Novo caça stealth é ‘carne morta’ em um combate aéreo!
Por David Axe
Um piloto de teste tem más notícias sobre o F-35 Joint Strike Fighter. O novo caça stealth mais caro do mundo, não pode virar ou subir rápido o suficiente para combater um avião inimigo durante um Dogfight ou se esquivar dos tiros do inimigo, relatou o piloto de testes após um dia de combates aéreos simulados em janeiro.
“O F-35 estava com distinta desvantagem de energia”, escreveu o piloto sem nome em cinco páginas obtidas pelo site de notícias “War is Boring”. O debriefing não é ‘classificado’, mas “apenas para uso oficial.”
O relatório do piloto de teste é a mais recente evidência de problemas fundamentais do projeto do F-35, que, a um custo total do programa de mais de um trilhão de dólares, é a arma mais cara da história.
A Força Aérea dos EUA, Marinha e Fuzileiros Navais, para não mencionar as forças aéreas e marinhas de mais de uma dúzia de países aliados dos EUA, estão contando com o JSF fabricados pela Lockheed Martin, para substituir muitos, se não a maioria de seus caças atuais.
E isso significa que, dentro de algumas décadas, os pilotos americanos e aliados, vão voar para a batalha em um caça inferior, um caça que poderá mata-los e custará o controle da arena de combate aérea para os Estados Unidos.
O teste decisivo ocorreu em 14 de janeiro de 2015, aparentemente dentro do Sea Test Range sobre o Oceano Pacífico perto de Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia. O caça monoplace F-35A com a designação “AF-02”, um dos mais antigos JSFs na Força Aérea, decolou ao lado de caça F-16D Bloco 40, um dos modelos de caças que supõe-se o F-35 irá substituir.
Os dois caças realizaram combates em uma batalha aérea simulada, que a Força Aérea organizou especificamente para testar as qualidades do F-35 em um ‘dogfight’ que envolve altos ângulos de ataque, ou AoA, e “aggressive stick/pedal inputs.”
Em outras palavras, o piloto do F-35 iria voar seu caça de uma forma agressiva, fazendo manobras a fim de “derrubar” o F-16, cujo piloto estaria fazendo seu melhor para fugir e matar o F-35.
“A avaliação incidiu sobre a eficácia global das aeronaves na realização de várias manobras especificadas em um ambiente dinâmico”, escreveu o piloto de testes do F-35.
“Esta consistia em manobras tradicionais básicas do caça em configurações ofensivas, defensivas e neutros em altitudes que variaram de 10.000 a 30.000 pés.”
O F-35 estava voando “limpo”, sem armas em seu compartimento de bombas ou sob suas asas e fuselagem. O F-16, ao contrário, estava transportando dois tanques volumosos, colocando o jato mais velho em desvantagem aerodinâmica.
Mas a vantagem do JSF não o ajudou no final. O caça stealth revelou-se demasiado lento para derrotar de forma confiável o F-16, mesmo com o F-16 carregando tanques de combustível extras. “Mesmo com a configuração limitada do F-16, o F-35A permaneceu em desvantagem de energia para cada manobra”, relatou o piloto.
O relatório de cinco páginas do caça derrotado está repleto de queixas condenando a parte aerodinâmica do JSF. “Insufficient pitch rate.” “Déficit de energia nas manobras em comparação ao inimigo”. “As qualidades de vôo com ângulos de ataque (20-26 graus) não eram favoráveis.”
O piloto do F-35 tentou acertar o F-16, com o canhão de 25mm, mas o F-16 se esquivou facilmente. “Em vez de pegar o inimigo desprevenido e acerta-lo, o caça teve uma capacidade de manobra muito lenta, permitindo ao F-16, tempo suficiente para fintar, antes de alcançar uma solução para disparo”, reclamou o piloto do F-35.
E quando o piloto do F-16 virou o jogo sobre o F-35, manobrando para colocar o caça stealth em sua própria mira, o piloto do F-35 descobriu que não podia manobrar para fugir do caminho, devido a “lack of nose rate.”
O piloto F-35 veio a público e disse que, se você está voando um JSF, não há como entrar em um dogfight sustentado com outro caça. Deus te ajude se o inimigo te surpreender, você não terá opção para combate-lo.
O piloto do JSF encontrou apenas uma maneira de ganhar um combate de curto alcance ar-ar, através da realização de uma manobra muito específica. “Uma vez estabelecida um alto ângulo de ataque AoA, colocar o leme full gerando uma taxa de guinada rápida o suficiente para criar ângulos de posição com oportunidades para apontar para disparar os mísseis.”
Mas há um problema, esta manobra de deslizamento sangra rápido a energia. “A técnica exige um compromisso com a perda de energia e foi uma oportunidade temporária antes de precisar recuperar a energia,e finalmente voltar para a defensiva novamente.” Em outras palavras, tentar o truque uma vez, e o piloto do F-35 está sem opções e para fugir rápido.
E para adicionar insulto à injúria, o piloto do JSF descobriu que ele não poderia mover a cabeça dentro do cockpit apertado durante a manobra de evasão. “O capacete era grande demais para o espaço tornando impossível ver adequadamente por trás da aeronave.” Isso permitiu que o F-16 a deslocasse sobre ele.
No final, o F-35, o único novo avião de combate que os Estados Unidos e a maioria de seus aliados estão desenvolvendo, é comprovadamente inferior em um duelo com o F-16, que a Força Aérea dos Estados Unidos adquiriu no final dos anos 70.
O piloto de teste explicou que ele também voou caças-bombardeiros F-15E e encontrou o F-35 “substancialmente inferior” ao caça mais velho, quando se trata de gestão de energia em um dogfight.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
NOTA DO EDITOR: Como pode se observar, a FAB fez uma excelente escolha, pois seu futuro caça, o Gripen E/F, não carece de qualidade em questão de manobrabilidade em um dogfight!
Se o F-117 que tem um RCS igual do F-35 foi derrubado por um antigo SA-3 então não me admira que os novos BUK-M2 possam fazer o mesmo
Resumindo a “bagaça”,o F35 não presta em UM DOG FIGHT e pronto.
Quem disse foi um piloto da USAF,será que o cara é mentiroso,acho que não ,né.
Ou tem alguém aqui que pode contradizer o Piloto Americano?
Farias
Nem ia responder mas achei que fosse válido lhe dizer que se a coisa funcionar assim como o amigo diz não existirão mais debates… Não preciso ter visto nem voado em um F-35 para expressar uma opinião e defendê-la… para isso existem centenas de fontes e sites especializados para os admiradores de tecnologias bélicas buscarem informações… se tiver alguém aqui que já voou um F-35 este sim seria o mais indicado para falar a respeito e eu apenas o faria perguntas e procuraria aprender alguma coisa.
Quanto a briga de torcida você está certo… ficou parecendo mesmo porque tem muito cara chorão sem argumento que fica policiando a conversa dos outros e não sabe perder e resolve apelar.
Editores por tres vezes eu tentei reponder ao josedavi logo acima, e ate agora meu comentario nao foi postado…
Fernando, é política do DAN não liberar comentários que indiquem ou encaminhem para outros sites de Defesa. Agradecemos sua compreensão.
Poxa ,que isso!
Se voce porcura pelo AN/ALR-94 acho que voce pode encontrar as capacidades desse sensor.
Será que algum dos comentaristas já viu voou em um F35 ou em um Su35? Se não como podem comentar sobre estes aviões? Só vejo aqui duas torcidas uma pró e outra contra.
Percebo que os colegas.
Falam em F-35 contra um sistema, mas se esquecem que isso não existe!
É o sistema americano contra o o sistema russo, ou sistema israelense contra sistema saudita.
Discuitr F-35 ( como se ele lutasse sozinho) vs Rússia é de uma ingenuidade imensa e que de manira nenhuma reflete ou chega perto da realidade.
É total falta de capacidade de interpretação.
