Com a formação, os pilotos estão aptos a comandar um voo conjunto entre 8 e 16 helicópteros
O Esquadrão Poti (2º/8º GAV), sediado em Porto Velho (RO), realizou a formação de novos líderes de esquadrão. A elevação operacional dos pilotos aconteceu na quinta-feira (08/10) durante um voo que envolveu 10 helicópteros AH-2 Sabre. Os militares estão aptos a comandar um voo conjunto entre 8 e 16 aeronaves nas ações de força aérea como ataque, escolta, defesa aérea, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado.
“Essa capacitação aumenta a utilização de grandes quantidades de aeronaves em operações conjuntas, como a CRUZEX, e também entre as missões da Força Aérea Brasileira com a Marinha e o Exército”, explicou o Comandante do Esquadrão Poti, Tenente-Coronel Rodrigo Gibin Duarte. O voo em esquadrão permite ganhos no deslocamento em formação e serve para aumentar o poder de fogo contra um determinado alvo.
O líder de esquadrão é o gerente da missão e deve ter o completo domínio do helicóptero, capacidade de antecipação de situações, consciência de sua aeronave e das demais. É ele quem faz a análise criteriosa do terreno a ser voado, das ameaças existentes e das possibilidades de emprego. Em caso de panes ou danos, o líder define o procedimento a ser adotado e o apoio dado pelas demais aeronaves. Para chegar à líder de esquadrão o piloto deve ser líder de esquadrilha – voo com quatro helicópteros -, ser instrutor da aeronave e realizar a avaliação para receber a elevação operacional.
Para realizar a atividade, todo o efetivo do Esquadrão Poti foi envolvido. “Esse feito foi possível graças ao empenho e trabalho direto e indireto de todos, em especial a Seção de Material com toda sua equipe de manutenção e apoio, que ao longo do ano vem mantendo a disponibilidade da frota acima da média”, relatou o Tenente-Coronel Gibin. O militar também destacou o apoio da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), onde a unidade aérea está sediada.
Pessoal não entende,
Ninguém está falando em substituir os helicópteros de transporte pelos MI-35 e sim que este pode suprir essa lacuna na hora de uma necessidade, quando o bicho pega de verdade e principalmente quando não for possível contar com apoio de um Caracal…
Ainda que com capacidade menor, o MI-35 pode ser muito útil na ausência de um Pantera ou de um H-225… e sem perder a sua capacidade de ataque.
A função principal dele seria de ataque e apoio de fogo mas quando necessário outro tipo de missão o mesmo helicóptero estaria disponível caso fosse necessário
Pessoal não entende,
Ninguém está falando em substituir os helicópteros de transporte pelos MI-35 e sim que este pode suprir essa lacuna na hora de uma necessidade, quando o bicho pega de verdade e principalmente quando não for possível contar com apoio de um Caracal…
Ainda que com capacidade menor, o MI-35 pode ser muito útil na ausência de um Pantera ou de um H-225… e sem perder a sua capacidade de ataque.
A função principal dele seria de ataque e apoio de fogo mas quando necessário outro tipo de missão o mesmo helicóptero estaria disponível caso fosse necessário
não existe crise só na cabeça de lideres avarentos com falsa humildade
isto é ótimo precisamos de mais três esquadrões deste na região norte e mais 48 SU 35
Sou fã do tanque voador. Impõe medo e respeito. Pode ser modernizado e armado com grande gama de armas para as mais divérsas missões, além de ter uma ótima blindagem por se tratar de um helis. Acho um pecado não padronizarmos no exército e na FAB, pois poderia ser devido a quantidade até ser nacionalizado e produzido aqui. E ainda leva 2 gcs para emprego rápido ou em operações especiais. Para nossas ameaças reais, o melhor custo benefício….inclusive para o Sisfron.
não existe crise só na cabeça de lideres avarentos com falsa humildade
isto é ótimo precisamos de mais três esquadrões deste na região norte e mais 48 SU 35
Sou fã do tanque voador. Impõe medo e respeito. Pode ser modernizado e armado com grande gama de armas para as mais divérsas missões, além de ter uma ótima blindagem por se tratar de um helis. Acho um pecado não padronizarmos no exército e na FAB, pois poderia ser devido a quantidade até ser nacionalizado e produzido aqui. E ainda leva 2 gcs para emprego rápido ou em operações especiais. Para nossas ameaças reais, o melhor custo benefício….inclusive para o Sisfron.
