóptero de ataque é junto das tropas terrestres, às quais ele deve prestar apoio armado imediato. Ainda mais considerando o alto nível de descoordenação operacional das forças armadas brasileiras.
Como já disse algumas vezes é mais que necessário uma nova compra de helicópteros M-35 para FAB uma vez que o Lote inicial se deu no âmbito do sistema SIVAM onde compõe uma parceria com os Super Tucanos.
Com a expansão do conceito sistema militar de proteção de fronteira do Sivam para o SISFRONT se faz necessária DUAS COISAS:
1) dois novos lotes de helis M-35 TANTO para aumentar a densidade de disponibilidade deste meio militar nas fronteiras ao norte e ao sul de Porto Velho no novo âmbito de de atendimento de toda a fronteira terrestre oeste brasileira;
2) Não só pelo implantação do SISFRONT, como também considerando a “meia vida operacional”, atrito e desfalque pela implantação do Super Tucano no EDA (Esquadrilha da Fumaça) está MAIS QUE NA HORA da FAB elaborar um programa de revitalização da sua frota atual de Super Tucanos, incorporando os avanços da aeronave desenvolvidos para a FAC (Colômbia) e para o programa LAS da USAF e fazendo uma revisão dos aviônicos. E paralelamente fazer a aquisição de aeronaves NOVAS para repor as aeronaves perdidas por atrito, as unidades retiradas do serviço operacional para o EDA e unidades adicionais (aumento de frota) pelas necessidades da implantação do SISFRONT para que se tenha novos esquadrões dedicados ao serviço do sistema ao invés do sistema atual onde o novo serviço é adicionado aos esquadrões já existentes em detrimento de outras áreas operacionais da força;
Pelo menos para mim estas necessidades já está postas e necessitam ser providas em função da decisão de implantação do SISFRONT.
alan leopodo
tanto o helis da mi-mil quanto o kamov usam variantes do mesmo motor, eu creio que o mi-28 é mais interessante pro usar os mesmos mísseis do mi-35 o ataka, mas eu gosto do kamov pela possibilidade de ejeção e o por possuir o l-370 integrado de série
O Egito foi de KA-52 pq comprou dois LHD projetados para operar com estes helicópteros… Enquanto não chegam, o que eles tem para operar é Apache.
Eu esqueceria os KA-52 em alguma força brasileira (a não ser em exercícios imaginativos,claro), se o CAVEX não está analisado, não existe muitas esperanças, na MB então… Menos ainda.
realmente amigo o kamov seria muito alem do que precisamos a nivel de america do sul . mas o Egito comprou o ka-52 , acredito que não seja tão cara como comentam a manutenção de um bicho desse . E se considerar questões logisticas de material para manutenção podemos mesmo ficar com o mi35 ou 28 , seria uma mudança muito radical o kamov por aqui .
Creio que se for para o EB será o Mi-28 pois está na concorrência do cAvEx (um ou outro Mi-26 até poderia rolar ), mas cao seja para FAB seriam mais Mi-35 para o Poti ou formar outro esquadrão.
Obs. dada a atual situação acredito que o K-52 é muito mais do que precisamos (claro que seria bom demais tê-lo) e seu valor (pelo que agrega, sistema de ejeção e afins) é muito alto.
Sds.
casp comprem mais realmente, tomara que resolvam o problema do fornecimento de peças, que sofre com a legislação russa
RR, não seria interessante o mi-26 pra fazer logistica pesada do EB em regiões de dificil acesso
Jose Luiz Esposito,
O Chinook é outra categoria de helicóptero… O Caracal é que está mais próximo do ‘Hip’, com capacidades similares… Logo, não há necessidade de Mi-17…
Não se trata de estratégia, o negócio é a forna de compensar. Acredito em um 2º grupamento dos tanques voadores.
Tomara que seje outro esquadrão de mi-35. Sempre achei que apenas um esquadrão de helicopteros de ataque para a fab era pouco.
Os Mil MI 17 seriam os ideais para o Transporte Medio/Pesado do Exercito , tem uma enorme capacidade e porta traseira , muitos melhores que os CH47 de segunda mão americanos !!
Fujamos dessas tranqueiras!
