A Marinha do Brasil tem dado passos largos no processo de construção dos novos submarinos convencionais (S-BR1), que serão construídos nacionalmente. Hoje, dia 14 de maio de 2013, as seções de vante (S3 e S4) do primeiro submarino da classe “Scorpène” foram embarcadas no Navio Mercante “Tracer”, em Cherbourg, França, e já estão a caminho de Itaguaí, no Rio de Janeiro, para o início da construção desse submarino.
A construção desse submarino faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que prevê a fabricação de cinco submarinos, sendo quatro deles convencionais e um com propulsão nuclear.
Desde maio de 2010, quando as seções de vante tiveram sua construção iniciada, aproximadamente, 365 pessoas, entre funcionários, engenheiros, técnicos e especialistas da Marinha do Brasil, da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP) e da Itaguaí Construções Navais (ICN) foram treinados para serem os multiplicadores de conhecimento a todos aqueles que irão trabalhar na fabricação e construção dos submarinos no Brasil.
Progredindo em tecnologia e investindo em conhecimento, a Marinha do Brasil vem solidificar o sonho de projetar e construir, no Brasil, nosso submarino com propulsão nuclear.
FONTE: Nomar
A MB vai usar nesses submarinos a cruz de santo andré ou vai ser igual ao ikl 209
André, as seções serão “recheadas” na UFEM e somente após esta fase se deslocarão para o estaleiro. O “timing” tem que ser perfeito, pois quando as seções estiverem prontas na UFEM o estaleiro tem que estar pronto para recebê-las.
Esta coordenaçao está funcionando muito bem. Veja que a fabricação das seções e seu posterior embarque para o Brasil ocorre com a prontificação da UFEM.
Pois é
completando… É importante mesmo que a UFEM se encarregue das estruturas internas do submarino para que os funcionários ponham em prática o que aprenderam na França.
Finalmente vemos a nova classe de submarinos do Brasil se deslocando! É claro que nem todos se sentem orgulhos desse momento, vide a manifestação no blog poder naval. Evidentemente são adptos dos submarinos alemães. Será que o projeto inclui a compra desse equipamento em que o submarino se apóia?
Eu achei que essas seções só viriam ao Brasil quando o estaleiro estivesse pronto. Ou seja, eles ja viriam equipados sem a necessidade de passar pela UFEM. Mas pelo jeito a primeira parada será nessa unidade, pelo menos para armazenar as seções até que o estaleiro seja concluido.
E aí Luiz, sabe quanto tempo será a viagem? Uma semana talvez.
Oi André, o Vinicius já respondeu a maior parte. Quanto ao tempo de viagem, depende de quantos portos o navio irá escalar.
Forte abraço.
É isso aí MB! Parabens a todos! Os cães ladram e a caravana passa!
O primeiro de vários. Parabéns a todos da MB que estão trabalhando nessa empreitada, desde lá na França até aqui no Brasil.