O MI-35 é helicóptero BDB (bom desengonçado e barato), kkkkk!!! Descontração a parte, é realmente um bom helicóptero, tem uma boa relação custo benefício, tem um bom poder de fogo, é robusto (muito importante para operar na Amazônia, patamal, sertão nordestino, cerrado e nos pampas). Ele é ideal para a FAB, EB e para a MB (CFN), pena que o o EB o tenho desdenhado, botado banca, mas o castigo veio a cavalo, ou melhor dizendo veio voando, agora eles estão querendo um helicóptero de ataque, não tem verba e nem perspectivas de ter. E o nosso almirantado?!! Caíram no canto da sereia do submarino nuclear único, concordaram em torrar bilhões de U$ dólares para obtê-lo, dinheiro que dava para operar um moderna esquadra e uma boa Força Aeronaval, com MI-35 para os CFN. Ponto para a FAB que soube voar alto!!!
Amigo, você tava indo bem até dizer que esse helicóptero seria ideal para MB (CFN), nem a própria Rússia utiliza essa máquina em sua marinha. Alias você poderia me dizer qual país que comprou esse helicóptero o utiliza em sua marinha? Eu mesmo te respondo NENHUM
Pra quem nao tem nada neee!!! O mi-35 vai muito bem obrigado, e seria ideal em um assalto eromovel dos fuzileiros, transportanto comandos e dando apoio na conquista de um cabeca de praia por exemplo. Mas vc tem razao, tha tabom vai!!! eu aceito substitui-lo K-52 Aligaito!!! Mais ai tinha que ter um LHD tipo Vladvostok que a MB vacilou e deu mole, e os egipcios nao, que dizer os sauditas!!!
Em um assalto, para tomar uma praia, você não se pode dar ao luxo de usar um dos poucos helicópteros de “ataque” que pode levar em seus navios para a função de desembarque de tropa, sendo que existem aeronaves dedicadas a essa função e que podem cumprir esta missão de uma forma muito mais proveitosa, enquanto um helicóptero de ataque puro sangue faz a proteção do perimetro, sem se desvirtuar, atuando como transporte.
Mas acredito que para você o que importa é que o helicóptero seja russo. Não o fato de que tanto MI-35 ou KA-52 seriam um incomodo para a logística de operações da MB e seu corpo de fuzileiros navais.
Bardini o tanque voador pode fazer a tomada da cabeça de ponte atuando com configuração de ataque, plenamente armado, e apenas com o piloto e o atirador fazendo CAS no desembarque…
Após a posição já esteja estabelecida e assegurada o mesmo helicóptero pode ajudar na remoção de feridos para o navio, pode ajudar no desembarque de homens e material e pode infiltrar comandos especiais atrás das linhas inimigas para operações de sabotagem por exemplo, pode também içar um obuseiro L-118 para posições melhores de tiro, etc… são várias funções que esse helicóptero pode realizar por essa razão eu e muitos outros colegas acreditamos que a dotação desse vetor no CFN traria muito benefícios…
Mas como já conversamos anteriormente teria que ser um CFN equipado de verdade, atuando desde grandes LHD, NDDs, NDCCs,e navios anfíbios em geral
Uma força de ataque não pode se dar ao luxo de garantir uma posição e desguarnecer seu fronte, o anvaço tem de ser constante, logo os helicópteros de ataque são peças chaves na frente de batalha. Não em uma função que você quer colocá-lo a todo custo, e para qual ele não é usado, onde é muito melhor substituído por um H225 por exemplo.
Movimetar carga, transportar macas e demais funções de transporte são melhor supridas pelos helicópteros que já se tem, e que podem ser embarcados. Ataque e reconhecimento, deixe para algo dedicado exclusivamente a estas missões, pois em combate assim o seria, sem tempo a ser perdido disvinculando-se um precioso um precioso meio de combate.
Bardini, que seja russo, americano, franco-alemão, italiano, turco, sul africano, chinês sei lá…o impotante é que as Forças Armadas, estajam equipadas para para cumprir as suas missōes. Mas vou dar a mão a palmatória de novo!!! Tá bom vai, pode ser um helicoptero BELL SUPER COBRA!!!