Pra é combater o tráfico e policiar os contrabandistas nas fronteiras um H145M já seria muito mais do que suficiente… E pelo menos teria injetado dinheiro no país via Helibras.
Se a ideia é equipar o EB, que respeitem o trabalho que vem sendo feito pelo CAVEX e sua escolha.
Para a MB… Ou CFN no caso, como o RR falou, não adianta ter um helicóptero se ele não cabe nos navios da força.
Para a FAB, já que se tem Mi-35, é o caminho lógico adotá-lo em maior quantidade, mas ai eu pergunto: isso é realmente uma necessidade, com tantos outros meios que precisam ainda ser renovados?
Creio que não…
se é pra policiar as fronteiras e combater o trafico de droga, acredito em mais mi-35, mas se for um heli puro de ataque pra TO quentes meu predileto é o ka-52
CFN acho difícil num curto prazo agora receber helis de ataque , EB vai de Mangusta para o ataque ( mais provável, só se o jogo mudar a favor do MI-28M ) , resta a FAB ( que eu acredito mais ).
Amigos,
Se é pra dotar o CFN de um helicóptero de ataque, que seja alguma coisa que possa ser acomodada com folga em navios aeródromos e de desembarque. Ou seja: Cobra.
O lugar de tipos como o ‘Hind’ é no Exército.
Cara.. tomara que finalize essas aquisições de forma transparentes e com valores de mercado e financiamento do brics não do BNDS ou que não retire orçamentos de outros projetos e que claro que teremos uma barganha maior por ser parceiro comercial, e pode ter certeza que os EUA tentaram persuadir para compra de equipamentos americanos sem transferencia de tecnologia e com valores de manutenção exorbitantes.
ka-52 para o CFN !!rsrrsrsr
mi-35 para o CFN !!!
Sinceramente alguns não enxergam que é ou compra nossos equipamentos ou boicotamos a carne de vcs. Daí alguns levam pra politicagem.Chamar de “militontos” e não reconhecer o investimento de Lula nas FAs é no mínimo falta de informação. Não foram somente equipamentos de prateleira. Foi investimento com ampliação exponencial da indústria de defesa. Mas cada um enxerga apenas oque quer ver.
espero que venha o MI-28, ano passado seria um dos concorrentes de aquisição para o EB, e se for isso, tomara que venha alguns de transporte também, o MI-26 não seria nada mal
Mais asa rotativa de ataque?
Espero que não estejam querendo atropelar os estudos e a decisão do CAVEX via politicagem…
O governo atual fazendo uma compra de armamentos na Russia e buscando uma joint venture é um chute na canela.
Os russos estão querendo equiparar a balança comercial que hoje está favorável ao brasil já que a compra do Pantsir está em banho maria que venha mais hélices.
bem provável , mas o exercito rejeitou o mi-35 então se vier este sera para a FAB e so pra equilibrar a balança comercial
Se for para o EB prefiro o MI-28, gostaria que nesse pacote estivesse helicópteros de transporte.
abraço
Certamente deverá ser um novo lote de Mi-35 (12 Unidades, provavelmente para aumentar a dotação do Esquadrão Poti,ou criar um novo esquadrão de Mi-35 da FAB.
A reportagem fala em tráfico de drogas nas fronteiras ,e isso me lembra mais o MI-35 , e que seja bem vindo claro !
ka-52 – mi-28 por favor
Pois que venham mais Mi-35 para a Fab e uns Mi-28 para o EB, ainda mais que agora a nova versão, Mi-28MN ficou mais moderna (e bonita).
Sds.
Seria bom uma frota com helicópteros com uma maior autonomia… Se não me engano, os Mi-35 possuem uma autonomia baixíssima… Duas a três horas no máximo! Que se formos calcular, se for duas horas, calculemos que ele so possui um hora de raio de ação, pois terá uma apenas para voltar a base… Acho muito curto!
Mas é uma baita noticia ??
Também fiquei interessado em saber qual será o modelo e pra onde será que vai para o Eb ou a Fab ? Mas acho que tudo ñ passar de movimentos políticos.
Boa notícia !
Seria bom virem os melhores helicópteros russos, os mais modernos, e não modelos mais antigos…..
Boa, fiquei curioso pra saber quais os modelos que está em negociação.