Modesta parte eu sempre vinha comentando que dogfight é conceito antigo de combate que o país que luta nele jas derrotado.Pois nova geração de agora é detectar centenas de kilômetros o inimigo e mandar um míssil longo alcançe e boom. Veja bem cada caso é um caso o F,35 A se deu mal porqe foi uma simulação de desempenho em dog fight o F-35A
permaneceu em desvantagem de
energia para cada manobra que fazia of course não foi desenvolvido para luta de perto + se tivessem feito outra simulação tipo detectar o inimigo a uma grande distançia e aniquilalo,sem dúvida o F 16\15 ou se fosse um F 5M estariam na vala.
Vamos esperar quando o F-35 for entregue e estiver operacional pela força aérea israelense,para saber o que os pilotos tem a dizer sobre seu desempenho já que certamente os F-35 da IAF serão os primeiros a terem seu batismo de fogo.
A quem interessar saber mais sobre alcance de detecção de alvos stealth por radares VHF , a melhor referencia que encontrei foi no site ausairpower.com escrito pelo Dr, Carlo Kopp.
Entrando nesse site você se depara com vários tópicos bastante técnicos e até didáticos… um deles em especial diz respeito ao assunto “NRBO SVU/M counter VLO radar analisys”, entrem nesse tópico…
Ao acessar a matéria tem uma descrição detalhada do funcionamento dos radares de baixa frequencia e quase no final da matéria há um gráfico com as curvas de detecção dos variados modelos de radares VHF frente a aeronaves com RCSs de 0,001 a 10 m² para serem confrontados na tabela com as distancias a que os contatos são detectados…
Analisando a curva do radar NEBO RLM e levando em consideração que o RCS de um F-35 é de 0,1 m² e não 0,01 como nosso amigo RR declara, obtemos que a distancia de detecção de um F-35 fica na casa dos 120 Nautical Miles, algo em torno de 220km…
Se considerarmos que o F-35 penetre num voo supercruzeiro a mach 1 e fazendo uma regra de três simples temos que esse caça levará cerca de 10 minutos para percorrer essa distancia… tempo suficiente para a aviação frontal decolar alguns interceptadores para o combate aéreo.
Supondo o lógico que seria que esses radares VHF NEBO assim como os detectores passivos VERA sejam instalados bem no limite da fronteira para alerta imediato e que os alvos dos F-35 estejam a 500 km a dentro do território temos 35 minutos antes que esses vetores estivessem sobre o alvo…
Prevendo o mais óbvio que sejam realizado ataques com armas stand off como o JSM por exemplo assim que sejam detectados atacando com suas armas e fugindo esses mísseis de cruzeiro terão que percorrer os 500 km a mach 0,8 ficando vulneráveis a baterias especializadas contra armas de precisão como o TOR e o PANTSIR, e lembrando que cada F-35 só carrega apenas 1 JSM, se carregar mais nas subalares perde toda sua configuração VLO e fica ainda mais vulnerável a detecção…
Enfim resumindo, é um caça muito bom sim, disso ninguém duvida, mas não possui a fórmula mágica da vitória, muito pelo contrário terá que se fazer valer de todas as suas possibilidades para tentar obter alguma vantagem e fazer valer os trilhões investidos nele…
Caro Topol…
Queira desculpar… Mas não achei uma única fonte sequer que ateste o RCS do F-35 como 0,1m2… Praticamente todas as fontes que encontrei citam RCS abaixo de 0,01m2… Aliás, VLO é justamente qualquer coisa que tenha menos que 0,01 m2; e o F-35 é considerado VLO. Por tanto, se o amigo puder indicar uma, tenha a gentileza…
0,1m2 é normalmente atribuído ao setor frontal de caças de geração 4.5, como Rafale e Typhoon em configuração limpa… É provável que esse dado que obteve acerca do F-35 deve ser com o dito cujo com algum penduricalho… E seja como for, tudo o que existe na net é estimativa…
O F-35 carregará dois JSM em suas duas baias, e não apenas um…
Não ha ação aérea que não comece pelo desmantelamento da defesa aérea, o que implica em destruir os sistemas SAM adversários e seus radares… Em outras palavras, os primeiros alvos de qualquer campanha aérea serão justamente sistemas SAM e sua rede de radares… Nenhum outro alvo é atacado antes que as defesas aéreas já tenham sido, de alguma forma, golpeadas… E experiências de combate mostram claramente o perigoso que é manter radares acessos muito tempo… Enfim, somente o NEBO não vai bastar se a ideia for engajar a caça inimiga com interceptores, posto que seu alcance limitado não permitirá uma localização antes que as armas sejam lançadas contra as defesas; a menos que o adversário se limite a usar armas de alcance reduzido e tenha que se aproximar, o que dificilmente será o caso de uma força da OTAN, em um primeiro momento. Contudo, é claro que não existe somente ele, existindo outros tipos que podem ser uteis…
Na real, defesas aéreas cada vez mais são usadas apenas havendo oportunidade… Liga-se o radar por alguns segundos, varre-se o espaço aéreo em busca de contatos, e desliga-o antes que qualquer intruso tenha a chance de ter a localização precisa… Se houver alguém na área, tenta-se usar algum sistema diretor de tiro para se obter uma solução de tiro ( e aí está o problema, posto os radares diretores normalmente funcionarem em banda/frequências que não se adequam ao stealth… ), lança-se um petardo, e torce-se para a cabeça de busca resolver o resto… Talvez seja até possível lançar o míssil com os dados do próprio radar de vigilância/aquisição VHF, mas a coisa aí vai ser muito menos precisa… E depois, muda-se rápido de lugar, pois os SEAD estarão no encalço…
O mais já conversamos anteriormente. Haverá iscas aerolançadas ( lançadas as centenas ), ECM de aeronaves dedicadas, mísseis de cruzeiro, etc, etc, etc… Repito: NADA vai resistir a um ataque de saturação… E isso vale para os todos os lados…
Por fim, concordo absolutamente que o F-35 não é nenhuma arma mágica. Concordo que aeronaves cairão ( principalmente se não forem empregadas corretamente )… Mas se entregar tudo o que promete, pode proporcionar uma vantagem decisiva…
Entre em seu navegador e digite:
“F-35 has beach ball-size RCS of 0.15m2”
Pode escolher alguma das fontes que vão aparecer… embora seja a versão de exportação em questão.
Todas as fontes tem basicamente a mesma fonte original.
São vários textos escritos com base em uma ou duas fontes iniciais.
Não são várias fontes.
Topol
Grato pela dica. Vou pesquisar.
Eis algumas da fontes que me serviram de base:
http://www.globalsecurity.org/military/word/stealth-aircraft-rcs.htm ( 0,005m2 para o F-35 ).
http://www.alternatewars.com/BBOW/Radar/Radar Targets.htm ( atesta 0,00143m2 para o F-35A ). Tabela bem interessante.
Por fim, devemos ter consciência de que todos esses dados são meras estimativas. Os valores reais certamente são secretos…
Logo mais abaixo tem o diagrama funcional típico de um engajamento de um F-35 por uma bateria S-400 Triumph auxiliada por um radar VHF NEBO SVU inclusive mostra claramente como sedá o guiamento do míssil 48N6 até o alvo…
Sim Topol.
Alguém teve acesso aos dados secretos de RCS do F-35 e aos dados também secretos de o S-400.
Não dá para sair acreditando em tudo que se lê na internet.
Carlo kopp?
Se depender o kopp os americanos se escondem em baixo da terra.
Tá bom…
São dados bastante confiáveis escritos por uma das maiores autoridades mundiais no assunto… e ainda com explicações didáticas e provas baseada nos dados divulgados .
Não leve a mal camarada deagol, até porque não é minha intenção ofendê-lo, mas confio muito mais nas informações de um site respeitado no mundo todo do que nas coisas que você escreve.
Desculpa amigo mas o Carlo Kopp precisa ser encarado com (muitas) reservas. Segundo consta ele pediu uma boquinha no programa JSF lá na Austrália e como foi recusado, passou a atacar o mesmo….
O problema é que só são válidos os dados que favorecem a sua preferência. Em outras discussões acontece o mesmo.
Você está discutindo F-35 vs Rússia.
E não USNavy e USAF contra a Rússia.
Isso não está certo
Se esquece que o F-35 faz parte de um sistema muito maior que inclui, estratégias, táticas, armas stand-off, despistadores, alvos falsos, guerra eletrônica, inteligência, multiplicadores de força, reconhecimento e tudo mais.