O MI-35 é helicóptero BDB (bom desengonçado e barato), kkkkk!!! Descontração a parte, é realmente um bom helicóptero, tem uma boa relação custo benefício, tem um bom poder de fogo, é robusto (muito importante para operar na Amazônia, patamal, sertão nordestino, cerrado e nos pampas). Ele é ideal para a FAB, EB e para a MB (CFN), pena que o o EB o tenho desdenhado, botado banca, mas o castigo veio a cavalo, ou melhor dizendo veio voando, agora eles estão querendo um helicóptero de ataque, não tem verba e nem perspectivas de ter. E o nosso almirantado?!! Caíram no canto da sereia do submarino nuclear único, concordaram em torrar bilhões de U$ dólares para obtê-lo, dinheiro que dava para operar um moderna esquadra e uma boa Força Aeronaval, com MI-35 para os CFN. Ponto para a FAB que soube voar alto!!!
Amigo, você tava indo bem até dizer que esse helicóptero seria ideal para MB (CFN), nem a própria Rússia utiliza essa máquina em sua marinha. Alias você poderia me dizer qual país que comprou esse helicóptero o utiliza em sua marinha? Eu mesmo te respondo NENHUM
Pra quem nao tem nada neee!!! O mi-35 vai muito bem obrigado, e seria ideal em um assalto eromovel dos fuzileiros, transportanto comandos e dando apoio na conquista de um cabeca de praia por exemplo. Mas vc tem razao, tha tabom vai!!! eu aceito substitui-lo K-52 Aligaito!!! Mais ai tinha que ter um LHD tipo Vladvostok que a MB vacilou e deu mole, e os egipcios nao, que dizer os sauditas!!!
Em um assalto, para tomar uma praia, você não se pode dar ao luxo de usar um dos poucos helicópteros de “ataque” que pode levar em seus navios para a função de desembarque de tropa, sendo que existem aeronaves dedicadas a essa função e que podem cumprir esta missão de uma forma muito mais proveitosa, enquanto um helicóptero de ataque puro sangue faz a proteção do perimetro, sem se desvirtuar, atuando como transporte.
Mas acredito que para você o que importa é que o helicóptero seja russo. Não o fato de que tanto MI-35 ou KA-52 seriam um incomodo para a logística de operações da MB e seu corpo de fuzileiros navais.
Bardini o tanque voador pode fazer a tomada da cabeça de ponte atuando com configuração de ataque, plenamente armado, e apenas com o piloto e o atirador fazendo CAS no desembarque…
Após a posição já esteja estabelecida e assegurada o mesmo helicóptero pode ajudar na remoção de feridos para o navio, pode ajudar no desembarque de homens e material e pode infiltrar comandos especiais atrás das linhas inimigas para operações de sabotagem por exemplo, pode também içar um obuseiro L-118 para posições melhores de tiro, etc… são várias funções que esse helicóptero pode realizar por essa razão eu e muitos outros colegas acreditamos que a dotação desse vetor no CFN traria muito benefícios…
Mas como já conversamos anteriormente teria que ser um CFN equipado de verdade, atuando desde grandes LHD, NDDs, NDCCs,e navios anfíbios em geral
Uma força de ataque não pode se dar ao luxo de garantir uma posição e desguarnecer seu fronte, o anvaço tem de ser constante, logo os helicópteros de ataque são peças chaves na frente de batalha. Não em uma função que você quer colocá-lo a todo custo, e para qual ele não é usado, onde é muito melhor substituído por um H225 por exemplo.
Movimetar carga, transportar macas e demais funções de transporte são melhor supridas pelos helicópteros que já se tem, e que podem ser embarcados. Ataque e reconhecimento, deixe para algo dedicado exclusivamente a estas missões, pois em combate assim o seria, sem tempo a ser perdido disvinculando-se um precioso um precioso meio de combate.
Bardini, que seja russo, americano, franco-alemão, italiano, turco, sul africano, chinês sei lá…o impotante é que as Forças Armadas, estajam equipadas para para cumprir as suas missōes. Mas vou dar a mão a palmatória de novo!!! Tá bom vai, pode ser um helicoptero BELL SUPER COBRA!!!
Olhando as imagens dos treinamentos do Poti fica evidente que não estão usando os supressores de calor em seus treinamentos. Talvez pela não necessidade e por não existir uma ameaça real, ou por que simplesmente querem preservar o equipamento.
Os russos, com seus MI-24 também não os estão usando supressores na Síria.
Olhando as imagens dos treinamentos do Poti fica evidente que não estão usando os supressores de calor em seus treinamentos. Talvez pela não necessidade e por não existir uma ameaça real, ou por que simplesmente querem preservar o equipamento.
Os russos, com seus MI-24 também não os estão usando supressores na Síria.
