A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), em coordenação com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON),informa que no dia 18 de junho de 2018 ocorreu a Fase de Entrega das Propostas pelas empresasinteressadas no Projeto Corvetas Classe “Tamandaré”.
Foram recebidas, após a análise documental, 09 (nove) propostas comerciais que passarão a ser analisadas sob os pontos de vista técnico, jurídico, fiscal e orçamentário/financeiro.
As referidas propostas indicam, preliminarmente, a participação das seguintes empresas nacionais e internacionais, em formação de consórcios ou em grupos de empresas, as quais permanecem no processo de escolha da Melhor Oferta:
– BAE Systems, CONSUB Defesa e Tecnologia S.A. e MAC LAREN Oil Estaleiros Ltda.
– Consórcio “ÁGUAS AZUIS” – ATECH Negócios em Tecnologias S.A, EMBRAER S.A e THYSSENKRUPP Marine Systems GmbH,contando com as seguintes empresas subcontratadas: ARES Aeroespacial e Defesa S.A, Fundação EZUTE, OCEANA Estaleiro S.A, OMNISYS Engenharia Ltda, SKM Eletro Eletrônica Ltda e WEG equipamentos elétricos S.A.
– Consórcio “DAMEN SAAB TAMANDARÉ” – DAMEN Schelde Naval Shipbuilding B.V e SAAB AB, contando com as seguintes empresas subcontratadas: CONSUB Defesa e Tecnologia S.A, WEG equipamentos elétricos S.A, e WILSON SONS Estaleiros Ltda.
– Consórcio “FLV” – FICANTIERI S.p.A, LEONARDO S.p.A e VARD PROMAR S.A., contando com as seguintes empresas subcontratadas: Fundação EZUTE e ARES Aeroespacial e Defesa S.A.
– Consórcio “VILLEGAGNON” – NAVAL GROUP, ENSEADA Indústria Naval S.A e MECTRON S.A.
– GOA Shipyard Limited, INDÚSTRIA NAVAL DO CEARÁ (INACE), Fundação EZUTE e SKM Eletro Eletrônica Ltda.
– GRSE – Garden Research Shipbuilder Engineers, ELBIT Systems Ltd e SINERGY Group Corporate.
– STM, Estaleiro BRASFELS Ltda., Fundação EZUTE, THALES e OMNISYS Engenharia Ltda.
– UKRINMASH, THALES e AMRJ.
As próximas etapas do processo estão detalhadas no cronograma de eventos, a seguir apresentado, o qual permanecerá norteando a Seleção da Melhor Oferta, pela Marinha do Brasil/EMGEPRON:
EVENTO | DATA/PERÍODO |
Divulgação da “Short list” | 27/08/2018 |
Divulgação da Melhor Oferta | 29/10/2018 |
FONTE: CCSM
Mectron S.A. é a subsidiária da Odebrecht? Não tinha sido anunciado o fim de suas atividades? Por falar nisto, alguém sabe que empresa ficou responsável por produzir o MAR-1?
Acredito que para a short list, a guerra vai se concentrar em 3 pontos; 1) estaleiros aptos a iniciarem a construção o quanto antes pois a MB tem pressa. 2) como a MB refez o texto a flexibilizou até 4 mil toneladas, o nome do projeto tem pouca relevância e pode pintar aí uma fragata ligeira. 3) Pelo menos 3 empresas saem na frente por já terem projetos de grande vulto com a MB; DCNS com o prosub, BAE com o o recém adquirido Atlântico com seu incrível radar 3D praticamente de graça, SAAB que nos últimos anos vem expandindo sua participação no setor de defesa brasileiro.
Águas Azuis e Fincantiere correm colados nesses três, mas não atenderão a pressa da MB em substituir urgentemente suas escoltas muito defasadas mesmo com todos os processos de modernização. As demais concorrentes dificilmente terão um às na manga para tomar a frente das sitadas acima.
Por hora vou opinar sobre a short list e não sobre a campeã.
Estou torcendo para Damen, porém, terão que melhorar esse deslocamento aí… muito pouco para nossas águas.
Estranho os chineses e koreanos terem pulado fora, pois eu apostava minhas fichas nos últimos. Será que perceberam algo?
Interessante como os grupos se formaram, e estão muito bem definidos. Até a Odebrecht (Enseada) está no páreo, junto com a naval group (ex DCNS)
Programa não excluiu o nome corveta
Essa da Vard Promar “FLV” geraria muitos empregos aqui.
Ué, sem coreanos e chineses???? É isso mesmo….?
Sim. Correram da luta.
Correram da luta? Uma matéria bem interessante no site da trilogia, referente aos Chineses oferecerem a type 054 ocidentalizada ao Brasil. Será que era viável, não ficaria muito mais caro… Por este motivo, talvez a China não ache viável participar do projeto.
Estaleiro Brasfels que só queria fazer plataformas e não pegava navio, agora voltando a se interessar em construir navios!