O F-35 foi projetado para custar 90 milhões de dólares. Ninguém espera que faça milagres ou que valha por 5 Flankers.
O que se espera é que saibam tirar vantagem de suas qualidades.
Confesso que fiquei um pouco ofendido com o seu sarcasmo ( não foi a primeira vez), pois respeito sua opinião e muitas vezes evito contrariá-lo para não parecer implicância ou intolerância.
Você não precisa acreditar em mim.
Não passo de um entusiasta, e não tenho a menor condição de fazer análises com dados secretos.
Eu procuro fundamento no que escrevo, até hoje, por sorte, nenhuma das minhas conclusões se mostrou errada. Isso porque não tomo como certeza algo hipotético e avalio as os pontos de vista opostos antes de escrever.
Todo os aviões são vulneráveis, amigo.
Posso usar sua lógica e dizer que caças russos perdem porque serão abatidos a longas distâncias por não serem furtivos! Simples
Depois ponho um ponto final e ignoro todo o resto.
Estão muito mais preocupados em provar que o caça não é grande coisa do que em entender como ele pode ser usado.
Não entendo. Qual a base para dizer que furtividade não pode evoluir, por exemplo?
O mundo inteiro investe em aeronaves furtivas, cada vez mais. Devo acreditar em você ou nas escolhas de todas as forças aéreas do Mundo?
O F-35 um caça médio que leva vantagem por ser furtivo e ter eletrônica mais avançada. Não se espera que dê uma surra na Rússia ou n a China sozinho.
Mais fácil os caças russos acertarem um R-74 do que entrar em dogfight.
Se entrar em copro a corpo com canhão provavelmente perderá, mas exatamente o que vem sendo dito nos últimos 15 anos.
Também é mais ou menos isso que as minhas contas de padaria indicavam.
Vou parar por aqui e deixo o amigo com a última palavra.
Tá ok, relaxa deagol…
……………com a “gaita” que gastaram nesta “cacatua” daria pra pagar Prosub,Pronae,Prosuper,todos os Guaranis,reforma dos A-4,dos F-5,AMX,Gripen,desenvolvimento de todos os mísseis brasileiros,conserto de toda frota da Marinha mais a construção de um novo Nae e dois navios doca,compra do Pantsir, tuuuudo junto… e ainda sobrava uma rebarba …….mas…como diz o povão…quem nasceu tatú tem que morrer cavando…………..
Dogtight é coisa do passado. As inovações tecnológicas revolucionaram o combate aéreo desde Misseis BVR, sensores, radares AESA, e ainda a furtividade, tudo isso não existia no tempo dos primeiros caças, os caças da segunda guerra emanaram o dogfight por natureza, na guerra fria idem, mas esse conceito ficou desfasado no tempo, hoje em dia , não faz sentido haver dogfight, os radares tiveram uma evolução exponencial em termos de alcance, o domínio do campo de combate aéreo ficou reduzido a cálculos computacionais bastante precisos, a perícia já não é humana, é robótica, é de maquinas, estamos na era da inteligência artificial, O F-35 será ultimo grande caça pilotado por um humano.
Parabéns ao DAN pela oportunidade da matéria, que expôs inúmeros debates, ao final sou obrigado a concordar plenamente, Gripen E/F, uma opção de valor!
Os russófilos piar no ensaio.
Leonardo, VC deve saber muito bem porque países ocidentais não compram Su-30, 35 e a razão está muito longe de falta de tecnologia por parte dos Russos, menos né Leonardo, assim fica parecendo debate de aluno de 2 grau. Repare bem o que o piloto de testes disse, esse é o assunto que fez o DAN expor este tópico para debate e não o de adivinhações e opiniões ideológicas. Um abraço.
Uma das razões é a falta de tecnologia e credibilidade da Rússia.
Já viu aviões russos ganharem alguma concorrência em países neutros?
Os sukhois só vendem em acordos intergovernamentais.
A Rússia deve agradecer o embargo ocidental contra a China, caso contrário seria como na Índia, onde os russos perdem praticamente todas as licitações mesmo com um produto mais barato.
Popeye só disse verdade cara, não tenho idéais filósóficos não.
Acredito sucesso está ligado às suas vendas.
Qual foi a última venda dos Sukhoi?? Em 2006 para Hugo Chaves??
Só esse ano eu vi várias reportagens aqui no DAN de vendas dos Rafales, para Egito, Qatar e India, e Emirados Árabes disseram que vão comprar também os caças franceses.
E F35 aquele monte de países citei lá em cima, fora os países estão na fila de espera.
Sds
Sukhoi SU 30 : 2010 Uganda,2013 Angola,2014 Argélia.
Leonardo você escreve muita bobagem, na boa bicho, pega leve, baixa a bola aí a puxação de saco ta muito doentia…
Vietnã 12 SU-30 MKII
Angola 12 SU-30 MKII
China 48 SU-35BM
Isso que eu nem pesquisei nada, foi só o que me veio em mente agora… e o que isso tem a ver com o tópico ? Essa guerrinha fria que você e outros carinhas aí ficam fazendo é bastante chato de se ler…
Se eu e outros camaradas forem responder a vocês a altura esse debate acaba virando uma porcaria, portanto sugiro que atentem mais ao tópico e deixe as paixões mais de lado e procurem ter mais coerência e isenção nos comentários.
kkkkkkkkkkk
nunca me esqueço quando ele disse que a russia não possui tecnologia de motores “flexibilizados” e que o F-22 decola verticalmente
Penso que o F-35 será um vetor considerável em batalhas de longas distâncias, dadas suas características que antecipam informações sobre seu adversário, mas é preciso considerar que um dia e creio que não demorará, os radares que conseguem visualizar o F-35 estarão implantados, e ainda que isso demore 10 anos – pelo que me consta já existe esse tipo de radar, apesar de ser um trambolho -ele sera inplantado, levando a vantagem do F-35 como caça stealth a zero, não só ele mas como todos os caças desta linhagem “invisivel”.
O F-35 é um bom caça, mas acredito que os EUA gastaram muitas fichas desnecessárias nele, podendo levar dois ou mais projetos concomitantes para assegurar sua superioridade aérea, que em breve poderá estar superada.
Essa é a mesma previsão que eu faço Arc… a tecnologia stealth já alcançou seu ápice operacional e a partir de agora cada vez mais estarão vulneráveis frente as novas técnicas de detecção…
Ao contrário.
A tecnologia Stealth continuará sendo aprimorada no futuro.
Todas as tecnologias evoluem, por que a furtividade seria diferente?
Confirma exatamente o que eu digo aqui.
deagol
existem limites para tudo.
existe limite para a velocidade, existe limite para a profundidade, limite de força, limite de alcance, limites de temperatura, limites de torque, etc… assim como também existe limite de redução de RCS que já está no seu limite…. O RCS do Raptor é alegado como sendo igual a “areia de mármore no radar” , não tem como diminuir mais do que isso.
Já com os radares não é assim, novas formas de onda e combinação de sensores detecção passivos e ondas VHF usando o conceito de “Half Wavelenght Ressonance” tem se mostrado promissores… veja os radares instalados nos 52C chineses e saiba que já estão em andamento projetos para acomodar sistemas de detecção por esse método pequenos o bastante para serem acomodados em radomes.
Não me leve a mal, Topol.
Mas qual é o embasamento para dizer que o Stealth não tem para onde evoluir?
Qual o seu conhecimento sobre esses materiais e sobre o comportamento das ondas de rádio sobre as formas das aeronaves?
O próprio F-35 foi planejado para possibilitar a substituição dos materiais furtivos no futuro caso necessário.
Ninguém ganha nada com esse tipo comentário sem base nenhuma.
Análise de X vs Y ( que excluem todos os fatores que nos desagradam ) não são muito úteis, além disso podem ser feitas por qualquer um.
Tá ok deagol
Caro PROUD, Através da sua informação posso deduzir que o piloto de testes americano não está bem das suas faculdades mentais, pois ele afirmou exatamente o contrário. Os pilotos de testes norte americanos pelo que sei, também não brincam em serviço.
Esse pessoal que fala F35 é jaca, é fracasso, me desculpem falar, mas isso é inveja.