Por enquanto a disponibilidade tá queimando a língua de muita gente, inclusive a minha. Se assim continuar, pode se abrir uma alternativa interessante no futuro. Seria interessante se saíssem algumas matérias e estudos, comparando o pós venda russo com algum contrato semelhante de um país ocidental, na FAB eu digo.
Por enquanto a disponibilidade tá queimando a língua de muita gente, inclusive a minha. Se assim continuar, pode se abrir uma alternativa interessante no futuro. Seria interessante se saíssem algumas matérias e estudos, comparando o pós venda russo com algum contrato semelhante de um país ocidental, na FAB eu digo.
“Lembre-se que a MB não tem navio para transportar nossas tropas para o Haiti“
Gabriel,a MB tem o NDCC Almirante saboia levando material para o CFN no Haiti e o NDD Bahia está chegando para ajudar,o tansporte de tropas é geralmente via aérea(FAB) e você deve saber o porque da fab em não ter levado a MB(falta dos KC-767) e não por falta de navios!
O mais significativo é estar em formação 10 de 12 helicópteros (80%). Depois de anos em pleno silêncio (os experts falta isto, isto não encaixa, não tem peças, isto não funciona, etc) o Poti mostra suas garras. Quem sabe o vídeo na Síria dá uma motivação e reconheçam a utilidade desta máquina.
Olha, a disponibilidade atual do Poti merece os parabéns, mas cabe lembrar que o primeiro lote de MI-35 chegou em 2010 e o último ano passado, logo, são aeronaves relativamente novas, que ainda não necessitam passar por grandes revisões. Daqui alguns anos, a coisa pode ficar diferente, se os russos não trouxerem a sua assistência de encontro as necessidades da FAB.
Estive no domingo aéreo em SBCC estavam os 10 la fazendo treinamento, conversei com alguns pilotos e o POTI é p terceiro esquadrão da FAB com maior disponibilidade este ano, ficando atras somente do GTE e do HORUS!!!
Parece que o pós venda russo não é tão ruim. Esses helis voam muito.
Porque é notícia APARENTEMENTE banal é tão SIGNIFICATIVA ????
Simples, todos sabem que no momento só possuímos 12 helis AH-2 SABRE, pois não ?
Porque então qualificar TANTOS pilotos para ser líderes de esquadrilha de voo de de 8 a 16 aeronaves ???
RESPOSTA:
Como a maioria sabe o Esquadrão Poti do AH-2 é sediado em Porto Velho, RO porque a aquisição desta aeronave se deu com integrante do Sistema SIVAM onde ela corresponde ao elo aéreo que faltava ao Super Tucano que não podia efetuar a apreensão em terra do alvo que pousasse. Eu sei, não só isso mas é o que provocou a compra da aeronave.
Já falei ALGUMAS VEZES, em algum ponto do futuro quando da implantação do SISFRONT vai ser necessária uma DECISÃO se o modelo de atuação das fronteiras no SIVAM (do qual o SISFRONT é claramente uma evolução do conceito anterior) incluírá uma expanção operacional do equipamento AH-2 nas fronteiras ao norte e aos sul de Rondônia.
SE SIM, mais dois a quatro esquadrões de AH-2 seriam necessários.
Para mim mais quatro:
Ao norte de Poti um em Boa Vista/RR e outro em Macapá/Amapá.
Ao sul de Poti um em Campo Grande/MS e um em Santa Maria/RS.
A formação de líderes de esquadrilha nesta quantidade APONTA que (pelo menos se prepara para uma eventualidade) haverá uma EXPANSÃO FUTURA da frota e de ESQUADRÕES de AH-2 Sabre pela implantação do SISFRONT.
Cruzes expanSão !!! morri de vergonha…
Extremamente pontual seu comentário.
Para mim foi o melhor…
Não sou militar, nem especialista no assunto, concordo com a sua opinião com relação ao aumento de frota e esquadrões, contudo levanto um outro ponto:
Todos os pilotos militares tem em sua carreira uma progressão operacional, e esta não deve ou pelo menos não deveria ser paralisada, dessa forma não vejo como estranho a capacitação de um grande numero de pilotos como líder de esquadrilha, isto deveria ser normal em se tratando da progressão de carreiras. Um piloto na FAB, inicia a sua operação como ala operacional e para chegar a Comandante de Esquadrão passa por diversos cursos entre eles os de líder de elemento, líder de esquadrilha e líder de esquadrão, para fazer o seguinte é pré-requisito ter feito e operado na posição anterior. Estes pilotos podem nem chegar a liderar formações de 16 AH-2 Sabres, o curso de líder de esquadrilha os capacita para liderar esquadrilhas de helicópteros, desta forma podemos ter também esquadrilhas mistas com AH-2, H-60 e CH-34/36 totalizando as 16 acfts, podem também realizar o curso de líder de esquadrão no Poti e comandar algum dos demais esquadrões. Não sou o dono da verdade, se estiver errado por favor podem me corrigir e estarei enormemente agradecido.
