Grupo participou durante 10 dias da Operação Soturno Negro, realizada em quatro municípios. As atividades da Operação Soturno Negro, que reuniu cerca de 150 militares de Santa Maria e Rio de Janeiro, encerraram na madrugada e início da manhã de ontem, em Silveira Martins. Os treinamentos fazem parte do curso de Forças Especiais do Centro de Instrução de Operações Especiais (Cioesp) do Exército Brasileiro, sediado em Niterói (RJ), e aconteciam desde 28 de maio em diferentes cidades da Região Central.
A formatura dos alunos que participaram do treinamento na Região Central ocorre hoje, na Praça Vicente Pallotti, em Faxinal do Soturno, com desfile das tropas e de viaturas e apresentação da Banda do Exército.
A última etapa da capacitação dos jovens, ontem, contou com 34 militares e apoio dos helicópteros Black Hawk do esquadrão Pantera da Base Aérea de Santa Maria. No treinamento foi feita a simulação de diversas atividades de invasão e destruição de estação de controle de tropas adversárias. De acordo com o instrutor do curso, capitão André Cesar Guttoski Lemos, a atividade consistia em inspecionar o local após um suposto confronto.
– Primeiro, quatro homens entraram disfarçados no território a ser ocupado em busca de dados e reconhecimento. Em seguida, houve a invasão da tropa. A finalidade é treinar o poder de infiltração e combate durante a tomada (de terreno) – explica o capitão.
Outras atividades da operação consistiram em salto de paraquedas para reconhecimento de território e missões especiais para ataque a alvos fictícios. A base do treinamento foi montada no Parque Municipal de Exposições de Faxinal do Soturno, com atividades realizadas também nos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Ivorá.
A próxima operação do Cioesp deve ocorrer em agosto, em Ponta Porã (MS).
FONTE: Zero Hora
FOTOS: Fernando Ramos