A transferência de tecnologia através da cooperação com a Saab é extremamente significativo para o aumento da competência tecnológica da indústria brasileira “, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança (EDS). “A Embraer, e as outras empresas comprometidas com este programa, vão se beneficiar da transferência de conhecimentos”, completou. “Isso vai tornar possível realizar as atualizações futuras à frota Gripen e para competir no mercado para as próximas gerações do caça”.
A Embraer sempre foi um parceiro importante da Saab no programa Gripen do Brasil. A abertura do Gripen Design Development Network (GDDN), foi um marco importante no programa de transferência de tecnologia. O GDDN está localizado nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo.
De acordo com Schneider, o GDDN pode ser descrito como uma estação de trabalho do projeto com os profissionais, principalmente da Embraer e Saab, mas também de outros parceiros da indústria brasileira e o cliente brasileiro. “Nós podemos usar o projeto e desenvolvimento de rede Gripen para futuros projetos conjuntos, como uma versão de exportação do Gripen biplace. Nós também estamos discutindo uma potencial cooperação adicional fora do programa Gripen”.
Jackson Schneider considera o projeto uma oportunidade de primeira classe, tanto para a Embraer quanto para a Saab, na troca de conhecimento. “Ambas as empresas são muito experientes no mercado aeronáutico e esta, é uma grande oportunidade para melhorar a nossa experiência no processo de desenvolvimento e fabricação de aviões de combate”, finalizou o CEO da EDS.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN
Conheça mais sobre o GDDN clicando AQUI.
Será que essa “potencial cooperação adicional” se refere aos quase-engavetados FS-2020 e/ou Sea Gripen? Talvez ainda ao Boeing/SAAB T-X que parece interessar à FAB
“… estamos discutindo uma potencial cooperação adicional fora do programa Gripen.” – E aí pessoal, alguma informação sobre isso ?
Já que sempre ressaltam que a Embraer é uma empresa privada, eu venho também ressaltar que todo esse aporte tecnológico que ela irá receber será bancado pelo povo brasileiro!
Portanto se deve ter muita responsabilidade com este programa.