“Lembre-se que a MB não tem navio para transportar nossas tropas para o Haiti”
Gabriel,a MB tem o NDCC Almirante saboia levando material para o CFN no Haiti e o NDD Bahia está chegando para ajudar,o tansporte de tropas é geralmente via aérea(FAB) e você deve saber o porque da fab em não ter levado a MB(falta dos KC-767) e não por falta de navios!
O mais significativo é estar em formação 10 de 12 helicópteros (80%). Depois de anos em pleno silêncio (os experts falta isto, isto não encaixa, não tem peças, isto não funciona, etc) o Poti mostra suas garras. Quem sabe o vídeo na Síria dá uma motivação e reconheçam a utilidade desta máquina.
Olha, a disponibilidade atual do Poti merece os parabéns, mas cabe lembrar que o primeiro lote de MI-35 chegou em 2010 e o último ano passado, logo, são aeronaves relativamente novas, que ainda não necessitam passar por grandes revisões. Daqui alguns anos, a coisa pode ficar diferente, se os russos não trouxerem a sua assistência de encontro as necessidades da FAB.
Um belo helicóptero, só lamento que sejam tão poucos (12). Em minha humilde opinião esse devia ser o helicóptero de ataque padrão das forças armadas do Brasil. Não que eu não reconheça o valor do SUPER COBRA ou do MI-28 entre outros, mas a capacidade de ataque somado a capacidade de carregar até 8 soldados equipados me agrada muito. Tem quem diga que o helicóptero de ataque X é melhor que o Y e coisa e tal, mas o que vai realmente importar no campo de batalha em um helicóptero de ataque é a capacidade de sua arma atingir e destruir o inimigo, seguido por sua capacidade de evitar o ataque do inimigo. Se o Mi-35 carrega bons sensores e armas (os mesmos do Mi-28), já é, ao meu vê, um o suficiente. Para uma força armada que não dispõe de muitas verbas, possuir um helicóptero que faz duas funções ao mesmo tempo, mesmo não sendo especialista em nenhuma, é algo bastante apreciável. Dada a natureza das missões dos helicópteros de ataque o Mi-35 atende perfeitamente aos requisitos desejáveis blindagem, autonomia, velocidade, sensores eficientes (sendo que sempre pode ser trocados por outros mais eficientes), armas eficazes.
Perfeito Carl… é o que eu sempre digo.
Concordo 100% contigo, pena que o EB não enxergue a questão desta maneira e queira um heli de ataque puro descartando por completo o AH-2 Sabre.
Isso só poderá ser mudado mais acima na hierarquia se no âmvbito do Ministério da Defesa vier ser DECIDIDO a se tornar o AH-2 um elemento permanente na implantação do SISFRONT de norte a Sul e de quebra o MdD do B terá de decidir se a FAB operará a aeronave sozinha ou ela também DEVERÁ ser operada pelo EB
Uhmm, então o jornalista vai ter que peitar os Comandantes do EB que entendem do riscado e constataram a necessidade de uma asa rotativa da ataque puro sangue, e que descartaram o próprio MI-35 por não atender aos requisitos. E acho que ele vai ter que ter bons argumentos para isso, a começar pela justificativa de cancelar uma concorrência já aberta.
Que eu saiba a concorrência para helicópteros de ataque para o EB ainda não foi aberta.
É verdade, falha minha.
O que existe é um processo de avaliação e estudo por parte do exército.
Saudações.
A questão é que se a decisão vier do MD, decidirão pelo caracal ou algum outro que fale francês.
Eu acho que o heli caça tanque oficial tinha que ser o Mil mi-28 havoc!
O Mi 35 para mim deveria ser um helicóptero de ataque e apoio que entraria em seguida para Limpar oq sobrou….