Pois hoje dogfight está em extinção. Se caso os F35 acabarem os foguetes eles simplesmente retornam para base, os americanos colocam os F22 pitbulls, aí terminar a parada.
Tem video que colocaram simulador do F35 em NYC, o Helmet dele é o melhor do mundo junto com F22. O piloto consegue ver todos sensores no seu capacete, assim aumentando a performance em vista da tela do cokpit.
Os russos e chineses estão longe dessa tecnólogia de Helmet. Somente a furtividade, já estão apanhando um bocado.
Outra, se fosse um fracasso, o Pentagono não teria encomendado 2500 unidades. Não teriam Canadá, Reino Unido, Austrália, Israel, Turquia, Japão, Koréia do Sul, Holanda, Itália, Noruega, participando das compras, mostrando seu sucesso de vendas da Lockeed Martin.
Enquanto isso, alguém tem notícias da últimas vendas do Su-30, 35 e J-10??
Até o considerado “jaca” Rafale está vendendo mais que Su-30 ultimamente.
Sds
Falam do F-35 porque caças russos não tem furtividade.
Por isso eles tem que provar que a furtividade é quase inútil.
E ainda se esquecem da capacidade de guerra eletrônica do radar e dos sistemas israelenses que serão instalados.
Deagol, repire e conte até dez… ninguém falou que stealth é uma porcaria imprestável… só estamos falando que ele perde boa parte de sua vantagem a cada nova geração de radares e técnicas integradas de detecção… e perdendo sua principal qualidade ele passa a ser não mais que um caça comum e ainda por cima ruim de manobra, ruim de carga e lento…
É cansativo ler tanta bobagem.
Você acredita em super manobrabilidade em velocidade supersônica a 15 km de altitude.
Não é grande coisa decorar o que se lê na internet.
O difícil é interpretar.
Decorar números eu fazia quando tinha 14 anos.
Caro Topol.
Gostaria de lhe pedir educadamente para parar com o sarcasmo.
Pois vejo comentários seus, ricos em informação e detalhes, mas muito pobres em capacidade de interpretação e, mesmo assim, não sou sarcástico ou irônico com você.
Eu já passei dessa fase em que o sujeito decora tudo o que lê e acha que é entendido.
Com todo o respeito, amigo.
Um pouco de humildade não faz mal a ninguém.
Não fui sarcástico Deagol,
Estou falando na real mesmo, o senhor adora uma briguinha guerrinha fria, onde o vale tudo e a apelação eram corriqueiras e diárias! eu mesmo cansei de ver isso lá no PB… discussões ridículas… estou lhe advertindo para que não traga essa mazela para nossos debates também.
Espero que não me leve a mal… humildade é reflexo de um respeito que deve ser conquistado e mantido.
Atenção senhores, o dogfight não existe mais em uma força tecnologicamente avançada como a americana. Simples assim.
Vi um colega lá em cima dizendo que os russos podem estar certos abrindo mão da furtividade pela supermanobrabilidade.
Concordo em parte, eu substituiria supermanobrabilidade por disponibilidade.
Mas também acho que os russos podem estar certos.
Podem.
mas o f-22 e a mistura de furtividade co supermanobrabilidade…
Eu vê alguns comentando sobre os Gripen, a única desvantagem dele é por não ser furtivo, fora isso o Gripen bate de frente com qualquer caça de 4,5 geração. O que vai diferenciar vai ser o preparo do piloto e forma que vai ser operado teatro de combate.
O gripen é um caça de 4,5 geração
Quando os EUA projetam um sistema de armas eles não brincam em serviço.
O F-35 foi projetado para resolver o embate no BVR e possuem fusão de dados que pode-se afirmar que o piloto americano sequer tenha a necessidade de manobrar este avançado caça.
Repito: Não há necessidade de manobrar o caça! O piloto “enxerga” através da “lataria” do caça.
Se o avião não precisa manobrar e só precisa disparar os mísseis, melhor utilizar um 737 cheio de mísseis, lança-los e dar meia volta. Na verdade o F35 é a maior vergonha, o maior desastre da indústria aeroespacial do planeta. Até no Brasil daria uma CPI.
Falou o nosso “Ixpexialixta” de aviação. Provavelmente deve ser alguma viúva do Sukhoi….
Um avião de”caça” que voa como uma jaca, que custou um trilhão de dólares… convenhamos que o 737 faz a mesma coisa sem custos adicionais. Não precisa ser um especialista como você ?
Comparação com o 737 é risível.
O problema das viuvinha da Sukhoi como você é que se impressionam demais com as piruetas dos caças russos em shows aéreos e acham que combates aéreos se resumem a isso….rs!
Um avião que suporta 9 G , voa a velocidades supersonicas , opera o que tem de mais moderno do combate BVR , ser substituido por um avião comercial , que nem sendo puxado por outro alcançará velocidade super-sonica , por mais que “poderia” carregar muitos misseis , idai ? Se ele é abatido os misseis também decem junto , no F-35 é bem mais dificil.Você é muito ignorante cara.
Proud, estamos falando de dogfights, e nesse tipo de combate essencialmente se usa os canhões, ou seja o piloto prescisa manobrar o avião para apontar o canhão, nao importa se o piloto pode enxergar atraves da lataria se ele nao consegue apontar canhão antes que o inimigo o faça, nesse caso eu prefiro mil vezes estar dentro de um flanker ou um delta canard.
quem acompanha o projeto JSF desde o começo, sabe que o f-35 de longe se sairia bem de um dogfight com outro caça, afinal, eu nunca ouvir falar que uma das especialidades do f-35 fosse dogfiht…
o f-35 e um caça bombardeiro bem diferente do f-22, o f-35 tem precisão de acertar até mesmo uma chaminé uma coisa que somente o f-117 conseguia fazer,….
em termos reais, o f-35 nunca iria enfrentar um f-16 cara a cara, pois o radar AESA do f-35 detectaria o f-16 a mais de 300km de distancia, e lançaria um aim-120 nele…… simples
Yuri, ate onde eu sei o alcance maximo do radar do F35 e 240km
é…..contando que o APG-77 do f-22 tem um alcance de mais ou menos 200km, o AN/APG-81 deve ter mesmo, um alcance entre 240 a 300 km..
Eles desenvolveram varias tecnologias no desenvolvimento, manteram varias linhas de produçao funcionando e fizeram a lockheed martin bem mais rica que era o objetivo!
O desempenho do F-35 é creditado no BVR, na sua eletrônica avançada e na sua FURTIVIDADE FRONTAL.
Eu já disse isso mais de uma vez e o resultado deste teste me mostra uma coisa que eu já tinha intuído é ainda mais GRAVE do que eu havia pensado.
Se numa configuração LIMPA e FURTIVA o desempenho do F-35 é tão ruim no dogfight…
Isso tem uma gravíssima repercussão…
No caso de uma conflagração de grande porte, por exemplo, os F-35 israelenses tiverem que levantar voo armando os seus armamentos externos para fazer face aos F-15 SA sauditas armados com 8 AIM-9X Sidewinder e 8 AIM-120 AMRAAM o seu desempenho aéreo e sua furtividade estarão tão degradadas que o embate terá cores de tragédia anunciada.
Quando os F-35 esgotarem sua carga terão que retornar para suas bases e estarão expostos aos IRST e aos radares dos F-15 e Typhoons sauditas e os F-35 sem munição e sem furtividade a ré se defrontarão com mais uma CLARA deficiência do projeto JSF…
Os F-35 israelenses são MUITO MAIS LENTOS que os F-15 e Typhoons sauditas e não poderão sequer FUGIR do seu destino cruel, não o de perder um eventual dogfighting, mas de vir a ser CERTAMENTE o UNDER DOG nesta situação de ter de se retirar do TO na batalha aérea….
Se for SPOTADO por um caça 4,5 geração ainda armado vai para baixo do velho cachorro, maior e mais rápido…
Se for spotado por um caça 4,5 G vai para baixo do velho cachorro?
De onde você tira essas conclusões?
DO FATO conhecido que por ser um 5ª geração LOW do F-22 o projeto do JSF F-35 só possui furtividade quando atacando e com sua seção FRONTAL virada para o inimigo.
