O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) realizou, no período de 17 a 21 de agosto, testes de desempenho do demonstrador de tecnologia do projeto Sonar Nacional Passivo (SONAP), na Baía de Guanabara, Rio de janeiro (RJ), com apoio do Aviso de Pesquisa Oceanográfico Aspirante Moura (U 14), que esteve fundeado nas proximidades da Escola Naval.
A Comissão “SONAP-I” promoveu experimentos com o objetivo de possibilitar o monitoramento acústico do tráfego das barcas Rio-Niterói e dos navios que demandam o porto do Rio de Janeiro. Foram testados o Sistema de Detecção, Acompanhamento e Classificação de Contatos (SDAC) e o Centro de Integração de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE).
O experimento consiste num importante passo em direção ao desenvolvimento de um sistema sonar passivo totalmente nacional, com funcionalidades específicas, para atender às demandas da Força de Submarinos.
Digite Instituto de Pesquisas da Marinha e verás surpresas até onde pode ser mostrado.
abs.
Excelente ??? Bota Excelente nisso.
Essa máquina vai ficar em volta da Base de Submarinos da Marinha e outros de interesse para segurança do tráfego marítimo.
Forças Especiais inimigas em processo de sabotagem usam mini submarino e outros meios para deslocamento a curta e média distância , e isso produz som…
E os resultados dos testes,FUNCIONOU?
Toda vez q a agua bate no nariz, a grana fica curta, as criticas aumentam, etc………diversos entes das FAs comecam a soltar estas notas de desenvolvimento disso, daquilo, etc….mas a verdade eh q entra ano e sai ano e nada destes pseudo projetos ficarem disponiveis…..isso ja ta ficando chato de ler, so quem nao tem memoria passada e recente, nao consegue separar o joio do trigo…….ate parece a historia do tal foguete lancador de satelites la em alcantara……rsrsrsrs
muito bom. logo teremos um bom sonar nacional. menos dependemcia
Muito boa a notícia. A MB continua remando.
Pelo visto a crise econômica afeta os mercados, mas não a competência. Hold on end go ahead!
Excelente notícia!