Helis de ataque são helis de ataque, não se pode misturar as missões, infelizmente adquirimos o Mi35, todos sabem que foi mais um (dentre centenas) cambalacho, bem, heli de ataque ideal para nós seria o Super Cobra ou Mi28 ou Ka 52, pessoalmente meu voto é pelo 52. Para transporte de tropa não existe melhor do que o Chinook, mas infelizmente perdemos a janela oferecida pelusamericanusmalvadus, eles tinham(tem) dezenas para ofertar via FMS, o Brasil não quis;
Estive no domingo aéreo em SBCC estavam os 10 la fazendo treinamento, conversei com alguns pilotos e o POTI é p terceiro esquadrão da FAB com maior disponibilidade este ano, ficando atras somente do GTE e do HORUS!!!
Bonitas imagens enfileirados…dos AH2-sabre.
Belíssimas imagens…
Elephant Walk Made in Brazil! rsrs…
Que belas imagens, realmente é de encher os olhos… ainda mais agora com as recentes demonstrações do poder desses helicópteros na Síria. O que um ataque combinado dessas 10 aeronaves é capaz de fazer ? Sem contar que consegue transportar juntos 80 combatentes…
Nao eh critica, mas so um comentario……as vezes me pergunto pqe so em algumas oportunidades isso ganha tanta notoriedade…algo tao comum em treinamentos de qualquer forca dita operacional..mas aqui isso vira noticia espetacular…….enfim……..
Uai ! em meio aos cortes orçamentários e a paralisação pelo governo de diversos programas importantes para as forças armadas , é sempre muito bom saber que existem setores plenamente operacionais.
Lembre-se que a MB não tem navio para transportar nossas tropas para o Haiti (estamos na maior crise econômica desde 1930(quebra da bolsa de Nova Iorque), mas desta vez criada por gestão temerária)
A Crise foi e é mundial e muitos países ainda estão afetados pela mesma, isso não passa somente no Brasil.
A crise existe há muito mais tempo lá fora do que aqui, mas diante da irresponsabilidade e roubalheira generalizadas, ficou muito pior agora, se tivéssemos um governo honesto e responsável passaríamos longe da crise, infelizmente vamos pagar caro pelos assaltos ao dinheiro público.
Não. A maioria dos países estão se recuperando, inclusive na América Latina. A crise foi mundial. Hoje só quem não teve controle ainda está afundado, vide Brasil, Grécia, Rússia, China etc.
E citei China pois está regredindo.
Não é não ! Os EUA vão crescer 4% esse ano , a China 6% , a União Europeia 1,2% , o Chile 3% , o México 2,8%…a Rússia só não vai crescer por causa do embargo….a India cresce 6% esse ano!
NÃO EXISTE CRISE MUNDIAL !
Gil, com todo respeito, estes eentos economicos sao e sempre serao presentes no mundo. Enquanto alguns perdem por ma administracao e outras coisas, outros ganham. Eh assimq funciona o mundo hoje em dia de tantas informacoes em tempo real. Esta conversa de crise eh falacia aqui em nosso pais sempre q alguem eh pego c a boca na botija e, quer por improbidade, quer por incompetencia, etc……Ja sabemos o q acontece e como termina sempre…….bancos cada vez mais c lucros extratosfericos, estado falido, populacao cada vez mais pobre , ignorante e manipulado e por ai vai………..acredite em outra coisa, mas o Brasil ainda eh maior do q esta mentiras esfarrapadas q usam para tapar ao sol. O bom uso e direcionamento do dinheiro publico tornaria isso uma passagem mais tranquila. Acabar c as benesses sociais tbm seria um refresco para aqueles q realmente produzem e colocaria seus beneficiarios no mercado de trablho e produzindo..enfim……solucoes existem, mas pqe sera q nao as tomam…..Sds
esse helicóptero ganhou notoriedade.. acreditava que essa maquina era ultrapassada, mas pelo que vi na siria, ainda ela permanecerá na russia com algumas atualizações.. como por exemplo usando o sistema kibini com cobertura total contra os misseis stingers e cia lTDA…É UMA MÁQUINA FORMIDAVEL SUPOTA UMA ARMA DE 50 MILIMETROS..
Parece que o pós venda russo não é tão ruim. Esses helis voam muito.
Porque é notícia APARENTEMENTE banal é tão SIGNIFICATIVA ????
Simples, todos sabem que no momento só possuímos 12 helis AH-2 SABRE, pois não ?
Porque então qualificar TANTOS pilotos para ser líderes de esquadrilha de voo de de 8 a 16 aeronaves ???
RESPOSTA:
Como a maioria sabe o Esquadrão Poti do AH-2 é sediado em Porto Velho, RO porque a aquisição desta aeronave se deu com integrante do Sistema SIVAM onde ela corresponde ao elo aéreo que faltava ao Super Tucano que não podia efetuar a apreensão em terra do alvo que pousasse. Eu sei, não só isso mas é o que provocou a compra da aeronave.