SEMPRE disse que face a baixa capacidade de carga, falta de furtividade no setor traseiro e BAIXA velocidade máxima do F-35 ele é muito forte chegando no TO aéreo mas se ele não eliminar a oposição na primeira vaga de ataque ou não dispor de uma massacrante superioridade de aeronaves, no momento mais ou menos inevitável de ter de retirar-se do TO aéreo para se re-armar se os oponentes conseguiram (no todo ou em parte) sobreviverem com suas contra-medidas, super-manobrabilidade e habilidade de voo…
Os caças sobreviventes abrirão caça aos F-35 em retorno, armados, com o IRST em alerta procurando o bocal de sua turbina e com um significativa superioridade de velocidade…
Uma situação NADA AGRADÁVEL para o piloto do F-35 que com seu capacete grande não pode olhar para trás.
Em ALGUM momento de uma batalha aérea REAL o armamento missílistico ACABA e você TEM de retornar a sua base e dependerá somente de velocidade velocidade e do seu canhão para enfrentar uma aeronave inimiga que venha em sua perseguição…
Contundente Resende.
Gilberto,
Não há nada que indique que não haja alguma furtividade traseira no F-35…
As técnicas de forma são claramente presentes nas estruturas traseiras… Ela pode até ser menor, mas não inexistente…
Quanto ao IRST, vai depender do que o F-35 estará fazendo; da atitude da aeronave em relação a quem busca engajar… Um pós combustor ligado é uma coisa. Um motor em potencia normal é outra bem distinta… Acho improvável uma localização acima de 100km para qualquer IRST em um caça; e menos provável ainda uma solução de tiro a distâncias superiores a 60/70km… E tudo sob condições ideais; perfeitas…
No combate real, se não se está minimamente em vantagem tática, se desengaja… Essa é uma verdade desde o “circo voador” do Barão Vermelho, e ainda prevalece… Prudência anda de mãos dadas com a coragem…
Por hoje, dogfigth é a ultima opção… Aliás, TODOS os combates recentes mostram essa tendência.
Falta muito para você compreender o que é furtividade.
Como de costume O Giba cria uma série de cenários mirabolantes que dificilmente se coadunam com a realidade, especialmente levando em conta o que ocorreu ao longo da história. No tocante a Israel basta lembrar que tanto na Guerra dos Seis dias o Estado judeu foi extremamente bem sucedido em atacar alvos importantes de surpresa, sofrendo pouquíssimas ou nenhuma baixa.
Nesse contexto, e ao admitir que a baixa visibilidade do F-35 o coloca em uma decisiva vantagem em um ataque, ele próprio fornece o argumento destinado a desmontar o seu raciocínio posto que todas as estatísticas são contundentes em mostrar que a imensa maioria dos pilotos abatidos em combates aéreos não viu o que os atingiu.
Ademais, como eu cabalmente demonstrei o Giba teima em não aceitar, com reflexos negativos nos seus comentários, a manobrabilidade pode ser importante mas não é tudo em combates aéreos. Os próprios israelenses demonstraram isso visto que seus Mirages III e Phantoms, menos manobráveis que os Migs-21 mostraram superiores aos caças árabes em combates aéreos. E cabe lembrar que muitas vezes o excesso de manobras pode surtir o efeito oposto ou seja, colocar o aparelho em apuros. Basta lembrar que um às alemão, ainda na primeira guerra mundial, afirmou que os ingleses faziam tantas manobras no ar que terminavam por colocar seus aparelhos na mira dos oponentes…
Por fim e não menos importante o Giba comete um erro até grosseiro ao supervalorizar a eficácia dos IRSTs inimigos sob a alegação de que o F-35 seria furtivo apenas em seu setor frontal, e que seu motor produziria muito calor. Ele esquece, contudo, que o exaustor do F-35 faz uso de tecnologia para redução da assinatura IR, o que muda bastante as variáveis da equação.
È nitida a furtividade no bocal do motor do F-35.Com relação ao piloto com seu capacete não enxergar o que acontece atras do caça, o F-35 tem cameras na fuselagem que trasnmitem as imagens diretamente para o capacete.
Entendi a situação presumida pelo Gilberto e concordo que tem a ver sim senhores, não é nada enganoso ou fantasioso e é justamente um dos maiores pontos fracos do JSF F-35.
A menos que ataquem com centenas de aeronaves o cenário descrito pelo Gilberto tem tudo para acontecer …
Não precisa necessariamente atacar com centenas de aeronaves amigo Topol, basta que as aeronaves existentes sejam operadas de modo eficiente, com boa inteligência e consciência situacional.
Basta imaginar o que ocorreu no Vale do Bekaa em 1982, onde além da superioridade dos meios (F-15 e F-16) os israelenses contavam com excelente inteligência, novas táticas e o uso massivo de ECM.
O cenário futurístico de tragédia anunciada contra os F-35 encontra-se gravemente contaminado pelas suas paixões ideológicas meu caro Giba. E é exatamente por isso que ela apresenta dois erros gravíssimos senão vejamos:
Em termos de treinamento e preparo a Força Aérea Israelense é muito superior à saudita. Embora tenham muito dinheiro e uma Força Aérea gigantesca e bem equipada, em treinamentos e tática os sauditas são bem inferiores aos israelenses. Naquela área os melhores pilotos árabes são egípcios e jordanianos. Ademais os israelenses também são usuários do F-15 de modo que o treinamento em combate dissimilar será uma constante na força, de modo que em eventual conflito os pilotos israelenses certamente saberiam lidar com a ameaça.
Contudo meu caro Giba, seus cenários mirabolantes caem absolutamente por terra em virtude do atual momento geopolítico da região, onde israelenses e sauditas encontram-se cada vez mais próximo e unidos pelo inimigo em comum, o regime fascista iraniano.
Gilberto,
Isso tudo, considerando que já existam caças no ar… Mas a realidade tende a não ser essa…
Em qualquer guerra aérea recente, quem ataca primeiro mostrou estar em vantagem decisiva… E a primeira coisa que se faz é justamente atacar bases aéreas… Logo, a caça adversária tenderá a ser pega no chão ( nisso, aliás, bato palma para os suecos, que fazem o possível para operarem sempre desdobrados; e não pra menos seu modo de operar é digno de interesse de qualquer força aérea digna desse nome )… Isso tudo, contribui para que os elementos adversários no ar sejam dispersos… E isso independe de se ter stealth ou não…
Considerando apenas a guerra no ar…
O colega desconsidera outros elementos também presentes, na forma de AWACS, radares de solo, e toda a rede de defesa; elementos esses que afetam muito mais o Eagle que o F-35 em primeira instância… Lembre-se também que um F-35, indo na direção da AS, estará apresentando seu setor frontal primeiramente, o que limitará sobremaneira a capacidade de engajar da rede de defesa saudita; aí incluso o F-15… E para um caça, confiar em IRST pode ser um erro, posto ser um sistema de depende de consideráveis fatores fora de seu controle para funcionar a contento… Em verdade, ele é só mais um elemento a disposição, fornecendo, na maioria dos casos, apenas uma estimativa de posição para permitir melhor orientação para engajamento… Pode, evidentemente, gerar dados para serem usados para uma solução de tiro, mas não é o melhor meio pra isso…
Mais do mesmo, _RR_ o F-35 é uma aeronave feita para ATAQUE e para ser o LOW de 5ª geração. Só que na guerra real não se enfrenta só as situações onde o cenário lhe é favorável.
A realidade tende para o que tu pensa ??? Que pobreza meu caro…
Se a monarquia saudita se encontrar encurralada e mandar metade dos seus caças levantar voo e atacar Israel e ao mesmo tempo avisar aos judeus que se eles retaliarem nuclearmente eles já tem 10 bombas nucleares compradas dos norte-coreanos e operacionais como é que fica ???
O cenário não é o que lhe é favorável ? Engole o choro…
É um cenário POSSÍVEL….
