Na exposição IndoDefence 2018 realizada em Jacarta, na Indonésia, o grupo de construção naval holandês Damen revelou o projeto de sua nova fragata de 6.000 toneladas, classe “Omega”.
Por Xavier Vavasseur
Bob De Smedt, um dos arquitetos navais que trabalhou no projeto Omega, explicou que a maquete em exibição é representativa de um conceito inicial para a futura fragata Marinha Real da Holanda (Koninklijke Marine) e da Marinha da Bélgica (Marinecomponent/Composante marine), para substituição da fragata classe M. No entanto, a principal razão pela qual a nova classe de fragatas Omega foi revelada na IndoDefence (e não na Euronaval, por exemplo, que foi realizada há poucas semanas) é porque a Damen está pronta para responder à potencial necessidade da Indonésia de uma grande fragata, chamada pela Damen de Future Frigate Indonesia (daí o nome ‘FFI’).
Omega é o nome de uma nova família ou linha de produtos da Damen, que virá além (e acima) da famosa linha de produtos Sigma. A principal diferença, no entanto, é que não haverá “linhas Omega padrão”: os projetos sempre serão totalmente adaptados às necessidades do cliente.
Por esta razão, um futuro projeto de fragata Omega da Marinha da Indonésia provavelmente parecerá diferente do futuro substituto de fragata M, a menos que a Indonésia esteja disposta e seja capaz de se unir à encomenda holandesa e belga. A Holanda e a Bélgica estão adquirindo conjuntamente quatro fragatas (duas cada uma) para substituir suas fragatas M. Várias fontes durante a IndoDefence disseram que a Marinha da Indonésia tem uma “necessidade emergente” de uma classe de fragatas de 6.000 toneladas como uma sequência às suas terceira e quarta fragatas PKR (também design Damen, da família Sigma).
Embora esse design possa ser proposto para outras marinhas (a Nova Zelândia vem à mente), a Damen ressaltou que esse não é o projeto que está sendo oferecido para o programa MKS 180 da Alemanha.
As características do projeto Omega
A fragata Omega/FFI é baseada no casco da fragata De Zeven Provinciën. A embarcação possui um sistema de propulsão híbrido que consiste em quatro motores a diesel (dois podem ser usados para velocidade econômica, quatro para sprint) e dois motores elétricos. Os motores diesel são separados para a frente e para trás para maior capacidade de sobrevivência. A geração de energia a bordo do navio leva em conta sistemas de armas futuros, como armas de energia direcionada.
A fragata Omega possui duas grandes baias multi missão: uma a meia nau e outra na popa. Como é a tendência das fragatas de última geração (Type 26, FTI e Belh@rra), a baia multimissão a meia nau atravessa os lados de bombordo e boreste com um sistema de manejo aéreo para carregar e movimentar contêineres ou lançar e recuperar RHIBS ou USVs/UUVs. A baia de multimissão de meio do navio é grande o suficiente para acomodar 4 contêineres de 20 pés e o compartimento de multitransmissão de popa pode acomodar 2 contêineres de 20 pés. Observe que há um espaço adicional no convés superior, ao lado dos lançadores de mísseis anti-navio para 2 contêineres adicionais.
O top de aparência futurista (quase um Zumwalt) da fragata Omega deve-se principalmente à suíte de radar de nova geração que consiste no conjunto de radares de banda S do painel fixo SeaMaster 400 e no radar multi-função APAR Block II de banda X, ambos com tecnologia de nitreto de gálio. A nova solução de radar de banda S de painel fixo é a resposta certa para combater as ameaças colocadas por aviões ou aviões teleguiados de superfície, munições guiadas com precisão ou mísseis pop-up disparados por submarinos, tipicamente atacando logo acima da superfície do mar. O APAR Block2 defende contra ataques de saturação nos cenários de maior ameaça, suportando muitos alvos simultâneos de AAW e ASuW com orientação ativa e semi-ativa usando o ICWI.
A fragata Omega também está disponível com diferentes configurações de radar. Uma versão equipada com um radar rotativo também está sendo lançada por Damen.