Já falei ALGUMAS VEZES, em algum ponto do futuro quando da implantação do SISFRONT vai ser necessária uma DECISÃO se o modelo de atuação das fronteiras no SIVAM (do qual o SISFRONT é claramente uma evolução do conceito anterior) incluírá uma expanção operacional do equipamento AH-2 nas fronteiras ao norte e aos sul de Rondônia.
SE SIM, mais dois a quatro esquadrões de AH-2 seriam necessários.
Para mim mais quatro:
Ao norte de Poti um em Boa Vista/RR e outro em Macapá/Amapá.
Ao sul de Poti um em Campo Grande/MS e um em Santa Maria/RS.
A formação de líderes de esquadrilha nesta quantidade APONTA que (pelo menos se prepara para uma eventualidade) haverá uma EXPANSÃO FUTURA da frota e de ESQUADRÕES de AH-2 Sabre pela implantação do SISFRONT.
Cruzes expanSão !!! morri de vergonha…
Não sou militar, nem especialista no assunto, concordo com a sua opinião com relação ao aumento de frota e esquadrões, contudo levanto um outro ponto:
Todos os pilotos militares tem em sua carreira uma progressão operacional, e esta não deve ou pelo menos não deveria ser paralisada, dessa forma não vejo como estranho a capacitação de um grande numero de pilotos como líder de esquadrilha, isto deveria ser normal em se tratando da progressão de carreiras. Um piloto na FAB, inicia a sua operação como ala operacional e para chegar a Comandante de Esquadrão passa por diversos cursos entre eles os de líder de elemento, líder de esquadrilha e líder de esquadrão, para fazer o seguinte é pré-requisito ter feito e operado na posição anterior. Estes pilotos podem nem chegar a liderar formações de 16 AH-2 Sabres, o curso de líder de esquadrilha os capacita para liderar esquadrilhas de helicópteros, desta forma podemos ter também esquadrilhas mistas com AH-2, H-60 e CH-34/36 totalizando as 16 acfts, podem também realizar o curso de líder de esquadrão no Poti e comandar algum dos demais esquadrões. Não sou o dono da verdade, se estiver errado por favor podem me corrigir e estarei enormemente agradecido.
Extremamente pontual seu comentário.
Para mim foi o melhor…
Um belo helicóptero, só lamento que sejam tão poucos (12). Em minha humilde opinião esse devia ser o helicóptero de ataque padrão das forças armadas do Brasil. Não que eu não reconheça o valor do SUPER COBRA ou do MI-28 entre outros, mas a capacidade de ataque somado a capacidade de carregar até 8 soldados equipados me agrada muito. Tem quem diga que o helicóptero de ataque X é melhor que o Y e coisa e tal, mas o que vai realmente importar no campo de batalha em um helicóptero de ataque é a capacidade de sua arma atingir e destruir o inimigo, seguido por sua capacidade de evitar o ataque do inimigo. Se o Mi-35 carrega bons sensores e armas (os mesmos do Mi-28), já é, ao meu vê, um o suficiente. Para uma força armada que não dispõe de muitas verbas, possuir um helicóptero que faz duas funções ao mesmo tempo, mesmo não sendo especialista em nenhuma, é algo bastante apreciável. Dada a natureza das missões dos helicópteros de ataque o Mi-35 atende perfeitamente aos requisitos desejáveis blindagem, autonomia, velocidade, sensores eficientes (sendo que sempre pode ser trocados por outros mais eficientes), armas eficazes.
Perfeito Carl… é o que eu sempre digo.
Concordo 100% contigo, pena que o EB não enxergue a questão desta maneira e queira um heli de ataque puro descartando por completo o AH-2 Sabre.
Isso só poderá ser mudado mais acima na hierarquia se no âmvbito do Ministério da Defesa vier ser DECIDIDO a se tornar o AH-2 um elemento permanente na implantação do SISFRONT de norte a Sul e de quebra o MdD do B terá de decidir se a FAB operará a aeronave sozinha ou ela também DEVERÁ ser operada pelo EB
Uhmm, então o jornalista vai ter que peitar os Comandantes do EB que entendem do riscado e constataram a necessidade de uma asa rotativa da ataque puro sangue, e que descartaram o próprio MI-35 por não atender aos requisitos. E acho que ele vai ter que ter bons argumentos para isso, a começar pela justificativa de cancelar uma concorrência já aberta.