Caríssimo Gilberto…
Quem tem o cenário favorável normalmente é aquele que toma a iniciativa… Aliás, deixei isso claro na primeira parte do meu comentário…
No mais, somente se engaja uma aviação ou aeronave a contento em cenários onde realmente exista a possibilidade de sucesso. Caso contrário, melhor deixar os pilotos no chão do que perde-los sabendo-se que não poderão ser repostos…
A realidade não tende para o que eu penso mas sim para o que está acontecendo nesse exato momento. A Monarquia saudita não se sente ameaçada pelos israelenses mas sim pelo regime fascista de Teerã, cujas movimentações como se está observando no Iêmen mostram muito claro um desejo de obter a hegemonia no Oriente Médio desafiando, ao mesmo tempo, sauditas e israelenses. Se você estivesse mais atento ao noticiário saberia que o Principe Talal irá fazer uma visita de 7 dias ao Estado judeu, com instruções claras do Rei Salman para abrir um canal de diálogo com as lideranças locais.
Como se vê, quem tem de engolir o choro é você meu caro Giba, que coloca a ideologia à frente dos fatos. E da razão.
Você quer transformar possibilidades e situações pontuais em regra geral.
JSF-Joint STRIKE FIGHTER , caça e ataque , onde diz que o F-35 seria apenas um LOW ? Só nos EUA , na Australia , reino unido , canadá e demais nações ele não será só isso.Seja contundente no que diz , apresente fatos!
Resolveram apostar tudo nesse caça confiando no na sua configuração semi stealth Low Observable, no Raytheon AIM-120, no AN/APG-81 e no enlace de dados com plataformas externas… presumindo que todos os combates se resumiriam na arena BVR.
A combinação desse quatro fatores da ao F-35 a maioria esmagadora de vantagens em eventuais combates aéreos a longa distancia e é exatamente essa a aposta dos EUA, aniquilar os bogeys antes mesmo que saibam o que lhes atingiu…
Se o F-35 estiver com todas essas variáveis disponíveis se torna um adversário extremamente difícil, mas se uma delas falhar ou faltar quebra-se um elo da corrente e sua superioridade se despedaça.
Se a batalha tiver que ser definida a curta distancia a aposta do F-35 é o AIM-9X que é capaz de engajar um inimigo na posição seis horas e é bastante ágil… vai depender bastante da técnica do piloto que ele estiver enfrentando e das armas que tiver disponível… se for um R-74 EM Archer montado em um Sukhoi as cartas mudam de mão !
Mas a verdade é que a curta distancia o F-35 passa a ser um caça comum e perde toda a sua superioridade e ainda com essa desvantagem da menor manobrabilidade e sua dependência de meios externos pode se tornar uma faca de dois gumes.
Excelente comentário Topol
o pessoal se precipita muito, pois, o f-35 não e uma aeronave de combates a curtas distancias, mas sim a longas distancias,…
A melhoria dos IRST vai decretar o fim destes caças stealths, hoje já se fala em IRST com 100 km de alcance, ou seja, no limite dos melhores misseis BVR como o Meteor, então o F 35 vai atacar como se for detectado no limite de seus armamentos???
Acho que o F35 com seu baixo raio de ataque e pouca capacidade de armas internas só será bom mesmo contra países com caças obsoletos.
É mais ou menos como comparar as guerras dos judeus contra os arabes , a supremacia tecnologica dos caças israelenses deram toda a vantagem, quero ver quando um caça top ocidental encarar um caça top da Rússia, ai teremos a verdadeira comparação.
No mais é como nas malvinas onde caças subsônicos deram uma varada em mirages supersônicos da argentina, fácil de fazer quando existe superioridade tecnológica. queria ver um harrier ingles bater um mirage da força aérea da França.
Sorte que os EUA tem o F-22 para proteger seus céus( Uma maquina incrível e temida pelos inimigos da América)….o F-35 é um saco sem fundo, cada dia que passa consome mais dinheiro e aparecem mais problemas…muito azar de quem embarcou nessa ! o pior projeto já feito na área de defesa pelo pentagono
O F-18 SH com um radar de baixa frequência ( anti-furtividade) serviria muito melhor aos aliados e por um preço muito melhor que o F-35 ( teco teco engana trouxa)
Aliás é uma pena a Boeing não ter levado o FX-2 ….de longe era a melhor proposta com o melhor preço.
gente não esqueçam que o teatro de operações do f-22 e do f-35 são totalmente diferentes…
o f-22 e um caça de superioridade aerea, já o f-35 já e um caça bombardeiro.. obviamente o dogfight não seria uma especialidade do f-35… e por isso que ele possui o melhor radar da atualidade, para combater os inimigos a distancia é não de perto..
Há meu ver , o F-35 é o melhor caça do mundo , foi desenvolvido pra trabalhar com uma doutrina diferente do F-16 , este que seria mais um caça para “defesa de ponto”.
No 1° dia de guerra , pode mandar 3 F-35 para combate , 1 cumprindo missão de escolta , outro de guerra eletronica , e o outro de saturação de defesas , destruindo as defesas anti-aereas , abrindo caminho para os modelos não furtivos entupidos de bombas .Logo , não há caça capaz de fazer isso , subistituir um avião de guerra eletronica sem adicionar parafernalha , logo , o F-35 é essencial numa guerra , não sendo projetado para ser o “top gun” dos ares , chama-lo de “jaca” ou coisa do tipo é no minimo ignorancia.
“o F-35 é o melhor caça do mundo” discordo o F35 ao meu ver não supera o F22 na arena ar-ar.
Supera sim , o F-35 conta com um sensor IRST, logo ele acompanha a distancia o F-22 , não sei se ele consegue engajar o alvo com este sistema mas caso sim , o F-22 seria apenas uma plataforma com super cruise e 4 misseis a mais , comparado com o F-35.
O F22 tem um RCS, alem da emissao de calor, muito menor em comparacao com o F35, o grande trunfo do F22 no combate ar-ar, alem da furtividade, é o sensor AN/ALR-94 RF, esse sistema e composto por mais de 30 antenas espalhadas pela fuzelagem da aeronave, que é capaz de detectar as ondas de radar inimiga e rastrealas a mais de 450km e ainda pode carregar os parametros de lançamento para os misseis AIM-120 sem o uso do radar, portanto creio que o F22 detectaria o F35 muito antes dessa aeronve fazer o mesmo.
Tem links com as referências?
Chamar de Jaca esse F 35 é elogio. Melhor chamar de mosca. Pois é assim que cairão em combate.
Criticar é facil…..mostre o argumento em que ela se baseia!
Se não tem para dizer melhor nem escrever nada.
josedavi
O que seria um caça de defesa de ponto?
E quanto ao F-35 poder fazer as missões de supressão de defesas (SEAD) com certa vantagem, ou até com impunidade dependendo do caso eu até concordo, mas isso depende bastante de quem ele estará enfrentando…
Hoje um sistema integrado de defesa aérea consiste em diversos tipos de radares e sensores funcionando interligados para dar o alerta imediato para as forças de reação de pronto emprego… e contra ameaças stealth ou VLO as táticas de detecção e alerta antecipado seguem em duas direções distintas… O radar passivo e o radar VHF
Fazendo uma análise do seu exemplo o primeiro F-35 da fila (seguido por um escolta e um supressão de defesas) que avança com interferência eletrônica visando cegar as defesas anti aéreas e irradiando frequências intensas será detectado a grande distancia por um radar passivo do tipo Kolchuga (Ucrania ~ 400km) ou mesmo por um Vera (Rússia ~ 400km) que trabalha captando sinais sem emitir sinal algum, ou seja , uma bela distancia e tempo suficiente para Aviação Frontal decolar um esquadrão de interceptadores para dar as boas vindas… e manda-los para o inferno.
