Na manhã do dia 19 de julho, o Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI) Maracanã, atendendo à demanda do MetrôRio, coordenou uma ação simulada de ameaça terrorista na Estação Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. No treinamento, equipes especializadas em antiterrorismo das Forças Especiais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira retomaram a composição do metrô, que havia sido invadida por um terrorista, usando táticas de incursão e tiro seletivo.
Segundo o Diretor de Operações do MetrôRio, “essa foi uma valiosa oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e contribuiu para a nossa preparação, a fim de atuar em situações de emergência”. Para o Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo (CCPCT), o treinamento tem por objetivo ambientar os militares nos locais de atuação, além de ser um momento para lapidar os meses de preparação.
O evento, que envolveu 120 profissionais das Forças Armadas e do MetrôRio, foi mais uma simulação de segurança, visando aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
FONTE e FOTOS: EB