Que eu saiba a concorrência para helicópteros de ataque para o EB ainda não foi aberta.
É verdade, falha minha.
O que existe é um processo de avaliação e estudo por parte do exército.
Saudações.
A questão é que se a decisão vier do MD, decidirão pelo caracal ou algum outro que fale francês.
Helis de ataque são helis de ataque, não se pode misturar as missões, infelizmente adquirimos o Mi35, todos sabem que foi mais um (dentre centenas) cambalacho, bem, heli de ataque ideal para nós seria o Super Cobra ou Mi28 ou Ka 52, pessoalmente meu voto é pelo 52. Para transporte de tropa não existe melhor do que o Chinook, mas infelizmente perdemos a janela oferecida pelusamericanusmalvadus, eles tinham(tem) dezenas para ofertar via FMS, o Brasil não quis;
Eu acho que o heli caça tanque oficial tinha que ser o Mil mi-28 havoc!
O Mi 35 para mim deveria ser um helicóptero de ataque e apoio que entraria em seguida para Limpar oq sobrou….
Bonitas imagens enfileirados…dos AH2-sabre.
Belíssimas imagens…
Elephant Walk Made in Brazil! rsrs…
Que belas imagens, realmente é de encher os olhos… ainda mais agora com as recentes demonstrações do poder desses helicópteros na Síria. O que um ataque combinado dessas 10 aeronaves é capaz de fazer ? Sem contar que consegue transportar juntos 80 combatentes…
Nao eh critica, mas so um comentario……as vezes me pergunto pqe so em algumas oportunidades isso ganha tanta notoriedade…algo tao comum em treinamentos de qualquer forca dita operacional..mas aqui isso vira noticia espetacular…….enfim……..
esse helicóptero ganhou notoriedade.. acreditava que essa maquina era ultrapassada, mas pelo que vi na siria, ainda ela permanecerá na russia com algumas atualizações.. como por exemplo usando o sistema kibini com cobertura total contra os misseis stingers e cia lTDA…É UMA MÁQUINA FORMIDAVEL SUPOTA UMA ARMA DE 50 MILIMETROS..
Uai ! em meio aos cortes orçamentários e a paralisação pelo governo de diversos programas importantes para as forças armadas , é sempre muito bom saber que existem setores plenamente operacionais.
Lembre-se que a MB não tem navio para transportar nossas tropas para o Haiti (estamos na maior crise econômica desde 1930(quebra da bolsa de Nova Iorque), mas desta vez criada por gestão temerária)
A Crise foi e é mundial e muitos países ainda estão afetados pela mesma, isso não passa somente no Brasil.
A crise existe há muito mais tempo lá fora do que aqui, mas diante da irresponsabilidade e roubalheira generalizadas, ficou muito pior agora, se tivéssemos um governo honesto e responsável passaríamos longe da crise, infelizmente vamos pagar caro pelos assaltos ao dinheiro público.
Não. A maioria dos países estão se recuperando, inclusive na América Latina. A crise foi mundial. Hoje só quem não teve controle ainda está afundado, vide Brasil, Grécia, Rússia, China etc.
E citei China pois está regredindo.
Não é não ! Os EUA vão crescer 4% esse ano , a China 6% , a União Europeia 1,2% , o Chile 3% , o México 2,8%…a Rússia só não vai crescer por causa do embargo….a India cresce 6% esse ano!
NÃO EXISTE CRISE MUNDIAL !
Gil, com todo respeito, estes eentos economicos sao e sempre serao presentes no mundo. Enquanto alguns perdem por ma administracao e outras coisas, outros ganham. Eh assimq funciona o mundo hoje em dia de tantas informacoes em tempo real. Esta conversa de crise eh falacia aqui em nosso pais sempre q alguem eh pego c a boca na botija e, quer por improbidade, quer por incompetencia, etc……Ja sabemos o q acontece e como termina sempre…….bancos cada vez mais c lucros extratosfericos, estado falido, populacao cada vez mais pobre , ignorante e manipulado e por ai vai………..acredite em outra coisa, mas o Brasil ainda eh maior do q esta mentiras esfarrapadas q usam para tapar ao sol. O bom uso e direcionamento do dinheiro publico tornaria isso uma passagem mais tranquila. Acabar c as benesses sociais tbm seria um refresco para aqueles q realmente produzem e colocaria seus beneficiarios no mercado de trablho e produzindo..enfim……solucoes existem, mas pqe sera q nao as tomam…..Sds