Ao mesmo tempo radares ativos VHF da família NEBO VLM que já comentamos diversas vezes também conseguem detectar uma aeronave com RCS 0,1 m² igual o F-35 a quase 200 km e embora não possam trackear a aeronave nem fornecer uma solução de tiro contra ela podem muito bem alertar a força aérea sobre a direção e a distancia para enviar os interceptadores assim como alertar as defesas anti aérea com esses preciosos dados…
Um a vez a formação de F-35 já esteja detectada ela continuará impune e seguindo em direção ao objetivo até a chegada dos interceptadores e mesmo em um caso atípico consigam passar pela VVS não passarão pelo 9M317 do BUK M-2 dotado do radar de aquisição 9S18M1 (counter VLO radar) ou mesmo por um 48N6 do S-400…
Portanto o F-35 é um caça estupendo sim , mas frente aos novos sistemas de detecção ele não é mais do que um caça comum de 4ª geração… para enfrentar países com pouca infraestrutura de defesa aérea certamente suas táticas funcionarão… mas para se aventurar a atacar alvos bem defendidos na Rússia ou na China com tão pouco irão se mostrar verdadeiros fracassos
Topol,
A tendência é o F-35 não utilizar ECM em um primeiro momento. Isso será responsabilidade de meios dedicados ( Growler, por exemplo ). O caça americano avançará coberto pela nuvem gerada por eles, e ativará seu sistema de interferência somente se absolutamente necessário, muito provavelmente visando principalmente radares diretores de tiro…
Segundo o que já foi divulgado, acredita-se que o RCS do F-35 no setor frontal é consideravelmente menor que 0,01m2 ( tem fontes que citam RCS próximo de 0,001m2 ), o que o caracteriza como stealth… E assim sendo, é improvável que um radar como o NEBO o localizasse a mais de 80/90 km ( mesmo em se tratando de um radar UHF/VHF ), o que teoricamente o seria somente após o F-35 já ter largado sua carga… De toda a sorte, nenhum dos métodos alegadamente anti-stealths pode ser efetivamente comprovado… E seja como for… Mesmo que fosse possível uma localização a 200km, mísseis como o JSM serão lançados de distâncias maiores que essa…
No mais, qualquer ação do adversário se dará em um céu infestado pela caça americana… O F-35 jamais seguiria sozinho…
E por fim, dificilmente o caça americano precisará entrar ao alcance efetivo de mísseis como o 48N6; e menos ainda se considerarmos o 9M317. Sítios de S-400 ficarão para os mísseis de cruzeiro de longo alcance. E sítios de de armas de médio alcance e de SHORAD seriam alvo de armas standoff lançadas por caças, que os localizariam através de seus sensores passivos ou baseado em dados do reconhecimento…
Basicamente , o F-35 entraria em ação depois que os F-22 tivessem varrido os céus , interceptores não serão problema.
Seu comentário é bem redigido bons argumentos!
Um caça de “defesa de ponto” seria algo como um interceptor apenas , posso estar errado….
Poderia me indicar referencias sobre esses tais radares russos e chineses ? Ou me explicar resumidamente como eles funcionam para sobrepor a tecnologia “stealth” ?
josedavi
resposta abaixo…
Pelo preço … pelo q foi e ainda vai ser gasto nessa ”jaca” (~^) …. o custo beneficio n compensa …. embora hj a tecnologia do projeto seja de ponta …. pro q o F-35 foi desenhado e ”prometeu” … deixou mt a desejar .. em desempenho …. quase um ”mico” … um ”caça bombardeio” ….. e so ….
………………ou seja,. gastaram um dinheirão numa joça……………
Melhor dizendo: Uma JACA. ??
Pessoal….
Tá certo que não se pode esperar que um F-35 seja uma verdadeira aeronave para combate próximo manobrado… E acredito mesmo que um F-35 possa ser presa de qualquer caça de quarta geração no dogfigth. Mas temo que hajam pontos que, no mínimo, merecem ser discutidos nessa história…
Um F-16 combatendo sem alijar tanques? Isso procede…? Pergunto pelo simples fato de que ( até onde sei… ) o padrão em um dogfigth é justamente alijar os tanques, dadas as forças descomunais que são exercidas sobre os pilones nesse caso, além de aumentar a maneabilidade… Manter os tanques iria impor restrições severas de Gs a aeronave, podendo, em casos mais graves, contribuir para a geração de fadiga estrutural mais cedo… Dependendo da puxada, ha o risco de danos sérios aos pilones… Tentar manobrar com um pilone na linha central, até onde sei, é algo até tolerável; mas dois sob as asas…?! Enfim, não digo que isso é impossível, mas nunca ouvi falar de uma aeronave entrando em dogfight com uma configuração assim; exceto em casos bastante específicos de falha ao alijar os tanques. Talvez alguém aí possa dar uma luz ( o que prontamente agradeço )…
Um cockpit onde não se move a cabeça com capacete…? Não entendi… Até é compreensível a dificuldade em ver para trás. Caças otimizados para funções específicas tem esse problema. Caso do Mig-25 e do Mig-31… Outro ícone, o Mig-29, também tem essa particularidade… Mas daí a não mover a cabeça com o capacete…? No mais, a expectativa é que o sistema DAS compense qualquer deficiência de visão do piloto…
E seja como for, segundo divulgado pela própria LM e outros meios especializados, esse teste se deu sob condições restritas, sem que o F-35 fosse utilizado em todo o seu espectro. Por tanto, reforço que há de se avaliar melhor tudo o que é e foi dito acerca desse episódio…
Por fim, como o amigo HMS Tireless disse aí em cima, exemplos de caças que eram considerados fracassos em manobras, se tornaram verdadeiros sucessos quando empregados operacionalmente, provando que uma aeronave se faz como um sistema de armas, e não como um mero acrobata…
tecnicamente o radar AN/APG-81 do f-35, conseguiria detectar o f-16 a mais de 200km de distancia e lançaria um aim-120 nele sem problemas…..
afinal, o radar dar essa garantia de combates a longas distancias sem precisar fazer, com que o caça possa aproximar-se de mais do inimigo para efetuar o abate….
Segundo outras fontes como o” F-16 net ” o F-35 envolvido seria um modelo de testes faltando
equipamento essenciais.
Também contrasta muito a opinião do piloto que não quis identificar-se com a opinião do
piloto Billy Flyn, de excelente reputação que tem sido muito positivo sobre o F-35.
No mais, mês passado, foram encomendados 94 F-35s, sendo 55 para a US Navy e para
o USMC e os demais para países participantes do programa e/ou países compradores.
faltando equipamentos essenciais?Seria a falta de motor confiavel e potente?kkkk
HMS_TIRELESS “O problema do F35 é…..” Não, os problemas do F35 são vários, começando pelo preço, afinal quem adquire um F35 por uma bagatela, estaria adquirindo um caça de alta performance em combate aéreo ou apenas está adquirindo um excelente radar e bons mísseis??
O preço do F-35 estará em 2019 em 85 milhões de dólares na variante “A” ou seja, mais barato que o Rafale. Quanto à performance do mesmo, é como eu já afirmei mais acima: manobrabilidade é bom, mas não é tudo…
Fábio é isso aí, não podemos ainda comparar nem a favor de um e nem de outro OK? Agora depois da opinião avalizada deste piloto, não será difícil comparar até com o GRIPEN C/D rss
Segundo alguns “American boys” O PILOTO DE TESTES NORTE AMERICANO deve estar totalmente desinformado sobre a matéria rsssss Acho que ele deve vir ao Brasil e fazer um pequeno estágio com nossos “especialistas” de plantão. O F16 ainda estava carregado amigos. E ainda tem gente contestando a escolha do GRIPEN NG. Vai me admirar muito se os Ingleses, que não são nada bobos e estabalhados em matéria de guerra, ao contrario dos Yaks, ainda quiserem este caça. Depois dessa, para o Brasil nem dado.
Quem contestou a escolha do Gripen foram as viúvas do Sukhoi (Desclassificado na primeira fase do FX-2) e do Rafale (esta últimas as mais chorosas como fazem prova todos os sites de defesa).
Pessoalmente falando, embora eu preferisse o Super Hornet, eu não me decepcionei com a escolha do Gripen pois sei que é o caça que podemos esperar. E mais vale um Gripen voando que um Su-30 no chão (onde estão os comprados pelos bolivarianos fanfarrões)
Qual avião vc acha melhor o F-16 Block 60 ou Gripen NG ?Na minha opinião os 2 seraim capazes do Brasi loperar.
Falando em Gripen. O Brasil assinou o contrato ou nao que vencia dia 3.
Concluindo: se algum avião conseguir “enxergar” e chegar perto de um F-35, sem ser destruído antes, com o F-35 tendo usado todos os seus mísseis, pode ser que tenha alguma vantagem no combate aéreo a curta distancia com canhões.