Armas e outros sensores
O conjunto de armas e sensores depende dos requisitos do cliente como de costume. No entanto, o modelo em escala exibido no Indodefence mostra a fragata Omega equipada com um canhão de 127mm da Leonardo, um canhão secundário de 76mm (variante não penetrante) da Leonardo, um CIWS Rheinmetall Millenium no topo do hangar de helicóptero, 2 estações de armas remotas Leonardo Hitrole, 8x mísseis anti-navio Kongsberg NSM, 4 lançadores de Decoys Rheinmetall MASS, um sonar de casco Kingklip, mais um sonar de profundidade variável Captas-4, 4 antenas de ligação por satélite e 2 sistemas Mirador EO. Para defesa aérea, o modelo em escala mostra 24 células VLS (provavelmente VL MICA NG para a Indonésia ou ESSM Block 2 para Holanda e Bélgica).
Fragata Omega/FFI especificações iniciais:
Comprimento: 144 metros
Largura: 18,8 metros
Deslocamento: 6.100 toneladas
Velocidade máxima: 29 nós
Alcance: 5.000 milhas náuticas a 18 nós
Tripulação: 122 marinheiros (acomodações para até 160)
Espaço de armazenamento para 3 RHIBs
Espaço no hangar para 2 helicópteros médios e/ou UAV.
FONTE: NavyRecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Me chamou a atenção a propulsão com quatro motores diesel acoplados a alternadores gerando energia para dois motores elétricos,ou seja não há a presença de turbinas no arranjo
Se excluirmos a camuflagem das Visby destas fragatas, seu desenho não apresenta nada inédito, já presentes em desenhos da Fincantieri, Naval, Navantia, Saab. Agora alguém chuta o valor desta criança.
Na minha opinião o desenho não pesa tanto, a furtividade é bem vinda, mas com fragatas dessa tonelagem vale mais a altura, quanto mais baixas melhor. Acredito que as possibilidades de armamento podem ser variadas conforme o cliente, variando o preço de acôrdo com os requisitos exigidos por cada marinha e com seus sistemas e armamentos, todavia por ser uma fragata “futuristica” a tripulação de 122 marinheiros chega a aventar a hipótese que os sistemas não são tão integrados como poderiam ser, talvez questão de preço…
24 mísseis anti-aéreo? Ta certo isso? na minha opinião essa é a quantidade de mísseis que deveria atender as nossas corvetas, já para um fragata pesada de 6 mil toneladas o mínimo do mínimo deveria ser 48 células (um destróier deveria ser 64 células). Navio sem capacidade de fogo e defesa em situações extremas de guerra (finalidade de um navio de guerra, estar pronto para as guerras do futuro) é um mero alvo.
Caro Sócrates, apenas lembrando que o texto se refere a 24 “células”, o que corresponde a até 96 mísseis ESSM, que podem ser agrupados em 4 por célula.
Já em relação às corvetas Tamandaré citadas por vc, o projeto original do CPN conta com 8 células, que correspondem a até 32 mísseis Sea Ceptor, já que esses tb podem ser agrupados em 4 por célula.
India Mike, você tem razão, eu não tinha me ligado nisso. Uma dúvida, como funciona essa questão dos 4 mísseis por célula? O mísseis dentro da célula são trocados automaticamente, quanto tempo demora para lançar o segundo míssil de uma célula? Abraço!
e que venham as classe M para o Brasil
Um comentário.
Pelo que me recordo, os mísseis NSM não são antiaéreos, são anti navio.
Bem observado CM!
Já retifiquei o texto referente ao Kongsberg NSM (Naval Strike Missile).
Abs,
Obrigado CM.
Estamos no caminho certo as corvetas e no futuro próximo as fragatas classe Omega se nossa Marinha escolher esse consócio
estou na torcida da varada do ap poderei sempre dar uma olhadinha pro outro lado da margem para o estaleiro no Guarujá
Navio lindo. Belas linhas. Pelo tamanho e suas 6.000 tons 24 células vls são pouco.
24 celulas=96 misseis…pouco?
Quero ver ter dinheiro ora comprar 96 mísseis
Vende esses desenhos futuristas percebe-se que as nossa corvetas Tamandaré, se um dia saírem do papel, coisa de 20 ou 30 anos pelo andar da carruagem, já estão – hoje – ultra defasadas, desenho super antiquado e serão obsoletas assim que lançarem ao mar, melhor comprar de prateleira corvetas ou fragatas novas, para suprir o vácuo que temos hoje.
João, peço que por favor evite se referir aos projetos com outros nomes que não o original. OK? Obrigado!
Caracas … Gosto meu .. mas essa fragata é linda!
Alguma ideia de preço? … Eu acho que menos de 800 milhões de verdinhas… Impossível.