O Projeto Estratégico de Defesa Cibernética tem por finalidade incluir as Forças Armadas (MD) no restrito grupo de organizações, nacionais e internacionais, que possuem a capacidade de desenvolver medidas de proteção e evitar ataques no espaço cibernético.
O Projeto, como consequência da sua implementação, passou a ganhar forma por meio de dez projetos estruturantes:
– Organização do Centro de Defesa Cibernética;
– Planejamento e Execução da Segurança Cibernética;
– Estrutura do Apoio Tecnológico e Desenvolvimento de Sistemas;
– Arcabouço Documental;
– Estrutura de Capacitação e de Preparo e Emprego Operacional;
– Estrutura para Produção do Conhecimento Oriundo da Fonte Cibernética;
– Estrutura da Pesquisa Científica na Área Cibernética;
– Gestão de Pessoal;
– Rádio Definido por Software (RDS); e
– Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC).
EBlog: Quais são os recursos necessários para a implantação total do Projeto?
EPEx: O valor total do projeto é de cerca de 400 milhões de reais. É importante destacar que o retorno sobre o investimento aplicado está sendo utilizado, desde já, com a participação do Brasil nos Grandes Eventos como: Rio + 20, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
EBlog; Para quando está prevista a conclusão do Projeto?
EPEx: Caso os recursos sejam liberados de acordo com o planejamento ideal do projeto, a sua conclusão está prevista para dezembro de 2015.
EBlog: Qual é a situação atual do Projeto?
EPEx: Atualmente, estamos na fase de implantação e seguindo o cronograma previsto no plano do projeto.
EBlog: Quais são os principais resultados da implantação do Projeto para o País?
EPEx: A implantação do Projeto de Defesa Cibernética situará o Brasil no rol dos países que tratam a segurança da informação e a capacidade de atuar em rede como recursos capazes de minimizar despesas, aumentar a produtividade e otimizar as comunicações, conferindo confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade aos dados que trafegam em suas redes, que são processados e armazenados em seus ativos de informação.
Este Projeto possui uma “visão de futuro”, o que se traduz por um esforço de longo prazo, com forte potencial para impactar positivamente as áreas científico-teconológica e operacional na forma dual, trazendo uma série de benefícios, que vão desde a geração de empregos para a indústria, passando pela aquisição de conhecimento em tecnologias críticas e indispensáveis ao setor de Defesa.
Outro aspecto fundamental é a capacidade do projeto na atuação interagências e na interoperabilidade, ou seja, buscar-se-á uma ação conjunta entre órgãos civis e militares, públicos e privados, na segurança do País.
Para obter mais informações acerca dos Projetos Estratégicos do Exército, visite o sítio:http://www.epex.eb.mil.