Quanto a querer comparar o Gripen E/F com o F-35 eu só posso entender que foi de forma irônica, visto que hoje ainda não existe unzinho E/F pronto e voando.
Acho que qualquer pessoa minimamente informada sobre o F-35 sabe que nunca foi uma prioridade tornar esse caça em um campeão dos dogfights , e que tambem deve se levar em conta que dogfights nao são muito comuns com antigamente, entretanto esse tipo de combate ainda pode vir a acontecer, uma hora os misseis acabam e se a missão ainda não tiver sido comprida o piloto tem 2 opções: voltar para casa ou resolver a situação na base da bala.
O resultado esta ai: crise na Grécia e a única bolsa asiática que não caiu foi a de Xangai. Logo, a Grécia pode se tornar o primeiro cliente do NBD (novo banco de desenvolvimento) formado pelos BRICS é que tem a China como carro-chefe…. Esse é o resultado da visão míope dos EUA
E por que será que os próprios chineses estão preocupados com um eventual crash em suas bolsas?
eles não se preocupam com crash em suas bolsas e sim com seu capital investido dentro dos paises europeus e principalmente americanos onde são investidores chineses por exemplo os maiores detentores de papeis do tesouro americano. O banco dos brics não é o grande negócio da china e sim a capacidade chinesa de consumir fora do seu eixo natural que seria a ásia e substituir antigos credores sendo eles credores desses credores.
a china hoje é o eixo econômico pois não há preocupação com um eventual escândalo interno por exemplo pois tudo é controlado por um gestor único que é o ainda único e eficaz partido comunista que fez da sua mão de ferro unido ao capital como é a força do presente e logo principal economia do mundo
sem medo de crises pois na China com seu mais de um bilhão de pessoas é um pais que trabalha para o bem de muito poucos. o diferente de outros lugares é que lá não existe a oportunidade, seria como a vassalagem da idade média.
um eventual problema de mercado não seria problema para a China como o bolhaço de 2008 foi para paises europeus e EUA pois a variante da população desses locais participa do negócio e lá são castas, logo a China não passaria por problemas maiores já que quem eatá na faixa de pobreza está hoje e estará amanhã.
Prezado Scalier,
O que os EUA tem haver com o calote Grego? Olha eu trabalho com isso, emprestar pra Grego nessas condições que eles querem é furada. De madrugada já foi praticamente sentenciado, eles estão a um passo de sair do Euro. Vão virar a Argentina Européia.
Scalier
Qual site de notícias você ve??
A bolsa de valores que mais caiu, foi a de Xangai, olha lá G1.
O país mais preocupado com a crise na Grécia é a China.
Sds
Todo equipamento tem seu ponto fraco. Por isso eu digo: os russos podem estar certos ao abrir mão um pouco da furtividade em troca da super manobrabilidade… Até pq, em muito pouco tempo, a tecnologia de radares fará a tecnologia stealth não ser mais tão imbativel
Agora imagine um dogfight do F35 com o Su35….. A surra ia ser feia demais para o caça americano ja que o super flanker em termos de manobras faz coisas incríveis
Saudações!!
Observação interessante, Scalier.
Sds.
O problema é quando o F-35, que é um aparelho furtivo, detectar um Su-35, que tem o RCS de uma árvore de natal antes. E em combates aéreos meu caro, quem detecta antes tem a oportunidade de atirar antes. Apenas para lembrar mais de 60% dos pilotos abatidos em combates aéreos não viu o cara que o atingiu.
Quanto às manobras “piruetísticas” do Su-35 é sempre bom lembrar que após essas manobras o aparelho perde muita energia, tornando-se um alvo mais vulnerável à mísseis all-aspect como é o caso do AIM-9X.
No que diz respeito à manobrabilidade, o Mig-29 é um aparelho mais manobrável que o F-15 Eagle. E ainda assim o restrospecto é amplamente favorável ao caça da Boeing. Por que será?
Por fim, cabe lembrar que os números dizem muito mas não dizem tudo. Na frieza dos mesmos o Mirage III jamais poderia vencer um Mig-21 em dogfight. E o que vimos nas guerras dos seis dias e do Yom Kippur foi justamente o caça da Dassault saindo amplamente melhor em combate do que o aparelho russo. O mesmo pode ser dito nessa mesma arena do F-4E Phantom, que a serviço da Força Aérea de Israel abateu 116,5 caças inimigos contra apenas 24 baixas. E em muitas dessas vitórias os aparelhos israelenses estavam carregados de bombas. Aliás, em um memorável combate Mirage III e Phantoms israelenses abateram 5 Migs-21 pilotados por russos. Por que será?
Li muitas matérias sobre as batalhas aéreas entre Israel,Síria e Egito e a superioridade israelense foi esmagadora sem dúvida devido ao melhor treinamento dos pilotos e sistemas de guerra eletrônica e aviões radar E-2 e mísseis AIM-9 e Shafir superiores aos AA-2 Atoll dos Mig-21, relatos dos próprios pilotos israelenses reconheceram a bravura dos pilotos árabes. E teve vários combates onde os Migs dispararam seus mísseis contra os caças israelenses e na minha opinião se casa os mísseis AA-2 Atoll e AA-7 Apex dos Mig-21/23 tivessem o mesmo desempenho dos AIM-7/9 ,Shafir e Phiton 3 certamente os F-15/16 não teriam saído sem derrotas em dogfigth
O primeiro “por que será?” a resposta é melhor treinamento dos pilotos americanos e melhores armas…
O segundo “por que será?” a resposta é melhor treinamento dos pilotos israelenses e melhores armas…
Topol, o segundo “por que será” é respondido quase que unicamente com o melhor treinamento dos pilotos israelenses. Na guerra dos seis dias os Mirage III apenas podiam contar com seus dois canhões DEFA contra os Migs pois o R-530 era absolutamente inefetivo. E os Migs-21 árabes já contavam com os AA-2 Atolls russos. Os Mirage passaram a ter um AAM efetivo apenas durante a guerra de atrito quando foram adaptados os AIM-9D recebidos junto com os Phantoms, e depois vieram os Shaphir 2.
Parabéns pelo seu comentário Tireless.
Israel Air Force são muito apelões.
Hoje dogfight está em extinção. Com furtividade, e invisibillidade, pode-se brincar nos céus.
Sds
Tireless
Aquela batalha dos 6 dias foi coisa de outro mundo, que os isralenses fizeram. Tem documentário do Discovery sobre essa guerra, um piloto israelense contando suas batalhas, esse piloto derrubou 30 caças árabes sozinho.
Topol, depois da guerra dos 6 dias, os países Árabes começarem a reavaliar o material russo, por isso, que começaram comprar Rafales, e pararam de comprar caças russos colocando a culpa no material russo.
Egito, Qatar, e possivelmente Emirados Árabes foram de Rafales. Árábia Saudita comprou F15 e Kuwait anunciou recentemente Super Hornets.
As vendas de caças russos estão de mal a pior.
Sds
Lembro de uma matéria sobre um exercício entre um F-15 vs Su-27 na década de 80 onde o Su-27 foi superior em peso potência e manobralidade sobre o F-15 que tentava em vão escapar do Su-27 no dogfigth. Imagina um combate com o Su-35 com TVC ?
Acho que não houve exercício de F-15 contra Su-27 na década de 80.
Se o F-35 perde feio em desempenho aerodinâmico para o F-16, que dirá do MIG-29 que se mostrou superior ao F-16, quando foi analisado pelo americanos após a extinção da Alemanha Oriental. Gostaria de uma avaliação comparativa do F-22 também. De repente, novo engodo. E que ressuscitem o mais fantástico de todos, o SR-71, rs
Fabio,
Só vão comparar os equipamentos em uma guerra.
A guerra dos 6 dias Israel destruiu todos caças russos usando somente caças franceses, vez mercado Árabe abandonar os materiais russos.
Sds
A IAF atacou de surpresa pegando a aviação egípcia totalmente despreparada e destruiu praticamente todos os seus aviões ainda no solo assim como sua infraestrutura, aeroportos e bases
SR-71 em nada tem a ver com combate, ele é pra observar a altas velocidades a alta altitude